Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

Dicas de leitura para o Carnaval: confira 5 sugestões!

Enquanto muitos se entregam à folia das ruas, outros encontram refúgio nas páginas de um bom livro. Confira nossas sugestões para o feriado!

dica de leitura para o Carnaval

Quer dicas de leitura para o Carnaval? Pois é, há quem prefira, entre ritmos animados e festividades vibrantes, a leitura e o sossego. A opção surge como uma pausa revigorante, seja em cenários bucólicos ou mesmo em casa.

Enquanto muitos se entregam à folia das ruas, outros encontram refúgio nas páginas de um bom livro. A magia das palavras cria um contraponto recheado de serenidade, nos transportando a mundos imaginários sem limites.

Seja numa praia tranquila, no campo ou em seu próprio lar, acompanhado de um café perfumado ou uma taça de vinho, um bom livro pode transformar o Carnaval em um feriado mais do que esperado.

Se você é um apaixonado por literatura, confira nossas dicas de leitura para o Carnaval!

1) O Cadáver Indiscreto

Gosta de romance policial com um quê de filosofia? Em um hotel, deparam-se com o corpo de um tesoureiro, desencadeando assim a contratação de um detetive particular para desvendar o crime.

É dessa forma que o autor Michel Henry, filósofo e romancista francês, concebe O Cadáver Indiscreto, um intrigante romance policial que se enraíza na narrativa filosófica.

Além disso, a trama convida ativamente o leitor a se envolver na investigação do caso, explorando temas inspirados em histórias similares que levantam questionamentos complexos sobre conceitos como justiça e verdade.

Com isso, a obra se destaca como uma experiência literária envolvente e intelectualmente estimulante.

Em outras palavras, o livro é uma das perfeitas dicas de leitura para o Carnaval.

o cadáver indiscreto
O Cadáver Indiscreto, de Michel Henry.

2) Dica de leitura para o Carnaval: O Amor de Olhos Fechados

Também de Michel Henry, O Amor de Olhos Fechados é para lá de instigante. Imagine se toda expressão cultural fosse deixada de lado e a sociedade se rendesse inteiramente ao consumismo?

Em sua obra, o autor nos leva a refletir sobre esse cenário hipotético intrigante. Além disso, Henry descreve a narrativa de uma cidade outrora renomada como um epicentro cultural, porém, gradualmente, é tomada por uma onda revolucionária e bárbara, que aniquilará tudo em seu caminho.

Essa transformação radical serve como pano de fundo para a exploração de temas profundos ao longo da trama.

Diante de regimes totalitários que suprimem a criação espiritual, o autor destaca o indivíduo humano como a única força capaz de resistir à barbárie.

Assim, emergindo desse contexto de opressão cultural, a resistência do ser humano se revela como um elemento crucial.

Nesse contexto, Henry apresenta a resistência do ser humano como crucial diante da ameaça que a degradação cultural representa.

Ao fazer isso, ele destaca a importância da preservação da criatividade e da expressão espiritual como elementos fundamentais para a dignidade humana. Tudo isso numa das mais interessantes dicas de leitura para o Carnaval!

O Amor de Olhos Fechados, de Michel Henry.

3) Senhor Ouine

Para leitores exigentes, Senhor Ouine é “a” dica de leitura para o Carnaval mais que perfeita.

Reconhecido pelo próprio Georges Bernanos como sua obra-prima, o romance foi finalizado durante seu exílio no Brasil.

Aliás, esse é considerado o romance mais refinado do autor, apreciado por figuras como Céline, Georges Simenon e Antonin Artaud.

Além disso, o protagonista, Ouine, é destacado por Alain Bosquet como um dos poucos do século XX comparáveis à grandeza de Don Juan, ou mesmo de Fausto.

A trama se desenrola quando Ouine, um professor aposentado, chega ao vilarejo de Fenouille, norte da França, suscitando suspeitas e fascínio, especialmente em Philippe, apelidado de Steeny.

Vale destacar que um assassinato desencadeia uma série de fatos dramáticos que colocam em xeque a intricada rede de ressentimentos que permeia a cidade.

Contada de forma única, a narrativa não segue simplesmente uma sequência linear de eventos, mas mergulha na psique dos personagens, proporcionando uma experiência semelhante à de estar num sonho, ou pesadelo.

Não menos importante, essa é a primeira tradução para o português, com texto integral – não preservado nas primeiras edições.

A publicação conta com ensaio de Álvaro Lins e prefácio de Pierre-Robert Leclerq, enriquecendo ainda mais a compreensão e apreciação desta obra singular.

Senhor Ouine, de Georges Bernanos.

4) Dica de leitura para o Carnaval: Sob o Sol de Satã

Nessa narrativa, somos conduzidos a testemunhar o sofrimento de uma jovem devastada pelo desespero e um padre atormentado pelas forças malignas.

Desde seu primeiro romance, Georges Bernanos tem explorado os dilemas intrínsecos à condição humana – a angústia e a fé, o riso e as lágrimas, a dor e a alegria, o bem e o mal.

O clássico Sob o Sol de Satã, agora apresentado na tradução do poeta modernista Jorge de Lima, é um romance filosófico que mergulha nas complexidades do pensamento humano, entrelaçando drama e redenção.

Por meio de personagens e situações, explora questões fundamentais da existência, moralidade e conhecimento.

Essa forma literária desafia e inspira, proporcionando uma experiência que transcende a narrativa convencional ao instigar a reflexão profunda sobre a vida e seus significados. Portanto, outra de nossas perfeitas dicas de leitura para o Carnaval!

dica de leitura para o Carnaval
Sob o Sol de Satã, de Georges Bernanos.

5) O Livro da Imitação e do Desejo – Lendo Milan Kundera com René Girard

Essa é uma dica de leitura para o Carnaval magnífica, destinada a cativar todos os admiradores de Milan Kundera e da literatura em geral.

O ponto de partida de O Livro da Imitação e do Desejo é uma frase de René Girard: “Todos os grandes romances têm uma tendência ao cômico”. Essa ideia foi abraçada por Merril no contexto do autor do clássico A Insustentável Leveza do Ser.

Durante seu exílio em Paris, Kundera passou a admirar as ideias de René Girard.

Isso, contudo, não implicou que o escritor tenha modelado o enredo de suas histórias com base na teoria mimética de Girard, mas sim que compartilhou com o crítico francês uma visão comum sobre a interação humana.

Explore nossa loja on-line e se prepare para o Carnaval a seu modo. Ler é uma jornada na qual se adquire conhecimento, se vive aventuras e se obtém perspectivas jamais imaginadas.

Ao adquirir nossos livros, você faz um investimento para sua mente e seu coração, uma vez que eles são oportunidades de se deixar levar a mundos desconhecidos, e nesses mundos podemos encontrar conforto, deleite, sabedoria.

Mesmo em meio à agitação carnavalesca, você pode encontrar paz e beleza na escolha de se recolher para contemplação e meditação, sempre ao lado de um bom livro.

Optar pela introspecção e pelo silêncio, em vez do tumulto do feriado, pode ser uma pausa revigorante para sua alma. Livros são espaço para a serenidade, porque permitem que os pensamentos se encadeiem com tranquilidade.

Em outras palavras, o seu Carnaval pode ser um necessário ritual íntimo, de profundo descanso. Ofereça à sua mente a oportunidade de renová-la e nutri-la.

Gostou de nossas dicas de leitura para o Carnaval?

Ah, e não se esqueça de acompanhar nossas novidades pelo Instagram! Fique por dentro de tudo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *