Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

Lançamento! Liberdade, para quê?, de Georges Bernanos

liberdade, para quê?

Liberdade, para quê?, de Georges Bernanos, é o mais recente título do escritor francês no catálogo da É Realizações. Composto por cinco ensaios inéditos em sua verve típica, o livro foi traduzido por Pedro Sette-Câmara e apresenta uma reflexão sobre o futuro da França pós-guerra, mas não só isso!

É que Georges Bernanos, ao longo de sua trajetória, carregou muitas vezes o rótulo de profeta. O leitor de Liberdade, para quê? também se sentirá tentado a considerá-lo como tal, porque as reflexões que faz diante da ameaça totalitária de seu tempo aciona em nós o alerta de perigo.

Como o próprio Bernanos escreve: “a barbárie, por sua vez, não interrompe sua destruição, e ela nunca é tão ameaçadora quanto no momento em que parece estar ela mesma construindo”.

Confira mais um trecho desse lançamento da É Realizações!

“Não se trata de dizer: ‘Nós veremos mais tarde, quando tivermos tempo’, ou ainda: ‘Isso tudo foi muito bom, mas não funciona mais’. São vocês que não funcionam mais. Milhões de homens ajustaram suas consciências à nossa, esses milhões de homens tinham encontrado um abrigo nas fronteiras invisíveis da comunidade cultural francesa, como se o tivessem ido procurar à sombra da bandeira nacional. Ao abandonar nossas posições espirituais, nós entregaríamos esses homens ao inimigo. E isso não é uma metáfora.”

Bernanos, católico fervoroso, explica que os males iminentes – ou seja, a ascensão de uma civilização totalitária – eram decorrentes da “doença do homem desespiritualizado”. E, para ele, não há outra forma de resolver isso, a não ser voltando-se para Deus.

Confira outros temas abordados em Liberdade, para quê?:

  • Otimismo,
  • Esperança,
  • Nação,
  • Pátria,
  • Revolução,
  • Civilização,
  • Democracia,
  • Bomba atômica,
  • Tecnologia (tratada como “máquinas”).

Este último ponto provoca em nós uma intensa identificação: Bernanos, num laivo de visionarismo, considera que as máquinas também são responsáveis por diminuir consideravelmente o nosso sentido de liberdade.

Esta é uma leitura urgente, mas prazerosa – pontuada pelo inconfundível entusiasmo de Bernanos – e, simultaneamente também leve, devido a seu estilo ensaístico fluido. Liberdade, para quê? é um livro indispensável em sua estante.

Mais um lançamento É Realizações, a maior entusiasta no Brasil de toda a obra de Georges Bernanos!

Para adquirir seu exemplar, clique na imagem da capa!

E para conferir outros livros do romancista francês, tais como Senhor Ouine, Diálogos das Carmelitas, Diário de Um Pároco de Aldeia, Um Sonho Ruim, Joana, Relapsa e Santa, entre outros, clique AQUI.

Como Georges Bernanos é um autor muito procurado, alguns títulos podem, temporariamente, apresentar tiragens esgotadas. Para não ficar sem seu exemplar, basta clicar em “Avise-me”.

Comentário

Deixe sua opinião

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *