Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

Ivan Illich: o subversivo

Pensador forçou a esquerda e a direita a questionarem os efeitos de seus próprios privilégios, de acordo com Robert Inchausti.

O padre católico Ivan Illich, um dos mais emblemáticos defensores das causas dos pobres, consta na lista de Robert Inchausti como uma figura “subversiva” e “ortodoxa”. A galeria que reúne outros 19 autores é apresentada no envolvente livro Ortodoxia Subversiva.

Com tradução de André de Leones, o título pertence à Coleção Abertura Cultural. O objetivo de Inchausti é propor uma reflexão sobre a contribuição de grandes nomes da filosofia e da literatura para a vanguarda do pensamento contemporâneo.

Leia dois trechos!

Trechos sobre Ivan Illich

Embora Illich insistisse que suas visões eram inteiramente ortodoxas e fiéis aos ensinamentos da igreja, ele abandonou o sacerdócio um ano depois. Ele continuou a escrever sobre os efeitos do desenvolvimento e argumentou que a cultura contemporânea, incluindo o próprio cristianismo, estava sendo corrompida pela profissionalização da virtude. A ética do profissionalismo intrínseca à emergente economia global de serviços tinha o efeito paradoxal de transformar o mandamento espiritual de amar ao próximo em uma tentativa coletiva de eliminar sistematicamente o risco e a contingência dos assuntos humanos.

Illich forçou a esquerda e a direita a questionarem os efeitos que seus próprios privilégios profissionais tinham sobre a qualidade de seu pensamento. Obviamente, o racionalismo iluminista não havia produzido as utopias prometidas: a perversidade e a violência humanas estavam se mostrando bestas bem mais intratáveis do que qualquer um imaginara. Mas Illich levou suas análises ainda mais a fundo na história do que McLuhan ou Ellul, de volta às transformações somáticas da existência perceptível na era da agricultura, examinando como as nossas palavras mudaram e como a nossa consciência refeita permitiu que suportássemos o sofrimento e a pobreza de tantas pessoas.

Que tal ler a análise na íntegra?

Conheça agora um pouco mais da trajetória do pensador austríaco!

Quem foi Ivan Illich?

Ivan Illich foi um sociólogo, teólogo e pensador dos mais diversos assuntos. Nasceu em Viena no dia 4 de setembro de 1926 e lá viveu com seu avô até 1941. Devido à ascendência judia por parte de mãe, fugiu do regime nazista e mudou-se para a Itália, onde estudou Ciências nas Universidades de Florença e de Roma.

Na Universidade Gregoriana, em Roma, Ivan Illich estudou Filosofia e Teologia. Já na Universidade de Salzburgo concluiu o doutorado em Direito, enquanto o pós-doutorado, sobre o macro e microcosmos, realizou na Universidade de Princeton.

Fluente em diversas línguas, na década de 1950, ainda em Roma, entrou para o seminário e ordenou-se sacerdote. Quando se mudou para Nova York, para trabalhar como auxiliar do Cardeal Spellman, tornou-se intérprete e iniciou contatos com a comunidade hispano-americana, com quem posteriormente teve uma profunda conexão. Nos anos 1960 chegou a mudar-se para o México.

Ainda nos Estados Unidos, em Manhattan, trabalhou com atendimento de imigrantes porto-riquenhos, auxiliando na luta por seus direitos. Depois foi para Porto Rico, onde se tornou vice-diretor da Universidade Católica de Ponce em 1956.

De volta à Nova York, na jesuíta Universidade de Fordham fundou o Centro de Formação Intercultural. Atuava também como pesquisador e educador na área de sociologia. Nesse centro, os missionários norte-americanos entravam em contato com a cultura e o idioma dos países latinos. Outro centro criado em conjunto por Ivan Illich foi em Cuernavaca, no México: o Centro Intercultural de Documentação.

Ao longo de sua trajetória, Ivan Illich levantou questões acerca do papel da Igreja Católica, assim como o das demais instituições, o que acabou levando a uma repressão por parte dela ao Centro Intercultural de Documentação – e posteriormente ao seu desligamento do sacerdócio, em 1967. Quase dez anos depois, o centro teve suas portas fechadas, devido, em grande parte, ao perigo que os frequentadores acabavam se expondo diante do regime, correndo o risco de serem presos ou perseguidos.

A partir de 1980, Ivan Illich atuou como professor em diversas áreas, vivendo entre Estados Unidos, México e Alemanha. Falaceu em 2 de dezembro de 2002, aos 76 anos, em Bremmen, Alemanha, em decorrência de um câncer.

Lista dos demais escritores analisados

Além de Ivan Illich, você confere análises de Inchausti sobre os seguintes pensadores:

  • William Blake
  • Johann Wolfgang von Goethe
  • Søren Kierkegaard
  • G. K. Chesterton
  • Nikolai Berdiaev
  • Fiódor Dostoiévski
  • Boris Pasternak
  • Aleksandr Soljenítsin
  • Jack Kerouac
  • Walker Percy
  • Dorothy Day
  • Thomas Merton
  • Martin Luther King Jr.
  • E. F. Schumacher
  • Wendell Berry
  • Marshall McLuhan
  • Northrop Frye
  • Jacques Ellul
  • René Girard

Ficou com vontade de ler o título? Não perca tempo!

Adquira já seu exemplar!

ortodoxia subversiva
Ortodoxia Subversiva, de Robert Inchausti.

Fique por dentro de todos os lançamentos e novidades da É Realizações. Acompanhe nosso Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *