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Stanislávski e o Yoga

AUTOR:
Tcherkásski, Serguei

TRADUÇÃO:
Moschkovich, Diego

Editora:
É Realizações

Gênero:
Artes

Subgênero:
Teatro

Formato:
16 x 23 cm

Número de Páginas:
128

Acabamento:
Brochura

ISBN:
978-85-8033-339-8

Ano:
2019
Pertence à coleção:
Biblioteca Teatral

Tags:
Sistema Stanislávski, método das ações físicas, teatro russo, preparação de atores, pedagogia teatral, arte soviética, censura e espiritualidade oriental

Stanislávski e o Yoga

R$44,90

Sinopse

Há, para o leitor de Stanislávski – teórico que lançou as bases da preparação de atores moderna –, uma associação que se insinua espontaneamente: várias das suas práticas parecem-se com exercícios ensinados pelo Yoga. Esse parentesco evidente, no entanto, foi desprezado pela maioria dos intérpretes, o que hoje fundamenta e é agravado pela oposição que se faz entre o “jovem” e o “velho” Stanislávski. Nos escritos dos anos 1910, a noção-chave do teatrólogo é a de memória afetiva; nos textos da década de 1930, o destaque fica para o conceito de ações físicas. Entre um período e outro, a censura soviética obrigou o artista a abdicar de expressões incompatíveis ao materialismo, como “espírito”, “alma”, “subconsciente” e “intuição”. Em Stanislávski e o Yoga, Serguei Tcherkásski demonstra que o hábito indiano milenar manteve a sua influência sobre os textos, as ideias e as montagens do mestre russo – cuja agudeza só é apropriadamente entendida quando não deixamos de atentar às suas fontes.