Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

O Livre Arbítrio – Livro 1: quase mil verbetes sobre a obra de Santo Agostinho!

O Livre Arbítrio – Livro 1 é uma verdadeira obra-prima de estudos sobre um dos mais importantes textos de Santo Agostinho. Parte de um projeto ambicioso da Editora Filocalia, consiste em um tomo de quase 1 mil verbetes!

A edição bilíngue – no texto original em latim e em português – conta também com inédita e primorosa tradução e apresentação do medievalista Ricardo Taurisano, além de inúmeras notas e extensos comentários.

Nessa caprichosa edição de 672 páginas, Santo Agostinho aborda o problema do mal, conduzindo um diálogo com seu discípulo Evódio, no qual conversam sobre como pode ser Deus a origem de tudo que existe e, simultaneamente, não ser Ele o criador do mal.

Além do mais, o robusto volume traz ainda trechos de Retratações, uma de suas produções literárias, que Santo Agostinho revê criticamente. Outros dos temas tratados nessa bela edição são:

  • Teodiceia,
  • Determinismo,
  • Filosofia moral,
  • Patrística,
  • Hamartiologia,
  • Filosofia cristã,
  • Filocalia.

O Livre Arbítrio – Livro 1 é a primeira publicação do projeto editorial de três volumes, que traz ilustração exclusiva do artista gráfico uruguaio Gervasio Troche.

Ao adquirir O Livre Arbítrio – Livro, você conta com:

  • 672 páginas,
  • Texto original em latim,
  • Prefácio,
  • Ensaios introdutórios,
  • Notas,
  • Comentários,
  • Léxico com quase 1 mil verbetes,
  • Trechos de Retratações.

Quem é Ricardo Taurisano?

Ricardo Taurisano é doutor em Filosofia Medieval e mestre em Letras Clássicas pela Universidade de São Paulo. Atua como professor de latim, grego, filosofia patrística e cultura clássica. Taurisano dedicou mais de uma década à finalização dessa obra!

Para adquirir o seu exemplar de O Livre Arbítrio – Livro 1, clique na imagem da capa!

Quem foi Santo Agostinho?

Nascido Aurélio Agostinho, em 13 de novembro de 354 d.C., em Tagaste, pequena cidade da Numídia – atual Souk Ahras, interior do nordeste da Argélia, foi filho de mãe cristã e pai pagão.

Agostinho estudou em Madaura, Tagaste e Cartago, entre 365 e 370. Tomou gosto pela filosofia através da leitura das obras de Cícero. Chegou a lecionar línguas, gramática e retórica em Tagaste e em Cartago, entre 373 e 374.

Em Roma, na década seguinte, tornou-se professor da cátedra de Filosofia. Foi quando descobriu a filosofia neoplatônica. Estudou com afinco os escritos de São Paulo e converteu-se ao cristianismo.

Outro nome que o influenciou fortemente foi o Ambrósio, bispo de Milão, com quem conviveu na cidade italiana. Agostinho apreciava ouvir seus sermões eloquentes ou simplesmente se deixar embalar por hinos sacros em sua companhia.

Em 386, Agostinho pediu demissão do cargo de professor e foi para a cidade de Cassicíaco, onde se preparou para o batismo. Foi nesse lugar que escreveu obras como Contra os acadêmicos, A vida feliz e Sobre a Ordem. Agostinho foi batizado pelo bispo Ambrósio.

Logo depois de perder sua mãe, a caminho da África, Agostinho escreveu Sobre a imortalidade da alma. Ao retornar, passou a viver em um mosteiro que ele mesmo fundou, em Tagaste.

Importância de Santo Agostinho

Santo Agostinho foi um dos maiores gênios do pensamento ocidental. Com obra diversa e densa, escreveu sobre todos os dogmas cristãos. O autor, que viveu nos séculos IV e V de nossa era, fronteira entre a Antiguidade greco-romana e a Idade Média, foi o maior filósofo neoplatônico e o mais destacado pensador filosófico-teológico do cristianismo em 20 séculos.

A filosofia agostiniana consiste numa investigação constante dos problemas vitais e persegue, com disposição incansável, o “bem do homem”. Sua obra pode ser dividida em dois tempos: antes e depois de sua conversão. Antes de converter-se, interessou-se por retórica e filosofia. Depois, concentrou seus estudos nas Sagradas Escrituras.

Santo Agostinho e Tomás de Aquino formam a dupla de intelectuais cristãos que dá o tom do pensamento medieval, influenciando indiscutivelmente a intelectualidade europeia dos séculos seguintes. Adquira agora mesmo essa publicação primorosa!

É Realizações e Filocalia: obras-primas para entender o mundo e o homem.

Acompanhe nossas novidades no Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *