Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

7 livros com abordagens originais e instigantes

Uma seleção de primeiríssima para grandes momentos de leitura!

livros originais

Acreditamos no poder transformador da informação e no encantamento da leitura. E essas são algumas das razões que nos fazem publicar títulos substanciais, mas sem abrir mão da originalidade e do deleite. Como prova disso, selecionamos sete livros que vão estimular e enriquecer sua experiência intelectual – e existencial!

Em Defesa do Preconceito – A necessidade de ter ideias preconcebidas

Em um dos títulos mais provocativos de nosso catálogo, Theodore Dalrymple trata da importância de saber distinguir entre o bem e o mal nas mais corriqueiras situações. São 29 ensaios breves, porém rigorosos, a respeito do quanto é necessário, antes de extirpar da mente qualquer tipo de preconceito, refletir detidamente a respeito de cada um, inclusive para não afrouxar a capacidade de pensar.

Em Defesa do Preconceito, de Theodore Dalrymple.

A Imaginação Moral

Com seu inconfundível jeito de escrever e propor reflexões, a historiadora novaiorquina Gertrude Himmelfarb tece ensaios biográficos sobre Jane Austen, George Eliot, Edmund Burke, Winston Churchill, John Stuart Mill, Charles Dickens, Benjamin Disraeli, Walter Bagehot, John Buchan, Michael Oakeshott, Lionel Trilling e os irmãos Edmund, Dillwyn, Wilfred e Ronald Knox. O que une todos esses nomes? Confundirem-se com a própria história do conservadorismo norte-americano.

Imaginação Moral, de Gertrude Himmelfarb.

Sinceridade e Autenticidade – A vida em sociedade e a afirmação do eu

Em nossos tempos, acredita-se ser fundamental o desenvolvimento da capacidade de ser sincero com consigo mesmo, só que nem sempre foi assim. A sinceridade e a autenticidade que hoje ocupam lugar de privilégio na vida moral teve um trajeto na História, e é sobre ele que o crítico americano Lionel Trilling articula uma reflexão para lá de original.

Sinceridade e Autenticidade, de Lionel Trilling.

A Ética da Autenticidade

De um lado estão os que lamentam o desabamento da cultura ocidental devido ao relativismo e ao niilismo; do outro, os que celebram a tendência como um tipo de progresso libertador. Charles Taylor, autor dessa abordagem original, crê ser proveitoso saber tirar o máximo de ambas as perspectivas e aprender a lidar com os desafios da modernidade.

A Ética da Autenticidade, de Charles Taylor.

Experimentos contra a Realidade – O destino da cultura na pós-modernidade

Uma obra sofisticada, que mescla literatura e política, propõe uma leitura profunda e riquíssima em argumentação acerca da cultura contemporânea. O crítico cultural Roger Kimball analisa a influência de nomes como T. E. Hulme, T. S. Eliot, W. H. Auden, Wallace Stevens, Robert Musil e Elias Canetti no comprometimento com a verdade e o ser.

Experimentos Contra a Realidade, de Roger Kimball.

As Vantagens do Pessimismo – E o perigo da falsa esperança

Para Scruton, as tragédias e os desastres da história europeia foram consequência de raciocínios enganosos originários de um falso otimismo. Neste livro, o filósofo inglês repassa tais raciocínios, construindo uma sólida defesa da sociedade civil, da liberdade, da ironia, da cultura e do perdão.

as vantagens do pessimismo
As Vantagens do Pessimismo. de Roger Scruton.

O Prazer de Pensar

Fechamos nossa lista com mais um título de Theodore Dalrymple. De maneira encantadora, o psiquiatra inglês nos presenteia com notas sobre literatura, história, política, filosofia, medicina, sociedade e viagens. O ponto de partida é sua própria biblioteca. O escritor traz curiosidades como, por exemplo, por que alguns ditadores adoram histórias em quadrinhos ou como um pênalti pode causar uma guerra entre dois países.

O Prazer de Pensar, de Theodore Dalrymple.

Seja para ler e aprender, seja ler como forma de puro lazer, nossas sugestões são verdadeiros convites à abertura para novas ideias.

Acompanhe nossas novidades pelo Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *