Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

Hibiscos Vermelhos e Tilápias Vivas, o romance em versos de Cláudio Neves

Hibiscos Vermelhos e Tilápias Vivas é o mais recente livro do poeta Cláudio Neves. O título também integra os lançamentos da Filocalia, editora parte do Grupo É Realizações.

Nessa publicação, o poeta carioca retoma a tradição românica da poesia narrativa – assim como fez no título anterior, Ouvido no Café da Livraria, também parte do catálogo da É.

O romance em versos conta com um narrador anônimo que vive sozinho em um pequeno apartamento – ou melhor: vive com as lembranças de sua ex-esposa, Sílvia; de Lia; e de seu primo Artur, que marcou sua infância.

Uma leitura indispensável para quem aprecia literatura brasileira e poesia, Hibiscos Vermelhos e Tilápias Vivas é também uma delicada sugestão para presentear.

O poeta Cláudio Neves, ficcionista, ensaísta e crítico literário, já ganhou diversos prêmios literários e seus poemas já receberam críticas favoráveis de nomes como: Antonio Carlos Secchin, Marco Lucchesi, Paulo Henriques Britto, André Seffrin e Antonio Carlos Villaça.

Por exemplo, seu livro Isto a Que Falta um Nome foi finalista do Prêmio Portugal Telecom, e vários de seus textos foram publicados em revistas e antologias renomadas no Brasil e na Europa.

Caso nunca tenha lido algo similar, Hibiscos Vermelhos e Tilápias Vivas se aproxima – no sentido de gênero literário – a obras monumentais como Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles, e A Imitação do Amanhecer, de Bruno Tolentino.

A edição conta com posfácio de Wagner Schadeck: “poeta consolidado e de voz própria, senhora de sua técnica poética, Neves destaca-se pelo comedimento retórico, em sua poesia, notamos a adjetivação precisa, a sintaxe enxuta e o tom intimista, sem deixar de suar o registro coloquial: ‘Dizer que amei Artur é nada e não’”.

Confira um trecho de Hibiscos Vermelhos e Tilápias Vivas!

Meu primo Artur crucificava insetos:

borboletas mariposas sobretudo

marimbondos, eu gostava: um deles tinha

picado a mão de minha mãe, ficara imensa.

Artur aos treze já fazia aquilo

que os homens fazem: batem cortam crucificam

na crueldade natural dos inocentes,

Segure as asas, casa asa um alfinete,

corte o ferrão, da mariposa as patas:

dê-me o grampeador, as mariposas

ensaiavam voar mesmo que sem cabeça.

Artur fazia o que fazia, aquilo

que tinha de ser feito, e eu, seu lugar

-tenente, cúmplice, enfermeiro, tão

a ele destinado como as nossas vítimas.

Conheça outras publicações de Cláudio Neves que você encontra na É Realizações!

Garanta o seu exemplar! Clique na imagem da capa!

Ouvido no Café da Livraria

Isto a Que Falta um Nome

Hibiscos Vermelhos e Tilápias Vivas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *