Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

O que os bons livros podem nos proporcionar?

Como Ler Livros, de Mortimer J. Adler, é uma obra essencial para quem deseja extrair dos livros todo o conhecimento e a possibilidade de entendimento do mundo.

Essa publicação da É Realizações vai orientá-lo com dicas teóricas e práticas de leitura, o que tornará sua vida intelectual muito mais rica e intensa. É o livro que você estava procurando para aprimorar, com eficiência, sua capacidade de leitura, entre outras aptidões intelectuais.

Como Ler Livros apresenta caminhos para a compreensão verdadeira do texto, reduzindo o risco da leitura “mecânica”, algo que, infelizmente, acontece com todos, mas sobretudo com quem não domina o ato de ler – ou lê por obrigação ou por performance, privilegiando a quantidade em vez da qualidade da leitura.

Já aconteceu de, ao final de uma leitura, você não conseguir sintetizar o tema exposto pelo autor? Como Ler Livros vai ajudá-lo a:

  • Extrair informações de um texto.
  • Compreendê-lo.
  • Criticá-lo.
  • Resumi-lo.
  • Criar pressupostos diferentes.

O que os bons livros podem fazer por você

Mortimer J. Adler também apresenta um rico panorama sobre os benefícios da leitura para nosso intelecto, nossas emoções e até para nossa espiritualidade. Vamos lá!

O método para aperfeiçoamento da leitura, a partir da classificação em inspecional, analítica e sintópica, apesar de se aplicar para todos os livros, não funciona em todas as obras.

Para aprender a ler é preciso escolher bem os livros, optando por títulos desafiadores e de patamar mais elevado, levando, assim, a uma verdadeira ampliação do pensamento.

A habilidade de selecionar livros adequados é fundamental para o aprimoramento da capacidade leitora. Portanto, os textos de cunho informativo – ou os de tom mais despojado, lidos como passatempo – servem a seus devidos propósitos, mas não para o desenvolvimento pretendido.

Bons livros para a leitura analítica são aqueles que parecem mais difíceis, até mesmo fora do alcance por conta de sua elevação. Na realidade, entretanto, esses são os melhores para auxiliar no processo de tornar-se um melhor leitor. É necessário que o livro demande esforço do indivíduo.

Livros científicos ou filosóficos, por exemplo, podem parecer mais desafiadores, por terem assuntos desconhecidos ou tidos como complexos para muitos. Porém, uma obra poética acaba sendo mais exigente com seu leitor, pela subjetividade e por não contar com um guia do autor para levar a um entendimento.

Livros ruins, em contrapartida, têm dificuldades diferentes das apresentadas, já que não são passíveis de análise. Eles não trazem qualquer tipo de aprendizado, não oferecem uma recompensa final.

Um bom livro, além de aguçar a técnica de leitura, traz rico ensinamento sobre si próprio e sobre a vida. Bons livros dão ao leitor uma espécie de iluminação na consciência sobre as verdades do mundo. O leitor torna-se mais sábio, não apenas mais culto.

Obviamente não se pode esclarecer todas as questões relacionadas ao homem, à natureza, às relações e a outros dilemas, mas bons autores, que escreveram clássicos marcantes, trazem a reflexão de como eles encararam e trataram com excelência diversos conflitos.

Quer saber mais sobre o assunto? Adquira agora mesmo Comer Ler Livros!

Você sabe quem foi Mortimer Adler?

Mortimer J. Adler foi um dos mais profícuos intelectuais do século XX, tendo escrito cerca de cinquenta livros sobre literatura, filosofia, teologia e pedagogia. Seus autores preferidos eram Aristóteles, Santo Tomás de Aquino, John Locke, John Stuart Mill e Platão.

Filósofo, educador, enciclopedista e escritor, Adler nasceu em 19 de dezembro de 1902, em Nova Iorque. Filho de imigrantes judeus alemães, aos 14 anos teve que abandonar os estudos e começou a trabalhar como secretário no jornal The New York Sun.

Nessa época, nutriu o desejo de se tornar jornalista e se dedicou a um curso noturno na Universidade de Columbia para desenvolver sua escrita.

Durante as aulas, Adler entrou em contato com os pensamentos de John Stuart Mill, o que o impressionou bastante, impactando sua trajetória. Foi através de Mill que Adler também conheceu Platão, o que definiu sua decisão pela faculdade de filosofia na própria Columbia.

Como filósofo, trabalhou dentro das tradições aristotélica e tomista. Adler deu aulas na Columbia e na Universidade de Chicago. Por sua trajetória, ganhou a Medalha Nacional de Humanidades, o Prêmio Literário St. Louis e o Prêmio Charles Frankel.

Tenha esse magnífico autor em sua biblioteca! Adquira agora mesmo Como Ler Livros!

E continue acompanhando as novidades da É Realizações no Instagram!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *