Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

Evasivas Admiráveis: psicologia versus moralidade

evasivas admiráveis

Evasivas Admiráveis, livro de Theodore Dalrymple, trata dos efeitos prejudiciais dos conceitos psicológicos sobre o caráter humano e a sociedade. A obra agrega ao nosso catálogo mais uma interessante análise sobre o poder destrutivo das ideias perniciosas.

No prefácio à edição brasileira, Dalrymple nomeia alguns títulos de autoajuda que viu em uma livraria, durante uma viagem à Austrália, sobre os quais comenta:

“O que esses livros tinham em comum era que havia uma solução técnica para os problemas da vida e que a solução fora descoberta pela ciência da psicologia. Isso é uma ilusão perpetuada depois de um século de muito esforço. Modas como a psicanálise e o behaviorismo foram passageiras; atualmente estamos diante da onda da neurociência. Mas o problema de como viver, por motivos metafísicos e outros, não é suscetível a uma resposta técnica, e a crença de que é só impede o avanço do conhecimento.”

Desde seu surgimento, a psiquiatria já foi considerada – inclusive pelos próprios psiquiatras – ineficaz, corrupta, destrutiva e até sádica.

Para Dalrymple, ex-psiquiatra de penitenciárias inglesas, a psicologia pode minar a moralidade quando fornece ao indivíduo novo arsenal linguístico, levando-o a se eximir de responsabilidades.

Entretanto, em Evasivas Admiráveis, não deixa de avaliar o sucesso de muitas formas de tratamento psicológico, como:

  • Análise freudiana,
  • Behaviorismo,
  • Terapia cognitiva comportamental.

Entre todos os males abordados no livro, para Theodore Dalrymple, o maior de todos é a ideia de que podemos remodelar a natureza humana.

Em outras palavras, é a crença de que o indivíduo possa transcender as limitações da própria personalidade, assim como evitar a necessidade de assumir a responsabilidade pelas próprias ações.

Outro assunto abordado, e muito em voga atualmente, é a mania da felicidade. De acordo com Dalrymple, a palavra “infeliz” foi praticamente banida da linguagem.

A consequência principal disso é o hábito de nos medicarmos para combater tudo o que sentimos de ruim, inclusive descontentamentos naturais, como a melancolia do inverno, ou mesmo os traços de personalidade arraigados, como acontece com tímidos e esquivos.

Posto tudo isso, como os psiquiátricos podem ser capazes de distinguir com eficácia o sofrimento real da infelicidade leve e natural?

E sabe quem sofre mais? Os que realmente precisam de ajuda: portadores de graves perturbações, esquizofrênicos, catatônicos, dementes.

Leitura instigante a cada página, Evasivas Admiráveis dirige-se a todos aqueles que não abrem mão de uma reflexão inteligente e original.

Por fim, salientamos um trecho estimulante: “A psicologia não é uma chave do autoconhecimento, mas sim uma barreira cultural para acessar essa compreensão; acredito que jamais conseguiremos chegar ao âmago do mistério. Não lamento esse fato, fico até contente”.

Para adquirir seu exemplar de Evasivas Admiráveis, clique na imagem da capa!

evasivas admiráveis

Conheça outros títulos de Theodore Dalrymple no catálogo da É Realizações!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *