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Ler é como esquiar!

Você gosta de ler, mas admite que poderia estar lendo muito mais e absorvendo muito melhor o conteúdo? Se sim, as dicas do filósofo americano Mortimer Adler podem ajudá-lo a “melhorar a habilidade da leitura em geral”.

Essas dicas estão no livro Como Ler Livros, uma preciosa obra que orienta como se sair melhor nessa tarefa que não diz respeito apenas ao intelecto.

Antes, porém, é interessante contar que Mortimer Adler nasceu em 1902 e morreu em 2001! Em seu quase um século de vida, dedicou-se visceralmente aos clássicos e a como lê-los da melhor forma.

Então, já tome nota: a arte de ler não é a arte de estudar!

Para formar o hábito da leitura, a primeira regra é bem difícil de aceitar, principalmente em tempos de tantas facilidades tecnológicas e soluções rápidas. A regra é: reserve um tempo para a leitura.

Sabemos, sabemos…

Ler só se aprende lendo. Dramático? Não precisa ser.

Mortimer Adler escreve algo interessante:

A diferença entre a mesma atividade realizada antes e depois de formado o hábito é a diferença na facilidade e prontidão. Depois de praticar, você conseguirá fazer a mesma coisa muito melhor do que antes. É por isso que se diz que a prática leva à perfeição. Aquilo que você faz de maneira muito imperfeita no começo, gradualmente começará a fazer com um automatismo quase perfeito, por instinto.

Por instinto! Ou seja, fazer de maneira inconsciente, fazer porque disso resulta a nossa sobrevivência. É assim que deve ser o nosso desejo de ler…

Sigamos.

Se o seu sonho é ler mesmo com barulho ao redor, pessoas conversando, crianças querendo chamar a atenção e toda a sorte de sons que não são nada agradáveis, é possível conquistá-lo.

“São muitas regras e um hábito”.

O que isso quer dizer?

Para Mortimer Adler, ler é como esquiar:

“Quando realizadas corretamente, quando praticadas por um especialista, tanto ler quanto esquiar se tornam atividades elegantes, harmoniosas. Quando realizadas por um iniciante, ambas se tornam esquisitas, frustrantes e lentas. Aprender a esquiar é provavelmente uma das experiências mais humilhantes…”

Depois que você reservar um tempo do seu dia, pergunte-se e seja capaz de responder:

  • Qual é o título do livro que você está lendo?

Parece uma pergunta tola, mas muitos intelectuais, inclusive, erram títulos de livros clássicos! E não basta saber dizê-los, é importante saber o que esses títulos significam!

  • O que você pode aprender com o título do livro, logo de início?

Já passou pela situação constrangedora de perguntarem do que se trata o livro que você está lendo e daí você começa a gaguejar e diz nada com nada?

De acordo com Adler:

“Você tem de saber qual tipo de livro está lendo e deve saber o mais cedo possível; antes de começar a lê-lo, de preferência.”

Explicado, primeiro você deve saber a classificação do livro que está lendo. Seguem algumas apenas:

  • Romance,
  • Teatro,
  • Novela,
  • Conto,
  • Crônica,
  • Ensaio,
  • Poesia,
  • Memórias,
  • Biografia,

Feito isso, tente definir o livro que está lendo em uma, duas ou três frases apenas.

Depois, enquanto estiver lendo, faça anotações para definir as partes principais do livro. Você pode fazer isso em tópicos.

Em seguida, defina qual é a palavra-chave do livro.

Por último, entre as lições básicas, descubra quais são os problemas que o autor está tentando resolver.

Em Como Ler Livros, Mortimer Adler aprofunda tudo isso de maneira impressionante, principalmente discorrendo sobre os quatro níveis de leitura:

  • Elementar,
  • Inspecional,
  • Analítico,
  • Sintópico,

Contudo, deixaremos esses quatro tópicos para outro artigo. Assim como podemos também abordar em outro artigo as considerações do padre A. D. Sertillanges na obra A Vida Intelectual, no qual escreve sobre as quatro modalidades de leitura:

  • Leitura para formação, que são as leituras fundamentais.
  • Leitura para informação, que são leituras ocasionais.
  • Leitura para inspiração, que são leituras de treinamento ou edificantes.
  • Leitura para entretenimento, que são leituras relaxantes.

Bom, já são suficientes as tarefas para começar a ler melhor, não é mesmo?

Coloque-as em prática e perceba como você se tornará um leitor cada vez mais habilidoso. Ou melhor, instintivo!

Para encerrar, algumas dicas para encontrar o seu momento de leitura, e logo depois um trecho do autor para inspirá-lo a seguir adiante:

    • Comece reservando 30 minutos do dia. Depois, aumente para 1h.
    • Tente ler no primeiro horário do dia.
    • Opte por lugares ao ar livre, se puder.
    • Se não for possível um local isolado, ouça música instrumental ou clássica com fones.
    • Reserve-se um tempo na hora almoço. Livros de contos são ótimos para isso!
    • Organize a leitura por capítulos. Por exemplo, 1 ou 2 capítulos por vez.
    • Outra forma é dividir em número de páginas. Um livro de 200 páginas, 30 páginas por dia, 10 pela manhã, 10 à tarde e 10 no fim do dia.
    • Compartilhe com alguém trechos interessantes: isto estimula a leitura e a troca de ideias.
    • Faça anotações em um bloco de notas ou no celular. É uma forma de “participar” com o autor.
Como Ler Livros
Como Ler Livros, de Mortimer Adler.

Um bom livro recompensa aquele que tenta lê-lo. Os melhores livros oferecem as maiores recompensas. Naturalmente, há dois tipos de recompensa. Primeiro, há o aprimoramento de sua capacidade de leitura, que resulta de você ter enfrentado uma obra boa e difícil. Segundo – e isso, a longo prazo, é muito mais importante –, um bom livro traz ensinamentos sobre o mundo e sobre você mesmo – você não só aprende a ler melhor, como também aprende sobre a vida. Você fica mais sábio. Não fica apenas mais culto – os livros que não trazem nada além de informação também podem produzir esse sentido. Fica mais sábio, no  sentido de que adquire uma consciência mais aguda das grandes e duradouras verdades da vida humana.

Conte com a É Realizações nesta grande aventura!

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