Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

Conheça a Biblioteca Vilém Flusser

Os livros do visionário checo oferecem abordagens filosóficas ímpares sobre a filosofia da linguagem.

À procura de livros de Vilém Flusser? Temos uma coleção exclusiva com títulos do visionário checo, um dos mais importantes teóricos da filosofia da linguagem. Conheça a Biblioteca Vilém Flusser!

Foi na metade do século XX que o filósofo começou a perceber que a imagem desempenharia um papel fundamental na condição — e na percepção da existência. Os livros de Vilém Flusser oferecem abordagens filosóficas ímpares nesse aspecto da filosofia da linguagem.

Nascido em Praga, mas naturalizado brasileiro, atuou como professor de filosofia da ciência na Universidade de São Paulo e, em 1967, na Fundação Armando Álvarez Penteado – Faap, Flusser fundou o primeiro curso de comunicação do Brasil.

Conheça os títulos publicados pela É Realizações!

O Último Juízo: Gerações (Boxe)

Nesta obra inédita, Vilém Flusser busca uma reflexão ontológica moderna. Precursor da discussão sobre novas tecnologias, emprega noções como culpa e castigo para instigar a análise de como os homens percebem e lidam com o mundo.

Box O Último Juízo, de Vilém Flusser.

Da Dúvida

Vilém Flusser consegue articular o saber para questionar e analisar os fenômenos em evolução. A obra procura “duvidar da própria dúvida”, objeto de fé determinante para a modernidade, segundo o autor, o que leva à objeção ao próprio conceito de realidade.

Da Dúvida, de Vilém Flusser.

Filosofia da Caixa Preta

Livro mais popular de Vilém Flusser no Brasil, nele o filósofo sai em busca do significado histórico e cultural das imagens na sociedade, e, especialmente, a crença nesses elementos.

As fotografias ocupam um espaço de análise importante, assim como sua disseminação. A reedição conta com nomes de célebres intelectuais nos posfácios: Maria Lília Leão, Norval Baitello Junior e Rachel Costa.

Filosofia da Caixa Preta, de Vilém Flusser.

Pós-História – Vinte Instantâneos e um Modo de Usar

Já estabelecido como um autor visionário, que traz à tona, em sua época, temas que permanecem atuais para a modernidade, Vilém Flusser nesta obra confirma sua sabedoria e perspicácia.

O pensador acredita que a humanidade vive em um estado de anticlímax, por causa da descrença no ser humano. Um dos pontos essenciais do texto é a presença de eventos históricos para fundamentar a análise e seus desdobramentos.

Pós-História, de Vilém Flusser.

Elogio da Superficialidade – O Universo das Imagens Técnicas

Nesta obra, Vilém Flusser explora assuntos apenas tangenciados em seus textos anteriores, como Filosofia da Caixa Preta e Pós-História, e se aprofunda em refletir sobre a linguagem das tecnoimagens, feitas por máquinas.

Para o filósofo checo, há uma dualidade ligada a reprodutibilidade sem barreiras de novas imagens: o risco de totalitarismo e o fortalecimento da criação e do diálogo. A edição ainda presenteia com ensaios sobre o autor e capítulos antes exclusivos da versão alemã.

Elogio da Superficialidade, de Vilém Flusser.

Língua e Realidade

Migrando para o campo da linguagem, traz sua fértil contribuição neste livro que aborda tópicos como a formação da linguagem e sua relação com a filosofia, seja na compreensão, seja em implicações lógicas no próprio ato de filosofar.

Outro ponto interessante, embora não seja o mais popular do autor, é o diálogo que estabelece com nomes importantes da filosofia. Leitura imperdível para se aprofundar nos estudos de filosofia da linguagem.

Língua e Realidade, de Vilém Flusser.

Livros de Vilém Flusser — e de outros pensadores de grande influência nas áreas de filosofia, política, literatura, cinema, teatro e poesia — você encontra em nosso catálogo. Visite agora mesmo nossa loja on-line e conheça mais!

Acompanhe também nossas novidades pelo Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *