Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

Caio Fernando Abreu, Tchekhov e a crise de sentido

Publicação faz uma crítica à cultura e à mentalidade moderna e tem como objetivo compreender a crise moral em que vivemos.

A erudição despretensiosa de Victor Sales Pinheiro destaca-se em A Crise da Cultura e a Ordem do Amor. Composto por ensaios filosóficos que partem de vários gêneros da literatura, o livro contempla desde o brasileiro Caio Fernando Abreu – forte nome da contracultura – ao renomado dramaturgo russo Anton Tchekhov.

Leitura imperdível para apaixonados por filosofia e literatura, A Crise da Cultura e a Ordem do Amor é mais um interessante título que integra a Coleção Abertura Cultural. A obra dialoga também com outros autores, como:

  • S. Lewis
  • K. Chesterton
  • Josef Pieper
  • Eric Voegelin
  • Henrique Cláudio de Lima Vaz
  • Otto Maria Carpeaux
  • Peter Kreeft
  • Mario Vargas Llosa
  • Aldous Huxley
  • S. Eliot
  • José Ortega y Gasset
  • Giovanni Reale

A crise de sentido em Caio Fernando Abreu

Confira trechos da análise que Sales Pinheiro tece acerca da crise de sentido na obra de Caio Fernando Abreu:

“A crise moral moderna relaciona-se à crise cultural de esvaziamento do horizonte de significados simbólicos que orientam o indivíduo na sociedade e no tempo. A cultura é o mapa da vida, o conjunto de conceitos religiosos, científicos, morais, políticos e estéticos que usamos para interpretar as experiências cotidianas de transcendência, verdade, bondade, justiça e beleza: nossa bússola de orientação em meio às possibilidades humanas, que nos indica ‘os caminhos da selva da existência’, na feliz expressão de Ortega y Gasset.

“’[…] quando essas coordenadas culturais perdem seus nexos com a realidade da experiência vital e já não lhe explicam o sentido da vida, o homem se sente só, abandonado, desorientado e passivo. Como sobreviver sem norte? Como seguir adiante sem saber para onde vai?’

“Essas perguntas sufocantes motivam as poucas porém densas páginas do conto ‘Os Sobreviventes’, de Caio Fernando Abreu, um dos escritores da contracultura brasileira da década de 1980. Trata-se de uma imagem fiel da desiludida geração ‘drogas, sexo e rock’n roll’, cuja promessa insolvente de liberdade culminou no nauseante gosto de ‘morangos mofados’, sendo este o título do livro a que pertence o texto.”

Crise de sentido em Anton Tchekhov

A Crise da Cultura e a Ordem do Amor traz tantas referências que também pode ser utilizado como um eficiente guia para a formação de repertório. Veja o que Victor Sales Pinheiro escreve a respeito da obra de Anton Tchekhov:

“Entre os muitos contos excepcionais de Tchekhov, que se destacam pela agilidade e sutileza com que expõem questões humanas cruciais, sobressai ‘A Aposta’.

“Como é feito, o tema central desse conto marcante é a descoberta da vida intelectual contemplativa como fundamento da liberdade interior que redimensiona o sentimento da existência, conferindo-lhe um sabor de eternidade.”

Sobre o livro

A Crise da Cultura e a Ordem do Amor trata-se de uma crítica à cultura e à mentalidade moderna e tem como objetivo compreender a crise moral em que vivemos. Aborda ainda questões acerca de temas como racionalismo, historicismo, ateísmo, secularismo, materialismo, hedonismo, utilitarismo, individualismo, consumismo e coletivismo. É um título que não pode faltar em sua biblioteca.

Adquira agora mesmo o seu exemplar!

 

crise de sentido
A Crise da Cultura e a Ordem do Amor, de Victor Sales Pinheiro.

Quer saber mais sobre esse lançamento? Leia o artigo: A Crise da Cultura e a Ordem do Amor: como seguir adiante?

Você já acompanha o Instagram da É Realizações?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *