Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

Além do Desejo – Literatura, Sexualidades e Ética: o desejo humano é uma bomba-relógio

Além do Desejo – Literatura, Sexualidades e Ética

Além do Desejo ­– Literatura, Sexualidades e Ética, livro de Daniel Lance, é mais um título que integra a maravilhosa e essencial Biblioteca René Girard, organizada e publicada pela É Realizações.

“’Diz-me quem desejas, e eu te direi quem vou desejar também’, parece nos sugerir René Girard.” É desta forma que Lance, especialista em teoria mimética, começa a análise dos desafios do mundo contemporâneo em relação à sexualidade.

De acordo com ele, a multiplicação dos desejos, para Girard, cria a multiplicação dos conflitos. E de forma interessante, nessa publicação, Lance não toma partido de apenas um lado ao expor o tema. Como escreve João Cezar de Castro Rocha no prefácio: “ao mesmo tempo em que apresenta a ‘necessidade da norma’, não deixa de mostrar a ‘necessária contestação’”.

“Reestabelecer a regra e recusar a exclusão. Aí está, sem dúvida, o verdadeiro e grande desafio do início do século XXI.” O livro também aborda muitos outros temas, como a dificuldade de aceitação da diferença e a urgência de afirmar a tolerância em relação ao outro. Leitura mais do que necessária, Além do Desejo teve tradução de Margarita Maria Garcia Lamelo.

Confira trechos de Além do Desejo – Literatura, Sexualidades e Ética!

“De Hegel a René Girard, a resposta se afirma claramente: o desejo é, antes de tudo, da ordem do ser e não do objeto.”

“As revoluções sociais e sexuais dos anos 1960 combateram, com razão, a exclusão. A igreja não terá mais o privilégio de Deus, recupera-se a experiência mística pessoal, a mulher não se submeterá mais ao homem, as feministas queimam seus sutiãs, os homossexuais militantes e de esquerda também querem invadir a Sorbonne. Não se pode negar que houve uma verdadeira ‘liberação sexual’ nos anos 1970, embora seja possível criticar o significado da palavra liberação.”

“A sexualidade foge à regra: ao ganhar liberdade, ela perde suas referências e certezas. Então qual é a regra em matéria de sexualidade? Em nome de que autoridade moral ou religiosa, de que lei, se quer impor um modelo de sexualidade em vez de outro? Algumas pessoas, peremptórias, certas do determinismo biológico, afirmam que tudo se deve aos hormônios, às células. Entretanto, há sexualidade na heterossexualidade, da mesma forma que há heterossexualidade na homossexualidade.”

“Enquanto o outro for para mim sujeito, e não simplesmente objeto do meu prazer, não há violência e a regra é conservada. Então, por que as sexualidades preocupam a lei, sobretudo a lei social, mas também a lei moral?”

Adquira agora mesmo seu exemplar!

 

Além do Desejo

E continue acompanhando as novidades da É Realizações pelo Instagram!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *