Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

C. S. Lewis além do cristianismo: conheça seus livros e sua trajetória

Descubra por que o escritor irlandês está entre os mais importantes pensadores de todos os tempos.

C. S. Lewis foi um dos mais importantes intelectuais do século XX, um dos gigantes do cristianismo, profícuo intelectual e autor de um dos maiores clássicos da literatura infantil: As Crônicas de Nárnia.

Seria no mínimo injusto, porém, associá-lo apenas à grande obra de fantasia que o tornou “popular” — como se “apenas”, nesse caso, não fosse também um grande elogio. C. S. Lewis era um apaixonado pela literatura!

Apesar de ser difícil de pensar em C. S. Lewis para além do cristianismo — uma vez que é impossível dissociar suas crenças de tudo aquilo que criou —, vamos apresentar outra faceta de sua trajetória intelectual.

Ou melhor, vamos mostrar um apanhado de sua trajetória e apontar como sua presença entre os maiores pensadores de todos os tempos é justificada. Façamos por um passeio por sua trajetória!

Quem foi C. S. Lewis?

Nascido Clive Staples Lewis, na Irlanda de 1898, assinou suas mais de 30 obras apenas com as primeiras iniciais e um propósito: o de evidenciar sua fé.

Além de romancista e crítico literário, C. S. Lewis foi “teólogo popular”, professor, poeta, além de ter sido também aluno e professor das universidades de Oxford e Cambridge. Lewis chegou a ocupar a cadeira de inglês medieval e renascentista em Cambridge.

O autor escreveu ficção científica, ensaios sobre cultura e religião e livros de literatura fantástica. Não sem razão, já está claro, que ele é um dos autores mais respeitados do mundo. Sua autoridade é reconhecida nas áreas de:

  • Filosofia 
  • História
  • Cristianismo
  • Literatura

Só na área da literatura, passeou pelas subáreas:

  • Literatura medieval
  • Literatura renascentista
  • Literatura inglesa
  • Musas da literatura
  • Amor cortês

Sua linguagem envolvente e de fácil compreensão é outra razão de C. S. Lewis ter se tornado um dos maiores escritores, ainda hoje. Agora vamos conhecer um pouco mais sobre sua principal obra: As Crônicas de Nárnia.

As Crônicas de Nárnia

A obra As Crônicas de Nárnia é composta por sete volumes e é um clássico tão importante para a literatura (de forma geral) que chegou a ganhar vários prêmios, inclusive a Medalha de Carnegie, uma honraria criada em 1936.

Os sete volumes desta obra são:

  • O Sobrinho do Mago
  • O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa
  • O Cavalo e seu Menino
  • Príncipe Caspian
  • A Viagem do Peregrino da Alvorada
  • A Cadeira de Prata
  • A Última Batalha

Livro de estrondoso sucesso, com mais de cem milhões de exemplares vendidos,  e traduzidos para mais de 50 idiomas; tendo, inclusive, edições em braile, e edições de luxo e ilustradas.

Livros de C. S. Lewis publicados pela É Realizações

No catálogo da É Realizações há duas primorosas obras de C. S. Lewis, consideradas acadêmicas, dentro do espectro de gêneros experimentados pelo autor. 

Obras substanciais, voltadas principalmente para apreciadores de crítica literária, ou de livros que mergulham fundo nos “bastidores” dos grandes romances, que merecem ser apreciados com atenção e afeição.

Vamos conhecer um pouco mais de cada livro!

A Imagem Descartada – Para compreender a visão medieval do mundo

A obra de teoria e crítica literária é a reunião de conferências proferidas por C. S. Lewis na Universidade de Oxford.

Para apreciadores de temas pertencentes ao imaginário medieval, esta é uma leitura imperdível.

Um dos diferenciais da obra, que pertence ao catálogo da É Realizações, é alimentar quem deseja conhecer as fontes, os métodos e o modo de trabalho do próprio C. S. Lewis.

O livro é excelente para se aprofundar nos estudos de literatura, com a leveza característica do autor. A edição de 224 páginas conta com tradução de Gabriele Greggersen.

A propósito, temos uma coleção especial para estudiosos dos temas relativos à Idade Média. Trata-se da Coleção Crítica, História e Teoria da Literatura.

C. S. Lewis
A Imagem Descartada – Para compreender a visão medieval do mundo, de C. S. Lewis.

Alegoria do Amor – Um estudo da tradição medieval

Indispensável para quem deseja conhecer mais do pensamento de C. S. Lewis, desta obra aborda a teoria e a crítica literária.

O livro, no entanto, trata exclusivamente as obras alegóricas da literatura inglesa que se tornaram marco da virada da Idade Média para o Renascimento.

Com tradução de Gabriele Greggersen, A Alegoria do Amor é um título um pouco mais robusto: são 400 páginas de um mergulho profundo no universo da literatura.

A edição pertence à Coleção Educação Clássica — indispensável para quem deseja aprimorar-se na vida intelectual. Vale a pena conhecer, depois, outros títulos.

C. S. Lewis
Alegoria do Amor – Um estudo da tradição medieval, de C. S. Lewis.

Literatura Medieval em C. S. Lewis

C. S. Lewis apresentou um estudo profundo acerca do universo medieval. Em A Imagem Descartada, por exemplo, o autor revela o cosmos medieval como um todo. 

Nesse livro, é possível descobrir a fonte de sua criação literária e não só dele. Não por acaso, o título é bastante lido por estudantes de literatura inglesa, ou apreciadores mais criteriosos s do assunto. 

Os textos, que na verdade são resultados de aulas ministradas em Oxford durante a década de 1930, compõem a obra, que foi publicada um ano após a morte de C. S. Lewis.

Nesse título, o pano de fundo tecido pelo autor acerca da cultura medieval estaria, inclusive, no subsolo do universo de Dante Alighieri e sua Divina Comédia, o que nos permite lê-la com maior facilidade.

Outros livros de C. S. Lewis

C. S. Lewis possui uma obra bastante vasta. São mais de 30 livros, entre eles: romances, ensaios e reflexões sobre o cristianismo. Vamos conhecer um a um!

O livro de maior alcance de público, sem dúvida, é Cristianismo Puro e Simples. Nele, o autor explica, literalmente, de forma pura e simples, qual a sua visão sobre o cristianismo.

Excelente livro de introdução para o pensamento de Lewis, tornou-se referência nos estudos sobre religião. O que poucos sabem é que este é resultado de um convite feito pela BBC para uma série de palestras sobre o cristianismo.

Já em A Abolição do Homem, o autor combate o relativismo, apontando que a ausência de definição das coisas obstrui a percepção de valores morais absolutos, como o altruísmo, o amor, a compaixão e a caridade.

Para C. S. Lewis, o relativismo é a abolição do próprio ser humano.

Em Os Quatro Amores, o autor apresenta sua visão a respeito do amor, desligando-o da forma superficial como normalmente é compreendido e tratado pela sociedade.

Os quatro tipos de amor sobre os quais C. S. Lewis reflete são:

  • Afeição: maneira básica de amar
  • Amizade: um tipo mais raro
  • Eros: a paixão
  • Caridade: o mais puro

A coletânea O Peso da Glória abriga nove sermões ministrados durante a Segunda Guerra Mundial. O título é um de seus livros mais ligados ao cristianismo.

Mais uma coletânea para se deliciar: A Última Noite do Mundo. A obra contém sete ensaios sobre filosofia cristã, entre outros temas, como a possibilidade de haver vida fora da Terra, e a volta de Jesus.

Em Deus no Banco dos Réus, o irlandês apresenta diferentes formas de compreender o cristianismo. O livro composto por ensaios é também envolvente e de fácil compreensão.

As coletâneas são muitas mesmo! Vamos ver mais?

Em Como Ser Cristão, o autor realiza, de forma instigante, um verdadeiro convite para a fé cristã. Outra obra semelhante é Reflexões Cristãs, um compilado de pensamentos reunidos durante toda a sua trajetória.

A questão do problema do mal também é abordada por Lewis, só que desta vez em O Problema da Dor. Suas reflexões ultrapassam o tema central e levam esperança aos seus leitores.

O Grande Divórcio é um dos livros mais famosos de C. S. Lewis. Nele, o escritor tece uma reflexão primorosa acerca do bem e do mal, além da graça e do julgamento.

Já em Milagres, o autor usa sua sagacidade para escrever sobre o sobrenatural. O texto — também! — é uma espécie de provocação aos céticos, naturalistas, racionalistas e deístas.

Que é impossível dissociar C. S. Lewis do cristianismo, já está claro, certo? Esta obra, contudo, é a prova de que os dois temas são mesmo indissociáveis!

Surpreendido pela Alegria, sua autobiografia é considerada um dos melhores livros teológicos do irlandês.

Já em Cartas de Um Diabo a Seu Aprendiz, Lewis reflete, em sátiras bem-humoradas e envolventes, sobre as tentações do diabo que desviam das verdades divinas. livro título também é iluminado pela fé do autor.

Por sua vez, Cartas a Malcolm trata-se de uma investigação sobre o papel da oração em diversos ambientes: em comunidade, no culto, e, sobretudo, a oração particular. 

Sobre Histórias é uma coletânea de ensaios, artigos, resenhas críticas e tributos, no entanto, o tema central é a literatura.

Ética para viver melhor: Diferentes atitudes para agir corretamente é um livro que reúne 24 ensaios que abordam temas da educação democrática, do conflito entre ciência e religião, a moral, entre outros temas.

Em Problema do Sofrimento, C. S. Lewis reflete acerca desse tema tão difícil para os cristãos: o sofrimento humano. Por sua vez, em Lendo Os Salmos, o autor escreve para aqueles que já creem no cristianismo. 

Já em A Anatomia de uma Dor, Lewis entra em profunda reflexão sobre o luto, a depressão e a origem do mal, embora com uma interessante diferença: o ponto de partida são suas próprias experiências.

Outro livro interessantíssimo é Cartas a Uma Senhora Americana, no qual C. S. Lewis troca correspondências com uma senhora que nunca conheceu.

Encantadora leitura, percebe-se nela traços da personalidade de Lewis e sua forma de revelar a compaixão. O homem para além do escritor.

Como Orar indica caminhos para tecer um diálogo íntimo com Deus, oferecendo também uma compreensão mais profunda acerca da oração, essa linguagem única de se comunicar com o Superior.

Que mergulhar na coletânea Como cultivar uma vida de leitura conhecerá o riquíssimo acervo literário de C. S. Lewis. E não só isso: seu texto revela a alegria de uma vida dedicada à leitura.

Uma das leituras mais interessantes assinadas pelo irlandês, Todo meu caminho diante de mim revela cinco anos da vida do escritor em forma de diário. As confissões foram escritas por incentivo de Jane King Moore, mãe de um amigo da época da guerra, a quem fez a promessa de cuidar, caso morresse.

A promessa era recíproca. Enquanto serviam na Primeira Guerra Mundial, os amigos fizeram esse pacto: o sobrevivente cuidaria da família do outro. Lewis chegou a mudar-se para a casa de Jane depois da guerra. Vale ressaltar que nessa época C. S. Lewis era ateu.

Em A Torre Negra, os admiradores de Lewis contam com seis histórias — consideradas esboços de Trilogia Cósmica, sobre a qual falaremos já já.

Um dos maiores gênios da literatura de fantasia assina também Até que Tenhamos Rostos, obra em que faz uma releitura do mito de Cupido e Psique.

Além do tema interessantíssimo, Lewis conta a história pela perspectiva de Orual, a rejeitada irmã de Psique.

Quando o assunto são fábulas e alegorias, C. S. Lewis é incansável, assim como seus leitores. Em O Grande Abismo, de maneira única e envolvente, o autor não deixa de fazer uma reflexão sobre o bem e o mal.

Por fim, os leitores de O Assunto do Céu contam com mensagens inspiradoras para os 365 dias do ano, reunidas pelo consultor literário norte-americano Walter Hooper, que foi seu secretário particular.

Trilogia Cósmica de C.S. Lewis

Uma das mais famosas amizades do mundo literário foi entre C. S. Lewis e J.R.R. Tolkien, autor de O Senhor dos Anéis — entre tantos outros livros fantásticos.

Conta-se que a Trilogia Cósmica, do Lewis, foi construída inteiramente em cima de apostas no “cara ou coroa” entre os dois amigos.

O personagem principal, Elwin Ransom, aliás, é o símbolo da amizade entre os dois escritores. Na trama, Ransom é professor e filólogo, assim como J.R.R. Tolkien. Os três volumes são:

  • Além do Planeta Silencioso 
  • Perelandra
  • Aquela Fortaleza Medonha

É isso!

Gostou de conhecer mais sobre C. S. Lewis? Um autor e tanto, não?

Pois é! Estamos falando de um gigante da literatura e do cristianismo. Esse é C. S. Lewis, o indissociável homem da imaginação, da fé e das grandes ideias acerca do que é ser humano.

Aprofunde-se na literatura de C. S. Lewis com os dois magníficos volumes sobre literatura medieval que constam em nosso catálogo. Certamente, eles tornarão suas leituras — e de outras obras — muito mais embasadas e profundas.

Recomendamos também a leitura da entrevista especial: Imaginação moral: perguntas sobre o conceito para Alex Catharino

Visite nossa loja on-line e conheça também outros livros de religião, livros de literatura e livros de espiritualidade e vida intelectual.

E não se esqueça de acompanhar nosso Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *