Fechar

"O livre Arbítrio" de Agostinho

PROFESSOR


SOBRE O CURSO

"O livre Arbítrio" de Agostinho, trata-se de um escrito fundamental de um dos maiores gênios do pensamento ocidental, e em que são propostas ideias ainda hoje debatidas por filósofos e teólogos. 
 
Situado na passagem da Antiguidade tardia à Idade Média cristã, Agostinho foi ele mesmo responsável por algumas das sínteses intelectuais que operaram essa transição. Em cada um dos três livros de O Livre Arbítrio, vemo-lo como que num estágio distinto desse processo, que compreende a filiação ao pensamento clássico, a assimilação da filosofia neoplatônica e a remodelação desse legado sob a formatação cristã. Por todo o percurso, move o teólogo a intenção de se opor ao dualismo gnóstico ou masdeísta em que incidiam os maniqueus. Enquanto estes encontravam no Divino a causa do mal, ele negou ao mal o estatuto mesmo de substância com existência própria. Estruturada como um diálogo mantido entre Agostinho e seu discípulo Evódio, a obra caminha à conclusão de que o mal não é algo que existe, mas algo que faz das coisas menos do que elas devem ser; de que ele é algo que se faz – e não por Deus, mas pelos indivíduos, quando amam de modo desordenado bens que não são mais que transitórios. O mal é, assim, privação de ser; quanto àquele que sofremos em vez de praticar, não se trata verdadeiramente de mal, mas de retribuição a nossos próprios atos. Sobre a ação humana e a vontade que a qualifica é que recai a culpa pelo que julgamos ser mau; isto é, sobre o livre arbítrio, como celebrizou o título desta obra.
 
Ministrado por Ricardo Taurisano, tradutor-comentador dos 3 volumes publicados pela Editora Filocalia – doutor em filosofia medieval e mestre em letras clássicas pela USP, professor por muitos anos de latim, grego, filosofia patrística e cultura clássica, o curso surge como referência obrigatória para os estudiosos agostinianos e para os interessados nos temas da ação humana e do problema do mal.


ASSUNTO

Filosofia;


R$399,90
R$319,90 Comprar

Obras Relacionadas