Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

Filosofias da Afirmação e da Negação: um livro puxando outro…

Filosofias da Afirmação e da Negação

Filosofias da Afirmação e da Negação, de Mário Ferreira dos Santos, é mais um título imperdível para todo aquele que prefere ler algo profundo, porém prazeroso. Sabe aquele tipo de publicação que envolve completamente, em todas as etapas da leitura?

Então, para ler, pausar e refletir; e mais uma vez ler, pausar e refletir – isso quando não voltar para reler! – indicamos Filosofias da Afirmação e da Negação.

Até pouco tempo, Mário Ferreira dos Santos era um autor pouco conhecido no Brasil. A É Realizações, como grande entusiasta do trabalho do filósofo paulista, tornou sua inteligência inigualável acessível para os leitores brasileiros.

E Ferreira dos Santos faz jus ao título de filósofo! Ele foi – e ainda tem sido? – um dos mais precisos comentadores da realidade. Outra de suas habilidades é que consegue com maestria levar o leitor de um livro para outro livro. E com este título não é diferente.

Filosofias da Afirmação e da Negação permite a compreensão mais aprofundada de seu romance Homens da Tarde – e vice e versa.

Em forma de diálogos fictícios, Ferreira dos Santos trata de temas filosóficos e diz uma verdade: o homem de hoje não sabe mais conversar.

Os personagens são os mesmos! E é nesse livro que Ferreira dos Santos discorre sobre os homens da tarde, da noite e da madrugada, definições bastante interessantes para todo aquele que sente determinadas inquietações no pensamento.

Aliás, leia depois sobre o romance: Razões para ler Homens da Tarde, de Mário Ferreira dos Santos

Outros temas abordados por Filosofias da Afirmação e da Negação são:

  • Ceticismo,
  • Relativismo,
  • Idealismo,
  • Verdade,
  • Coragem,
  • Deus,
  • Matéria,
  • Platão,
  • Kant,
  • Pitágoras,
  • As filosofias da negação.

Outro tópico abordado por Mário Ferreira dos Santos é o fenômeno do niilismo moderno, profetizado por Nietzsche. Para o filósofo, o niilismo tem um potencial danoso. E adverte “aqueles que abraçam essas filosofias como se fossem verdadeiras respostas e modo de vida.”

O livro pertence à Coleção Logos. São 320 páginas de puro prazer de pensar. O posfácio de Filosofias da Afirmação e da Negação foi escrito por João Cezar de Castro Rocha.

Mário Ferreira dos Santos nasceu em Tietê, interior de São Paulo, mas passou a infância e a adolescência em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Formou-se em direito e ciências sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Depois de formado, foi para São Paulo. Fundou então duas editoras, Logos e Matese, pelas quais publicou os próprios livros. Foi um pensador literalmente livre. Sem amarras editoriais ou acadêmicas, construiu o próprio legado.

Entre os pensadores que o influenciaram, Friedrich Nietzsche desponta. Inclusive, foi Mário um dos primeiros tradutores de Nietzsche no Brasil.

O legado de Mário Ferreira dos Santos abriga mais de 90 títulos, entre inéditos e inacabados. Só a Enciclopédia de Ciências Filosóficas e Sociais possui 50 volumes. Sua envergadura intelectual é extensa: escreveu diálogos, tratados, romances, dicionários, cursos de oratória e traduções comentadas. Um pensador ímpar!

Conte com a precisão e a profundidade de Filosofias da Afirmação e da Negação e outros títulos à disposição no catálogo da É Realizações.

Para adquirir o seu exemplar, clique na imagem da capa!

 

filosofias da afirmação e da negação
Filosofias da Afirmação e da Negação, de Mário Ferreira dos Santos.

 

E você já segue a É Realizações no Instagram?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *