Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

Jack Kerouac, o beat ortodoxo

Análise de Robert Inchausti faz parte do livro Ortodoxia Subversiva.

À procura de uma leitura relevante, mas também envolvente? Queremos então apresentar um de nossos mais recentes lançamentos: Ortodoxia Subversiva. Com tradução de André de Leones, a edição integra nossa Coleção Abertura Cultural.

Um trabalho crítico e original assinado pelo pensador americano Robert Inchausti, apresenta uma reflexão sobre a contribuição de 20 autores cristãos para a formação do pensamento contemporâneo.

Chamados de “vanguardistas ortodoxos”, eles foram relevantes em suas épocas e se tornaram expoentes – tanto na literatura quanto na filosofia. Suas ideias provocaram as narrativas estabelecidas e inovaram em alguns aspectos. Nesta obra, Inchausti tece uma reflexão a respeito desse “eterno frescor” dos antigos valores religiosos.

Ideal para quem aprecia literatura, religião e espiritualidade, a diversidade de estilos dos autores, de origens e de períodos distintos, torna a proposta ainda mais arrojada.

Aqui no blog estamos apresentando cada um dos nomes que consta na lista de Inchausti. Já publicamos artigos sobre:

Hoje chegou a vez de Jack Kerouac! Confira mais!

Trechos de Ortodoxia Subversiva sobre Jack Kerouac

Jack Kerouac certa vez chamou a si mesmo de um ‘católico estranho solitário louco e místico’. Ginsberg disse que ele era aquele ‘Solitário Trompetista da Prosa Americana do bêbado Sagrado Coração de Buda’ que embarcou em uma busca espiritual ‘pelo significado supremo da existência e do sofrimento, e pela celebração da felicidade enquanto não chegasse lá’. Sua vida e sua obra foram um longo e contínuo experimento na arte de unir a vida espiritual à forma literária.

Em sua missão para nos contar tudo o que aconteceu para levá-lo a essa revelação, ele foi do lirismo romântico à alegria extática do puro ser, retornou à vacuidade do poço da Serpente do Grande Mundo, para a dor jubilosa do amor apaixonado, e, por fim, desceu à serenidade católico-budista do martírio penitencial.

Adquira já seu exemplar e leia a análise completa!

ortodoxia subversiva
Ortodoxia Subversiva, de Robert Inchausti.

Quem foi Jack Kerouac?

Nascido em 12 de março de 1922, em Lowell, Massachusetts, Jean-Louis Lebris de Kerouac foi um escritor americano, mais conhecido como Jack Kerouac.

Um dos líderes da geração beat, filho de canadenses da cidade de Saint-Hubert-de-Rivière-du-Loup, na província de Quebec, Kerouac teve uma infância bastante religiosa. Muito apegado à mãe, frequentou um colégio jesuíta e, ainda muito jovem, ajudou o pai na fábrica de impressão que pertencia à família. Jack perdeu o único irmão quando tinha apenas nove anos.

A expectativa, por parte da família, de que fosse para a universidade era muito grande. Quando finalmente conseguiu uma bolsa para jogar futebol e assim entrou na Universidade de Columbia, toda a família decidiu se mudar com ele para Nova York.

Logo que ingressou, entretanto, sofreu um acidente, e ficou impossibilitado de jogar por meses. Foi quando começou a frequentar a biblioteca e entrar em contato com escritores como Louis-Ferdinand Céline e Jack London.

Nessa mesma época conheceu os amigos Allen Ginsberg, William Burroughs e Neal Cassady, todos eles marcantes em sua vida, especialmente Cassady, que o inspirou a colocar o pé na estrada e quem “protagonizou” seu mais famoso livro, On The Road. Considerado a bíblia da geração Beat, o romance traz os personagens Dean Moriarty e Sal Paradise, que se referem, respectivamente, a Neal e Jack, que realmente viajaram por sete anos pela emblemática Rota 66.

O primeiro livro publicado por Kerouac foi The Town and The City, que não alcançou muito sucesso. Por essa razão, ele ficou muito tempo sem escrever. Nesse ínterim, apenas rascunhou Doctor Sax e On the Road. Curiosamente, o manuscrito de On The Road demorou ainda mais sete anos para ser publicado.

Nas inúmeras viagens que fazia de ponta a ponta pelo país, Jack Kerouac escrevia seus romances e os guardava na mochila. Entre eles, o breve Tristessa, ambientado na Cidade do México, uma história bastante melancólica e profunda a respeito de uma viciada em morfina.

Logo após o sucesso de On The Road – algo que causou bastante apreensão em Kerouac, uma vez que era bastante tímido e introspectivo –, ele decidiu se isolar, partindo para o alto de uma colina, onde permaneceu sozinho por um bom tempo, morando numa cabana sem eletricidade. Essa experiência acabou gerando o livro Big Sur.

Devido à dependência do álcool, que foi se intensificando ao longo dos anos, Kerouac acabou indo morar com a mãe em Long Island. Mesmo com todas as experiências de liberdade, foi um essencial conservador, alguém que mantinha raízes profundas com a mãe – e com o catolicismo praticado por ela. Jack casou-se duas vezes, mas ambos os relacionamentos duraram pouco. Em meados dos anos 1960, casou-se outra vez com uma amiga de infância. Ele, a esposa e a mãe se mudaram para St. Petersburg, na Flórida.

Jack Kerouac morreu aos 47 anos, de hemorragia, consequência de uma cirrose.

Por que investir mais na leitura?

As razões são inúmeras, e também estamos, cada vez mais, apresentando os benefícios da leitura de forma geral, porque ela não afeta apenas o intelecto, mas também as emoções e até a espiritualidade. Não sem propósito, temos coleções exclusivas voltadas para esses temas, tais como a Coleção Educação Clássica e a Coleção Religião e Espiritualidade.

A leitura constante auxilia a compreender o mundo e a si mesmo, além de permitir o aprendizado da distinção dos mais diferentes tipos de textos, por exemplo: jornalísticos, científicos, publicitários, literários, entre outros. É uma das melhores formas também de aprimorar a escrita.

Continue acompanhando por aqui, porque apresentaremos mais conteúdos sobre o assunto.

Saiba mais sobre o livro Ortodoxia Subversiva

Ao todo, são vinte autores analisados por Robert Inchausti, divididos em 5 capítulos, intitulados:

  • A alma sitiada,
  • O romance como contra mitologia,
  • Política antipolítica,
  • Crítica macro-histórica,
  • O papel dos mistérios cristãos na vida da mente moderna.

Além dos autores já citados, em Ortodoxia Subversiva você conhece mais a respeito de:

  • Walker Percy
  • Dorothy Day
  • Thomas Merton
  • Martin Luther King Jr.
  • E. F. Schumacher
  • Wendell Berry
  • Marshall McLuhan
  • Northrop Frye
  • Jacques Ellul
  • Ivan Illich
  • René Girard

Reserve já o seu!

Jack Kerouac
Ortodoxia Subversiva, de Robert Inchausti.

E continue acompanhando o Instagram da É Realizações!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *