Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

Gertrude Himmelfarb: 3 perguntas para José Luiz Bueno

gertrude himmelfarb

Quer mais algumas razões para começar a ler Gertrude Himmelfarb agora mesmo? José Luiz Bueno, autor do livro-ensaio Gertrude Himmelfarb – Modernidade, Iluminismo e virtudes sociais, bate um papo rápido com a É Realizações sobre a heroína dos conservadores. Confira!

O que pode esperar de Gertrude Himmelfarb quem nunca entrou em contato com suas ideias e seus livros?
O primeiro contato com a autora vai revelar uma historiadora que procura entender as profundas transformações no plano moral de nossas sociedades nas últimas décadas. A história, para ela, não é apenas uma narrativa. Ela é a nossa vida concreta relatada da forma mais honesta e objetiva possível. Sem perder a noção de que o historiador deve respeito ao fato histórico. Ele não pode criar o fato como narrativa, ele deve se aproximar do fato com a maior honestidade e humildade possível. Olhando a história desta forma, poderemos reconhecer quais são as origens dos valores que sustentam a nossa sociedade hoje. Todas as grandes transformações que vivemos e assistimos em nossas sociedades, têm relação direta com a emergência de certas linhas de pensamento filosófico, histórico e literário, assim como de práticas políticas, que têm em comum a atitude de reduzir a importância da ordem moral, isto é, de colocar em segundo plano os valores fundamentais e os vínculos sociais básicos e de aumentar demais a noção da importância do Estado, pensando que este deve fazer aquilo que, anteriormente, era considerado o dever moral das pessoas pelo fato de pertencerem a uma coletividade. Em suma, poderíamos dizer de forma simples: quanto mais Estado, menos solidariedade entre as pessoas.

Que conceito de Gertrude Himmelfarb melhor se aplica ao nosso tempo?
O conceito de Himmelfarb que me parece mais relevante para o nosso tempo é o de que o aspecto mais importante, que mais deve chamar a nossa atenção, como indivíduos e como membros de uma sociedade, é o de que os vínculos morais e afetivos, que dão valor e significado à nossa existência, deveriam voltar ao primeiro plano, deveriam voltar a ter a prioridade quando pensarmos em nossa vida coletiva. Com isso, poderemos entender o valor da liberdade e da responsabilidade individual, sem as quais nós nos relegamos à brutalidade e à falta de valor como seres humanos.

Qual seria o melhor livro de entrada, para aqueles que desejam conhecer mais de Gertrude Himmelfarb?
Agora que está disponível em português, recomendo o livro Ao Sondar o Abismo. Nesta obra, podemos ter um vislumbre da amplitude de interesses e de investigações da autora, bem como da profundidade de suas análises. E, talvez acima de tudo, possamos ver como a questão moral é tão importante para ela. Nesta obra, vemos como a autora responsabiliza certos pensadores, escritores, historiadores, pela redução do valor e do significado da vida humana. O que eles pensam e escrevem gera ideias e atitudes que são adotadas pela sociedade. Se o que eles produzem esvazia o valor e o significado da vida e da história humanas, isto deve ser reconhecido e claramente apontado, de forma que possamos reconhecer a origem de muitos de nossos problemas sociais atuais e enfrentá-los sabendo qual a sua natureza. A falta de solidariedade, o individualismo, a indiferença, a fraqueza moral de pessoas e grupos, tudo isso são as marcas de nosso tempo. Devemos reconhecê-las, saber sua natureza e origem para, então, poder enfrentá-las. Não poderíamos esperar menos de uma autora do porte de Gertrude Himmelfarb.

Imaginação Moral – Jane Austen e George Eliot, Burke e Stuart Mill, Disraeli e Churchill, Oakeshott e Trilling e outros

 

Imaginação Moral, de Gertrude Himmelfarb.

Ao Sondar o Abismo – Pensamentos intempestivos sobre cultura e sociedade

Gertrude Himmelfarb
Ao Sondar o Abismo, de Gertrude Himmelfarb.

Gertrude Himmelfarb – Modernidade, Iluminismo e virtudes sociais

Gertrude Himmelfarb – Modernidade, Iluminismo e Virtudes Sociais, de José Luiz Bueno.

Os Caminhos para a Modernidade – Os iluminismos britânico, francês e americano

Os Caminhos para a Modernidade, de Gertrude Himmelfarb.

 

Lembre-se de seguir a É Realizações nas redes sociais! Estamos no Instagram e no Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *