Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

Érico Nogueira: um expoente da poesia contemporânea brasileira

Autor do premiado O Livro de Scardanelli já foi elogiado por grandes nomes da crítica.

Considerado um expoente da poesia contemporânea brasileira, Érico Nogueira une em seus versos o requinte formal e a modernização dos clássicos. Autor do premiado O Livro de Scardanelli, o paulistano já foi elogiado por grandes nomes da crítica.

Por exemplo, Ângelo Monteiro, Marco Lucchesi, Antonio Carlos Secchin, João Angelo Oliva Neto, Paulo Henriques Britto, Dirceu Villa e Pablo Simpson. Seus poemas também já foram traduzidos para o inglês e o espanhol.

Além de poeta, Érico Nogueira é tradutor e ensaísta. Nascido em 14 de janeiro de 1979, em Bragança Paulista, interior de São Paulo, é um dos autores de maior presença em nosso catálogo.

Érico Nogueira foi matéria-capa da célebre revista The Warwick Review, em 2014. Foi também finalista do Prêmio São Paulo de Literatura em 2018, com o livro Contra o Bicho da Terra Tão Pequeno.

Contra um Bicho da Terra tão Pequeno, de Érico Nogueira.

Concorreu ao Prêmio Jabuti com os livros Dois, de 2010; e Poesia Bovina, de 2014. Como vencedor, levou a primeira edição do Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura por O Livro de Scardanelli, de 2008.

O Livro de Scardanelli, de Érico Nogueira.

Bacharel em filosofia pela Universidade de São Paulo, tornou-se mestre em 2006 e doutor em 2012, ambos em Letras Clássicas também pela USP. Realizou o pós-doutorado, de 2015 a 2017, na Unesp.

Posteriormente, foi pesquisador visitante na Universidade de Oxford, na Inglaterra, de 2019 a 2021. Por lá, traduziu as Odi Barbare, de Geoffrey Hill. Parte de seus estudos também se deu em La Sapienza-Università degli Studi di Roma, na Itália.

Atualmente, o poeta vive em São Paulo e leciona Língua e Literatura Latina na Unifesp.

Outras obras relevantes de Érico Nogueira são:

A leitura de poesia contribui bastante para o desenvolvimento intelectual devido às suas particularidades, como a escolha precisa das palavras, as metáforas, o ritmo e as rimas.

A poesia permite também:

  • Estimular a imaginação
  • Ampliar o vocabulário
  • Descobrir o significado das palavras
  • Reconhecer sensações e estados emocionais
  • Expressar sentimentos
  • Aprofundar conceitos da linguagem
  • Aprender idiomas
  • Incentivar a oralidade
  • Escrever melhor

Um dos últimos lançamentos, Aqui, Ali, Além é um livro de versos livres, sendo assim excelente para começar a conhecer a obra completa de Érico Nogueira.

Érico Nogueira
Aqui, Ali, Além, de Érico Nogueira.

Fique por dentro de todas as novidades sobre poesia brasileira pelo Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *