Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

Gertrude Himmelfarb compõe a Biblioteca Crítica Social

Saiba mais sobre o livro de entrada para o pensamento da autora!

A Biblioteca Crítica Social é uma de nossas coleções mais interessantes e consiste em uma série de breves perfis biográficos com um qualificado panorama da obra do autor. Escritos por especialistas, ao final de cada volume o leitor ainda é presenteado com sugestões de leitura para aprofundamento nos estudos. A historiadora Gertrude Himmelfarb está entre os intelectuais selecionados pelo coordenador do projeto, Luiz Felipe Pondé, e ela é nosso tema de hoje. Saiba mais sobre a publicação exclusiva da É Realizações!

Gertrude Himmelfarb – Modernidade, Iluminismo e as Virtudes Sociais

A intelectual foi uma das raras mulheres de sua geração a concluir o doutorado. Formada em História, Economia e Filosofia pela New Utrecht High School, no Brooklyn, em paralelo estudou literatura judaica no Seminário Teológico Judaico. Reconhecida por sua profundidade e pelas análises incisivas, ela ainda ocupou alto posto entre os mais importantes pensadores de sua época. Neste ensaio escrito por José Luiz Bueno, você conhece mais sobre a pensadora. O livro possui duas características especialmente significativas.

A primeira se trata da discussão sobre o papel de Himmelfarb como historiadora moderna e contemporânea da moral. Já a segunda, é a análise primorosa que José Luiz Bueno tece sobre o livro Os Caminhos para a Modernidade, no qual a historiadora discute os três tipos distintos de Iluminismo que influenciaram a Grã-Bretanha, os Estados Unidos e a França. Confira algumas das reflexões!

  • Por que os britânicos foram mestres na “sociologia das virtudes”, pautando suas vidas no cuidado com a família e com os vínculos afetivos e sociais, em um contexto religioso ou secular?

 

  • Por que os franceses adotaram a “ideologia da razão”, uma vida reduzida ao elemento abstrato racional em detrimento da tradição, de crenças religiosas, angústias morais ou econômicas?

 

  • Por que os produziram uma sólida reflexão sobre as formas de produção de uma sociedade ancorada na “política da liberdade”?

É o livro de entrada ideal para o pensamento da autora!

Adquira já seu exemplar!

Gertrude Himmelfarb – Modernidade, Iluminismo e Virtudes Sociais, de José Luiz Bueno.

Quem foi Gertrude Himmelfarb?

Considerada a “heroína dos conservadores”, foi uma historiadora , filha de judeus que partiram da Rússia para os Estados Unidos, antes da Primeira Guerra Mundial. Sua família era dona de uma pequena fábrica de vidro que criava artefatos para lojas de departamento, mas como faturavam pouco, viviam praticamente na miséria. Na Grande Depressão, a empresa chegou a falir.

Apesar da falta de recursos financeiros, Gertrude Himmelfarb cresceu em um excelente ambiente familiar, rico em estímulo intelectual. Aos 18 anos, numa reunião de trotskistas no Brooklyn, em Nova York, conheceu Irving Kristol, com quem se casou e formou uma dupla de grande influência nos círculos sociais da época.

Já casada com Kristol, ganhou uma bolsa de estudos na Universidade de Chicago. Nesses anos, conviveu com personalidades do pensamento, como Hannah Arendt, Friedrich Hayek e Leo Strauss. Foi em contato com a obra de Lionel Trilling que Himmelfarb passou a apreciar, estudar e escrever sobre o conceito de imaginação moral.

Saiba mais sobre a historiadora no perfil: Gertrude Himmelfarb, heroína dos conservadores

Obras de Gertrude Himmelfarb publicadas pela É Realizações

Após a leitura do ensaio que compõe a Biblioteca Crítica Social, você pode se aprofundar nos livros assinados pela pensadora. Confira um a um!

Ao Sondar o Abismo – Pensamentos intempestivos sobre cultura e sociedade

O título foi considerado pelo Los Angeles Times superior ao clássico deste gênero de crítica O Declínio da Cultura Ocidental, de Allan Bloom. Garanta seu exemplar!

Ao Sondar o Abismo, de Gertrude Himmelfarb.

A Imaginação Moral – Jane Austen e George Eliot, Burke e Stuart Mill, Disraeli e Churchill, Oakeshott e Trilling e outros

O livro contém ensaios biográficos sobre Jane Austen, George Eliot, Edmund Burke, Winston Churchill, John Stuart Mill, Charles Dickens, Benjamin Disraeli, Walter Bagehot, John Buchan, Michael Oakeshott, Lionel Trilling e os irmãos Edmund, Dillwyn, Wilfred e Ronald Knox.

Imaginação Moral, de Gertrude Himmelfarb.

Os Caminhos para a Modernidade – Os iluminismos britânico, francês e americano

Como analisado por Bueno, a publicação permite compreender o fenômeno do Iluminismo britânico, francês e americano, e como as concepções de natureza humana e de princípios abstratos – por exemplo, liberdade – divergiam e geravam consequências completamente diversas. Adquira já o seu!

Os Caminhos para a Modernidade, de Gertrude Himmelfarb.

Acompanhe novidades sobre Gertrude Himmelfarb e outros autores pelo Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *