Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

Natal: conheça a história original!

Em livro com análise envolvente, Margaret Barker coloca a narrativa natalina em seu contexto original.

natal história original

Natal: A história original é um livro para lá de instigante, escrito por Margaret Barker. Nessa obra, a teóloga desvela a verdadeira origem da data comemorativa mais celebrada no Ocidente.

Descubra os fascinantes segredos por trás da história do nascimento de Jesus!  Barker mergulha nas raízes culturais e literárias do evento, desvendando aspectos muitas vezes esquecidos nos Evangelhos de Mateus e Lucas.

Sua análise envolvente, baseada em conhecimentos profundos da tradição do templo e da cultura judaica da época de Jesus, coloca a narrativa natalina em seu contexto original.

Ao explorar, por exemplo, o Evangelho da Infância de Tiago, e as sutis alusões nos Evangelhos de Mateus e Lucas, a autora reconstrói e explica o significado original da história do Natal.

Essa emocionante jornada não para por aí, uma vez que Barker demonstra como esse entendimento perdurou em textos posteriores – como o Evangelho Árabe da Infância –  e ecoou em lendas envolventes da Europa medieval.

Prepare-se para uma experiência única, onde a magia do Natal se entrelaça com saberes profundos e revelações surpreendentes. Enriqueça sua compreensão acerca dessa data como nunca imaginou ser possível!

Margaret Barker guia o leitor por um caminho extraordinário, revelando significados ocultos que fizeram do Natal uma história universal.

Com tradução de Maurício G. Righi, a obra publicada pela editora Filocalia, é recomendada para todos que apreciam livros de religião e espiritualidade, sobretudo com enfoque no cristianismo primitivo.

Além de abordar o tema central relacionado à origem do Natal, o leitor é conduzido por abordagens da teologia bíblica.

Antes de saber mais sobre o livro Natal: A história original, conheça um pouquinho a respeito de Margaret Barker.

Quem é Margaret Barker?

Se você deseja aprender mais sobre o mundo do cristianismo, pode se debruçar nos livros de Margaret Barker, a renomada intelectual formada em Teologia pela Universidade de Cambridge.

Margaret Barker nasceu no ano de 1944, em Londres, e é também uma pregadora metodista. A intelectual dedicou sua vida à pesquisa sobre o cristianismo antigo.

Barker desenvolveu uma abordagem conhecida como Teologia do Templo, que consiste em alguns elementos do culto no Templo de Salomão que formaram as raízes do cristianismo tanto quanto — ou até mais —, do que a cultura helenística.

Vamos ler alguns trechos dessa obra que não pode faltar em sua biblioteca?

Trechos do livro Natal: A história original

“As grandes celebrações da Igreja estão, hoje, quase completamente superadas por eventos esportivos ou de supermercados. A Páscoa tornou-se época de gorrinhos, coelhinhos e ovos de chocolate; o Natal, que se inicia no fim de outubro, dedica-se a renas, enfeites e tortas de frutas cristalizadas. As peças de teatro sobre a Natividade têm, contudo, longa trajetória, desde que São Francisco montou o primeiro presépio vivo. Todavia, estas ou foram banidas a fim de satisfazer o politicamente correto ou modernizadas a ponto de transformar pontos de ônibus em manjedouras, e até sentimentalizadas com esquilos e criaturas marinhas.”

“A história original é, não obstante, muito melhor. Sofreu com o excesso de familiaridade, e seus termos ficaram, por vezes, perdidos na excitação das distrações domésticas. Relida e repensada, no entanto, a história original da Encarnação surge como um dos grandes tesouros bíblicos.”

“As histórias do Natal não são somente belas; seu significado está no coração da fé cristã, mostrando como as primeiras gerações expressavam seu entendimento de Jesus tanto como Deus quanto como homem. Os credos são declarações posteriores da fé, em que foram sumarizados os pontos essenciais.”

“Nossas imagens do Natal foram moldadas por canções natalinas e, sobretudo, pelas pinturas que decoram os tradicionais cartões natalinos. Visualiza-se uma cena invernal num estábulo de madeira, manjedoura e pastores, com Maria envolta em sua aura. Vaca e jumento compartilham o estábulo e, no teto, pode haver a presença de anjos. A ênfase, dependendo das necessidades teológicas do momento, pode estar colocada sobre a situação de Maria como uma mulher sem-teto, ou como garota humilde que aceitou a vontade de Deus.”

“O que a tradição do Templo entendia por nascimento divino está no coração da compreensão cristã sobre Jesus; mas esse assunto ficou confuso e obscurecido quando os primeiros professores cristãos tentaram exprimir a cultura dos hebreus/Templo – que foi herdada – em termos aceitáveis para a filosofia grega. Disso resultaram os debates teológicos acerca da natureza e da origem do Filho de Deus e sua encarnação, debates sobre como o humano se relacionava com o divino, as  ‘naturezas’ da Segunda Pessoa.”

Conheça outros livros de Margaret Barker em português

Ler livros de história antiga é uma jornada fascinante porque nos transporta para épocas distantes, revelando as origens da humanidade e suas complexidades.

Margaret Barker é uma intelectual renomada nesse quesito, e nas páginas de qualquer um de seus livros conhecemos civilizações perdidas, intrigas políticas e proezas culturais que moldaram o presente.

Em Introdução ao Misticismo do Templo, por exemplo, livro que é um marco nos estudos teológicos contemporâneos, Barker expõe de maneira clara e organizada a hipótese que fundamenta sua teoria.

Para a estudiosa, o misticismo do templo —  uma tradição hebraica — lança luz sobre a possibilidade de reinterpretar a espiritualidade judaica e a compreensão de Jesus.

Natal a história original
Introdução ao Misticismo do Templo, de Margaret Barker.

Já em Introdução à Teologia do Templo, somos apresentados às crenças que moldaram a nossa espiritualidade, centradas no primeiro templo de Jerusalém.

De acordo com a hipótese de Margaret Barker, essas crenças não apenas tornaram compreensível a mensagem cristã, mas também forneceram o solo fértil para o florescimento do cristianismo.

Com base numa ampla gama de evidências — que inclui textos da Bíblia hebraica, do Talmude, além de escritos dos pais da Igreja e dos livros deuterocanônicos —, a obra argumenta que a doutrina cristã primitiva se desenvolveu organicamente a partir da religião hebraica.

Introdução à Teologia do Templo, de Margaret Barker.

Por fim, O Profeta Perdido – O Livro de Enoque e sua influência sobre o Cristianismo oferece uma perspectiva inovadora sobre o cristianismo primitivo, revelando-se particularmente relevante para os leitores contemporâneos.

Apesar de ter sido largamente ignorado — ou até praticamente esquecido pela Igreja ao longo de quinze séculos —, o livro é uma das obras mais significativas do período pré-cristão na Palestina.

O Profeta Perdido desafia suposições arraigadas, especialmente nos temas centrais para o judaísmo e o cristianismo, e lança uma nova luz sobre a compreensão de Jesus e sua mensagem.

O Profeta Perdido, de Margaret Barker.

Margaret Barker: livros de história do cristianismo

Livros de história do cristianismo oferecem insights únicos sobre a evolução da sociedade, o que por sua vez proporciona uma compreensão mais aprofundada de quem somos.

A leitura desses livros não apenas enriquece nosso conhecimento, como estimula a reflexão sobre o legado que herdamos.

Ao mergulhar nas histórias do passado, descobrimos as raízes que sustentam nossa existência, conectando-nos com uma narrativa que transcende o tempo. Como pode perceber, assim é com Natal: A história original.

Que tal conhecer a fundo essa história?

Garanta já seu exemplar!

Natal a história original
Natal: A História Original, de Margaret Barker.

E fique por dentro de nossas novidades pelo nosso Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *