Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

Livros essenciais de Theodore Dalrymple

Fique por dentro de todos os títulos publicados em língua portuguesa!

Theodore Dalrymple é um dos pseudônimos do psiquiatra inglês Anthony Daniels. Um dos mais interessantes, argutos e esclarecedores pensadores de nosso tempo, ele atua como ensaísta na grande mídia britânica e como crítico de ideias férreas em seus livros.

Nascido em Londres, em 1949, atuou como médico em quatro continentes. Escreve artigos para o City Journal, publicado pelo Manhattan Institute, e para veículos como The British Medical Journal, The Times, The Observer, The Daily Telegraph, The Spectator, The Salisbury Review, National Review e Axess.

No Brasil, Theodore Dalrymple é publicado pela É Realizações. Se você ainda não leu nada ainda do autor inglês, confira a lista de todos os livros já publicados por nossa editora. Todos são essenciais!

O Prazer de Pensar

Theodore Dalrymple presenteia os leitores com uma narrativa encantadora. O livro é composto por diversas notas sobre literatura, história, política, filosofia, medicina, sociedade e viagens. O ponto de partida para as histórias que narra é sua própria biblioteca. É, sem dúvida, um excelente título de entrada para conhecer o pensamento do autor.

O Prazer de Pensar, de Theodore Dalrymple.

A Vida na Sarjeta – O círculo vicioso da miséria moral

Criminalidade, drogas, violência doméstica, relacionamentos, educação e política são alguns dos assuntos tratados nesta obra. Narrando casos concretos – a mulher que matou seu marido e agressor, o viciado em drogas que muda de tom quando fala com uma autoridade ou as brigas de gangue nas boates londrinas –, o autor denuncia o discurso que legitima estilos de vida nocivos à sociedade e aos próprios indivíduos. Esse talvez seja o título mais conhecido dos brasileiros. E merecidamente está entre os livros essenciais de Theodore Dalrymple.

A Vida na Sarjeta, de Theodore Dalrymple.

Podres de Mimados – As consequências do sentimentalismo tóxico

Nesta coletânea de artigos, o tema central é o “culto do sentimento”, que, segundo o autor, “tem destruído nossa capacidade de pensar e até a consciência de que é necessário pensar”. Durante a leitura, é possível refletir a respeito das consequências sociais e políticas das ações de uma sociedade que se permite pautar predominantemente pelos sentimentos.

Podres de Mimados, de Theodore Dalrymple.

Nossa Cultura… ou o Que Restou Dela – 26 ensaios sobre a degradação dos valores

Neste livro, Dalrymple propõe algumas reflexões: quem são os formadores de opinião de hoje? Qual a relação entre a cultura pop e o estilo de vida dos jovens da periferia? Será que a academia, o cinema, o jornalismo e a televisão influenciam nos rumos da sociedade? Mais um dos livros essenciais de Theodore Dalrymple, com certeza.

Nossa Cultura… ou o Que Restou Dela, de Theodore Dalrymple.

A Faca Entrou – Assassinos reais e a nossa cultura

Em plena maturidade, o psiquiatra revisita em tom cômico – embora também contundente –, os temas que ocuparam grande parte de sua carreira: desde a vitimização fomentada pelo assistencialismo governamental ao caráter desumano da burocracia de Estado. Trata-se de uma defesa vigorosa do valor da responsabilidade individual.

atentado a bolsonaro - livro a faca entrou 2
A Faca Entrou, de Theodore Dalrymple.

Não com um Estrondo, mas com um Gemido – A política e a cultura do declínio

Os diversos ensaios refletem, de forma crítico-clínica, como o terrorismo e o número crescente de minorias muçulmanas mudaram a vida pública na Inglaterra. Com sua escrita característica – original, ágil, astuta, irônica e, principalmente, objetiva –, é certamente um dos livros essenciais de Theodore Dalrymple.

T. S. Eliot livro Dalrymple
Não com um estrondo, mas com um gemido, de Theodore Dalrymple.

A Nova Síndrome de Vichy – Por que intelectuais europeus se rendem ao barbarismo

Ao mesmo tempo em que repassa o mal-estar da Europa até as duas guerras mundiais, Dalrymple apresenta os desastrosos – embora compreensíveis – efeitos sobre a autoconfiança da população europeia. É devido a esse histórico recente que os europeus passaram a não acreditar mais em nada, exceto na segurança econômica – que permite o aumento do padrão de vida. E Dalrymple argumenta: como ficam os desafios atuais, como a crescente penetração islâmica no continente ou a competitividade econômica mundial? Leitura imperdível.

A Nova Síndrome de Vichy, de Theodore Dalrymple.

Viagens aos Confins do Comunismo

O livro apresenta relatos das viagens de Dalrymple a países comunistas no fim dos anos 1980, como Albânia, Coreia do Norte, Romênia, Vietnã e Cuba. Nesses lugares, o autor observou com astúcia e profundidade a precariedade em que vivem seus povos.

Viagens aos Confins do Comunismo, de Theodore Dalrymple.

Qualquer Coisa Serve

O título é uma antologia de ensaios escritos entre 2005 e 2009 para o New English Review. A temática central é a que fez de Theodore Dalrymple um dos mais argutos críticos de nosso tempo: o apodrecimento moral da cultura moderna. É um excelente livro de entrada para a obra do psiquiatra inglês.

Qualquer Coisa Serve, de Theodore Dalrymple.

Em Defesa do Preconceito – A necessidade de ter ideias preconcebidas

Uma reflexão bastante ousada – e muito interessante! Neste livro, Dalrymple argumenta que não devemos abandonar o racionalismo e pede mais humildade de nossa parte em relação aos preconceitos tradicionais. De acordo com o autor, uma das soluções para conseguirmos separar os preconceitos bons dos ruins é o bom senso. Vale cada ensaio!

Em Defesa do Preconceito, de Theodore Dalrymple.

Evasivas Admiráveis – Como a psicologia subverte a moralidade

No centro dessa reflexão está nosso entendimento de moralidade, gerado pelas teses de psicanálise, do behaviorismo, da cibernética, da psicologia evolutiva e das ciências neurais. Dalrymple mostra como a arte, em especial a literatura, antecipou os fenômenos humanos que viriam a ser descritos por essas disciplinas. Um livro não apenas essencial, mas urgente.

evasivas admiráveis
Evasivas Admiráveis, livro de Theodore Dalrymple.

Lixo – Como a sujeira dos outros molda a nossa vida

Dalrymple acredita que alguns valores basilares do Ocidente estão sendo arruinados aos poucos. Neste título, o autor reitera essa ideia e tece uma reflexão sobre a sujeira dos espaços públicos – e, essencialmente, de nossa cultura. Por exemplo, como e por que comemos e bebemos nas ruas. O livro essencial aborda também a preguiça, o sentimentalismo e a falta de senso de responsabilidade individual.

Lixo – Como a sujeira dos outros molda a nossa vida, de Theodore Dalrymple.

Tanto por Fazer

O primeiro romance de Dalrymple integra uma de nossas coleções mais interessantes: Ficções Filosóficas. Trata-se do diário de Graham Underwood, um serial killer preso pela polícia britânica depois de assassinar mais de 15 pessoas. O fato de que nem todos os crimes foram desvendados insufla a vaidade do criminoso e é sobre essa mentalidade que o autor se debruça. Saiba mais sobre a história no artigo exclusivo: Tanto por Fazer: sobre um serial killer “ético”

Tanto por Fazer, primeiro romance de Dalrymple.

Conte para nós: qual deles você ainda não leu?

Complete sua coleção!

É Realizações: a editora de Theodore Dalrymple no Brasil.

Acompanhe nossas novidades no Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *