Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

Romances de Georges Bernanos: conheça 7 títulos em língua portuguesa

Para apreciadores de bons romances, lista contempla clássicos da literatura francesa.

Georges Bernanos é um dos mais importantes nomes da literatura do século XX, tendo como pontos marcantes de seu estilo a religiosidade latente, a moralidade e a esperança trágica.

No conjunto de sua obra, destacam-se títulos de extraordinária qualidade literária, como Senhor Ouine e Sob o Sol de Satã. Especialmente para quem ainda não teve a oportunidade de ler os romances de Georges Bernanos, reunimos os livros publicados pela É Realizações.

Se você é um verdadeiro apreciador de bons romances, não pode abrir mão desse grande nome da literatura francesa. Confira já os títulos!

Diálogos das Carmelitas

Em pleno período da Revolução Francesa, Georges Bernanos busca enaltecer o papel da fé adiante da violência. Para isso, o autor construiu uma narrativa tocante ao redor de dezesseis irmãs carmelitas que foram condenadas à guilhotina.

Diálogos das Carmelitas, de Georges Bernanos.

Diário de um Pároco de Aldeia

Através da história de um jovem padre católico em Ambricourt, na França, Georges Bernanos faz uma denúncia ao mundo moderno, que transforma o cristianismo em rotina, e cria questionamentos acerca, por exemplo, da espiritualidade e da praticidade.

Entre os romances de Georges Bernanos, esse foi um que chegou às telonas. A história foi transformada em filme em 1951, por Robert Bresson.

Diário de um Pároco de Aldeia, de Georges Bernanos.

Um Sonho Ruim

A história gira em torno de personagens que vivem uma realidade sem ânsia de vida, entre eles: um esquerdista suicida em um hotel, um escritor refém de sua fama e uma mulher e seu amante jovem em meio às drogas e ao crime.

Os cenários de desonra remetem ao mundo real ao qual parecia caminhar, na perspectiva do autor, quando escreveu o romance, em 1934.

Um Sonho Ruim, de Georges Bernanos.

Sob o Sol de Satã

Um dos mais famosos romances de Georges Bernanos foi também adaptado para as telas, em 1987, pelo cineasta Maurice Pialat. Como em outros romances, traz no cerne os dilemas da humanidade.

O eixo da história gira em torno de uma jovem desesperada e um padre sendo atormentado pelo diabo.

Sob o Sol de Satã, de Georges Bernanos.

Joana, Relapsa e Santa

Trazendo a lume a história de Joana d’Arc e sua condenação para construir uma reflexão sobre a Igreja – e os tipos de Igreja –, Georges Bernanos entrega questionamentos importantes.

Contra a Igreja Institucional, por exemplo, o escritor francês tece diversas críticas, ao mesmo tempo que a considera necessária.

Joana, Relapsa e Santa Georges Bernanos
Joana, Relapsa e Santa, de Georges Bernanos.

Nova História de Mouchette

Mais um título que ganhou sua versão em filme por Robert Bresson, em 1967, a história aborda temas angustiantes e sensíveis.

A trama se dá ao redor de uma garota de catorze anos que, em busca de se livrar de sua comunidade e família ameaçadoras, cai em outro abismo, que envolve mentiras e estupro.

Nova História de Mouchette, de Georges Bernanos.

Senhor Ouine

Considerado pelo próprio autor como sua obra-prima, este romance de sua fase mais madura foi terminado durante seu exílio no Brasil.

A narrativa apresenta a história do professor Ouine, sua chegada a um novo vilarejo e um profundo mergulho na mente dos personagens da trama.

Senhor Ouine, de Georges Bernanos.

Conte para nós: por qual livro você começará sua coleção dos romances de Georges Bernanos? Confira também os livros de ensaios do escritor francês, também publicados pela É Realizações.

Muito mais novidades sobre os melhores livros de literatura você acompanha pelo nosso Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *