Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

A importância de suspender o julgamento durante a leitura

Como Ler Livros, de Mortimer J. Adler, é um excelente título para aprimorar sua capacidade de ler – e de argumentar com fundamentação. Você precisa dessa valiosa obra do catálogo da É Realizações.

Por que é importante ler com eficiência?

Uma leitura eficiente é essencial para a rotina intelectual e contribui também para o desenvolvimento emocional e espiritual.

Essas são algumas razões que fazem de Como Ler Livros uma leitura praticamente obrigatória. Com essa obra, você aprenderá a:

  • Extrair informações.
  • Compreender os argumentos.
  • Tecer críticas embasadas.
  • Sintetizar as mensagens apresentadas.
  • Elaborar contra-argumentos e novas abordagens.
  • Aperfeiçoar a memória.

Os benefícios da leitura

A leitura acarreta inúmeros benefícios para diversas áreas da vida: intelectual, profissional, pessoal e espiritual. Lendo bem, você consegue:

  • Adquirir mais conhecimentos.
  • Interpretar com precisão.
  • Decifrar símbolos.
  • Conhecer novas palavras.
  • Aprimorar o desempenho cognitivo.
  • Expandir perspectivas.
  • Ampliar o repertório.

Para uma vida intelectual mais proveitosa e intensa, Como Ler Livros é essencial!

Hoje apresentaremos um importante argumento que Mortimer J. Adler oferece a respeito do julgamento durante a leitura.

Devemos julgar durante a leitura?

O argumento de Mortimer J. Adler está relacionado ao tipo de leitura analítica, certo?

Aliás, se você não conhece a classificação dos três tipos de leitura segundo Adler, temos um artigo exclusivo sobre o assunto, que você pode ler AQUI.

Durante a leitura analítica, existem estágios a serem seguidos. Os dois primeiros dizem respeito à gramática e à lógica, e o terceiro à retórica. Tendo cumprido os iniciais – a leitura cuidadosa e o entendimento das mensagens transmitidas –, o leitor pode e deve manifestar-se sobre o conteúdo da obra em questão.

Tanto leitores iniciantes como leitores especialistas devem necessariamente passar primeiro pela fase de entendimento, para só então avançar ao terceiro estágio. Conhecer o conteúdo de um texto pode ser demonstrado pela habilidade de “quebrá-lo” em partes e também de “construí-lo” a partir de seus elementos fundamentais.

Uma postura crítica pode vir nas seguintes formas:

  • em concordância;
  • em discordância;
  • em suspenção de julgamento (contanto que precedida pelo pleno entendimento da tese em questão).

Pode-se errar ou acertar tanto concordando quanto discordando. O importante é a compreensão do texto antes dessa avaliação.

É importante salientar que até a postura de suspensão é uma postura crítica. Por exemplo, indicando que algo faltou para que se chegasse a uma conclusão, e que por conta disso não foi possível optar por um posicionamento.

Essa regra acerca do entendimento como peça fundamental é de suma importância e é esquecida por grande parte dos leitores, que também, aliás,  costumam confundir e equiparar crítica com discórdia.

Autores e palestrantes frequentemente são alvos de críticas infundadas, advindos de um não entendimento de seus textos, de críticos que deixam de lado seu papel primordial de leitores para se posicionarem meramente como juízes. A crítica sem conhecimento genuíno é irrelevante.

Além disso, sempre se deve supor que o não entendimento de uma obra é um desacerto do leitor. Há situações especiais que, geralmente, fazem que o leitor considere um livro inteligível, sem ser este o caso.

Algumas obras, inclusive, se lidas por partes, passam essa impressão. Outras, caso estejam separadas de outras obras do mesmo autor, também pode levar a esse equívoco. Neste caso, é importante conhecer o conjunto da obra do autor. Muitos autores têm pensamentos sobre um único tema espalhados por diversas obras.

Que tal aprender mais sobre como analisar criticamente um livro durante a leitura?

Adquira agora mesmo Como Ler Livros!

Você sabe quem foi Mortimer J. Adler?

Mortimer J. Adler foi filósofo, educador, enciclopedista e escritor, tendo publicado mais de cinquenta livros sobre literatura, filosofia, teologia e pedagogia.

Filho de imigrantes judeus alemães, nasceu em Nova Iorque, em 19 de dezembro de 1902. Adler trabalhou como secretário no jornal The New York Sun, atividade que o levou a um curso noturno na Universidade de Columbia, a fim de aprimorar sua escrita. O intuito era tornar-se jornalista.

Nas aulas, o jovem Adler entrou em contato com os pensamentos de John Stuart Mill e Platão, pensadores que marcaram sua trajetória e influenciaram sua escolha  pela faculdade de filosofia.

Anos depois, já consagrado, o intelectual chegou a dar aulas na própria Universidade de Columbia – assim como na Universidade de Chicago.

Um dos mais importantes intelectuais da educação do século XX, Mortimer J. Adler deve é essencial em qualquer biblioteca. Adquira agora mesmo Como Ler Livros.

E continue acompanhando as novidades da É Realizações no Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *