Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

O Impasse de 1967: a esquerda e a direita em Israel

Envolvente livro de Micah Goodman integra a urgente Coleção Oriente Médio.

O Impasse de 1967 – A Esquerda e a Direita em Israel e o Legado da Guerra dos Seis Dias é um envolvente livro do pensador israelense Micah Goodman. Com tradução de Debora Fleck, a publicação integra a urgente Coleção Oriente Médio.

Para os interessados em política internacional e geopolítica, além dos conflitos árabe-israelenses, o livro traz uma reflexão acerca do “problema da divisão e da polarização”, principalmente nos últimos 25 anos.

Este problema, que não é exclusivo do Oriente Médio, tem resultado em um processo de “mais profundo encolhimento”, nas palavras do autor. Para Goodman, “o mundo intelectual e social das pessoas está se reduzindo aos limites de seu mundo político”. Leitura imperdível!

Confira trechos de O Impasse de 1967

“Numa sociedade de consumo, os cidadãos tendem a desenvolver relações emocionais e profundas com seus bens. Em casos mais extremos de materialismo, encaram esses bens como parte de quem são, não apenas como objetos que possuem.

“O materialismo extremo se assemelha ao idealismo extremo. Os idealistas têm dificuldade para se diferenciar das próprias ideias. Sua visão de mundo vai muito além de uma coleção de ideias: é, sobretudo, um componente primordial de sua identidade. Os idealistas se identificam com suas ideias exatamente como os materialistas se identificam com seus bens. Pessoas que assimilam à própria identidade as opiniões que têm não aceitam críticas a essas opiniões. Para elas, qualquer objeção a seus pontos de vista é encarada como um ataque pessoal.

[…]

“Hoje, Israel é um país repleto de ideias antagônicas. Os israelenses manifestam uma ampla gama de opiniões sobre os mais diversos assuntos — como economia, sociedade, o papel da religião no Estado, etc. —, e o choque de ideias provoca debates acalorados, apaixonados. Contudo, é apenas em um único assunto que os israelenses assimilam seus pontos de vista à própria entidade: o conflito árabe-israelense.

“Para eles, as opiniões que têm sobre, digamos, o meio ambiente ou sobre as taxas de juros fazem parte da forma como pensam. Por outro lado, as opiniões sobre onde deve ficar a fronteira oriental de Israel fazem parte de quem eles são.”

Quem é Micah Goodman?

Micah Goodman é um filósofo, pesquisador e autor israelense, especialista em questões relativas ao judaísmo, ao sionismo, aos textos bíblicos e às dificuldades contemporâneas de Israel. Doutorou-se na Universidade Hebraica de Jerusalém, onde hoje também leciona.

Além de pesquisador sênior no Instituto Shalom Hartman, em Jerusalém, Micah atua como diretor do Midrasha Ein Prat de Israel, uma organização sem fins lucrativos que oferece programas de educação judaica para jovens adultos. Também é membro do Fórum Global da Biblioteca Nacional de Israel e dá aulas no Projeto Tikvah na Universidade de Princeton.

Na televisão, Micah Goodman participa de um programa no qual discute figuras bíblicas. Um dos intelectuais mais influentes em Israel, ele recebeu, em 2014, o Prêmio Marc e Henia Liebhaber de Tolerância.

Best-seller em seu país, O Impasse de 1967 chama atenção para a Guerra dos Seis Dias e seus desdobramentos. Extremamente envolvente, o livro é essencial para compreender questões políticas da atualidade. Com certeza é um título para ter em sua biblioteca.

Adquira já o seu exemplar! Clique na imagem na capa!

 

O Impasse de 1967, de Micah Goodman.

E não se esqueça de acompanhar as novidades da É Realizações no Instagram.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *