Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

O Paraíso à Porta, de Fabrice Hadjadj, é alegria que desconcerta

O Paraíso à Porta – Ensaio sobre uma alegria que desconcerta é um dos livros do escritor e filósofo francês Fabrice Hadjadj. Nesta leitura de “fecundidade transbordante”, é possível fazer viagem simultânea pela filosofia, pela teologia e pelas artes.

Parte do catálogo da É Realizações, as reflexões de Hadjadj passam por escritores e pensadores, como Friedrich Nietzsche, Franz Kafka, Charles Baudelaire, Mircea Eliade, Benny Lévy, Pierre Klossowski, Emmanuel Lévinas, além dos artistas Gian Lorenzo Bernini e Wolfgang Amadeus Mozart.

O que é, afinal, o paraíso à porta?

Para Fabrice Hadjadj, o paraíso é um convite à alegria do aqui e agora. Ou seja, o que o escritor propõe é que aprendamos a estar presentes em nossas próprias vidas, apreciando cada detalhe e, principalmente, cada pessoa que amamos.

O Paraíso à Porta leva a pensar a respeito das implicações de nossos hábitos e, sobretudo, acerca dos desafios do futuro, se não mudarmos esses hábitos.

O que Fabrice Hadjadj nos oferece, neste título traduzido por Pedro Sette-Câmara, são novos caminhos para pensar o cotidiano, além dos caminhos já conhecidos, mas que, por alguma razão, negligenciamos.

O niilismo característico de sua escrita, consequência de suas crenças durante a adolescência e os primeiros anos de vida adulta, quando se considerava ateu e anarquista, continua presente. Há, contudo, certa beleza em sua forma de deixá-lo à mostra.

Foi em 1998 que o filósofo converteu-se ao catolicismo. Nesta virada de crenças, Fabrice Hadjadj escreveu o livro Réussir sa mort: Anti-méthode pour vivre, com o qual ganhou o Grand Prix Catholique de Littérature, em 2006.

Em 2014, Hadjadj foi nomeado pelo Vaticano membro do Pontifício Conselho para os Leigos, que consiste em auxiliar o Papa no empenho que os fiéis leigos devem dar à própria vida e à missão da Igreja para com o mundo.

O Paraíso à Porta é, portanto, e em suas próprias palavras: “Aparentemente, mais um tijolo que pesa do que uma estrela que brilha […] uma coleção de livrinhos: mesmo que eles sigam uma progressão coerente, seus capítulos, seus intermédios, podem ser lidos separadamente, como se fossem opúsculos descartáveis”.

Temas de O Paraíso à Porta

Aos que preferem uma leitura livre, o sumário contido nesta edição auxilia bastante, porque permite escolher o que ler por temas, como:

  • “Crer no paraíso por engano”,
  • “Nietzsche e os além-mundos”,
  • “O grande teatro do mundo”, entre muitos outros.

São mais de 400 páginas de reflexões e o autor apresenta inúmeras definições de paraíso, além dos universos em que cada uma se encaixa, inclusive como instrumento político-social.

Confira alguns trechos de O Paraíso à Porta – Ensaio sobre uma alegria que desconcerta, este livro que é, como consta na epígrafe, um “encontro com aquilo que não passa”.

“A noção de paraíso não é portanto apenas religiosa e privada. Ela faz com que o mundo gire mais redondo. Ela coloca – sobretudo – a política em crise. Esta última tem por tarefa conduzir a multidão ao bem comum um temporal. […] Essa é claramente a aporia: ou a cidade terrestre é confundida com a cidade celeste, e assim torna-se totalitária, ou a cidade terrestre é separada da cidade celeste, e então perde a bússola.”

“De fato, a felicidade é o objetivo, o paraíso, o filme último. E, como diz Aristóteles, a causa final é a causa das coisas. É em função do fim que os meios são determinados.”

“Daquilo que precede é preciso concluir duas coisas contrárias: 1º O bem comum temporal não pode ser confundido com o bem comum eterno, ou a política (ou a religião) se fecharia num projeto totalitário. 2º O bem comum temporal não pode ser separado do bem comum eterno, ou a política (ou a religião) resvala num laissez-faire assassino. Estamos numa enrascada. Mas contrário não é contraditório. Nem separar nem confundir, é distinguir para unir.”

Quem é Fabrice Hadjadj?

Fabrice Hadjadj é judeu, nascido em Nanterre. Atua como professor de Filosofia e Literatura na cidade de Toulon. É casado com a atriz Siffreine Michel, com quem tem quatro filhas e dois filhos.

Um autor original, seus livros são espaços privilegiados que permitem pensar sob diferentes e novas perspectivas.

Em outras palavras, a literatura de Fabrice Hadjadj é uma ampla janela aberta para o passado, o presente e o futuro. Estar em contato com sua obra é se permitir um enriquecimento pessoal e cultural arrojado, que não apenas alarga o conhecimento, como também refina a sensibilidade.

Adquira já o seu exemplar de O Paraíso à Porta! Clique na imagem da capa!

O Paraíso à Porta
O Paraíso à Porta, de Fabrice Hadjadj.

De Fabrice Hadjadj, além de O Paraíso à Porta você encontra na É Realizações os demais livros:

Jó – Ou a tortura pelos amigos

Jó – Ou a tortura pelos amigos
Jó – Ou a tortura pelos amigos, de Fabrice Hadjadj.

A Profundidade dos Sexos – Por uma mística da carne

A Profundidade dos Sexos
A Profundidade dos Sexos, de Fabrice Hadjadj.

É Realizações: promovendo o encontro do leitor com o livro. Acompanhe nossas novidades pelo Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *