Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

Livros em língua vernácula: conheça a Coleção Mediavalia!

Obras contemplam o período do neoplatonismo até o século XIII.

Já pensou no quanto seria enriquecedor poder ler autores como Clemente de Alexandria, Plotino, Boécio, Santo Agostinho e Santo Tomás de Aquino em língua vernácula?

Com a Coleção Medievalia você pode! Obras fundamentais desses e de outros pensadores clássicos podem ser encontradas em acuradas edições bilíngues.

Nossas publicações visam suprir uma lacuna editorial de textos em língua original, principalmente os que contemplam o período do neoplatonismo até o século XIII, ápice da metafísica cristã.

Confira mais detalhes de cada publicação!

Exortação aos Gregos

Nessta obra, Clemente de Alexandria realiza um chamado à conversão cristã, através de argumentos baseados em crenças religiosas e em poetas e filósofos gregos.

O autor tenta convencer que a religião ligada aos helênicos não possuía bases verdadeiras. Ao confrontar a cultura grega com o Evangelho, seu discurso torna-se atual também para os homens de nosso tempo.

Exortação aos Deuses, de Clemente de Alexandria.

Tratado do Primeiro Princípio

Neste livro, o filósofo e teólogo escocês Duns Scot busca a prova metafísica para confirmar a existência de Deus.

Chamado de “Doutor Sutil”, o autor faz uso do pensamento de alguns filósofos não franciscanos, como Aristóteles, para apurar os primeiros princípios do ser, através da metafísica.

Para desenvolver as ideias nesse tratado, Scot também utiliza sistematizações do pensador Henrique de Gand.

Tratado do Primeiro Princípio, de Duns Scot.

As Heresias de Pedro Abelardo

Nessa edição, encontramos o debate encadeado entre duas grandes figuras do século XII: o lógico Pedro Abelardo, de um lado, e o teólogo São Bernardo de Claraval, do outro.

O livro contém a carta que o teólogo enviou ao papa Inocêncio II, a respeito das heresias de Pedro, filósofo e monge bretão, com suas ideias e interpretações do Testamento que desagradaram à época.

As Heresias de Pedro Abelardo, de São Bernardo de Claraval.

Questão Disputada sobre as Criaturas Espirituais

Já este livro de Santo Tomás de Aquino discute a natureza das criaturas espirituais e seu modo de adquirir conhecimento.

Em formato de disputatio, no período já de sua maturidade textual, o pensador não só esclarece questões afastadas da clássica discussão filosófica, a respeito dos anjos, como traz considerações antropológicas relevantes sobre a natureza humana e o conhecimento.

Questão Disputada sobre as Criaturas Espirituais, de Santo Tomás de Aquino.

Questões Disputadas sobre a Alma

Por fim, nesta grande obra filosófica, um clássico do pensamento medieval, Santo Tomás de Aquino une vários tipos de saber, dentre eles a sabedoria aristotélica e a platônica, além do ensino bíblico e da filosofia patrística.

A narrativa explora a problemática da alma humana, utilizando também o método escolástico baseado no diálogo, a disputatio.

Questões Disputadas sobre a Alma, de Santo Tomás de Aquino.

Entre os clássicos da filosofia que compõem a Coleção Medievalia constam ainda autores como Pseudo-Dionísio Areopagita, Santo Anselmo e São Boaventura.

Fique por dentro das novidades em livros em língua vernácula através de nosso Instagram!

Para conhecer outros livros de filosofia medieval, filosofia clássica e filosofia contemporânea visite nossa loja on-line!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *