Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

José Guilherme Merquior – Paixão pela Razão: assista ao documentário comemorativo de aniversário

Hoje, um dos maiores eruditos que o Brasil já teve faria 80 anos: José Guilherme Merquior.

Sociólogo, crítico literário e diplomata, fez doutorado em letras pela Sorbonne e em sociologia pela London School of Economics.

Estudou também antropologia com Claude Lévi-Strauss e graduou-se em filosofia e em direito. Falecido precocemente aos 49 anos de idade, produziu ainda assim uma obra volumosa, composta por mais de vinte títulos. Escreveu extensivamente em português, inglês, francês e espanhol.

Organizou com Manuel Bandeira a antologia Poesia do Brasil, integrou o corpo editorial de prestigiadas revistas acadêmicas – como Government and Opposition e Critical Review – e colaborou com veículos de imprensa como O Globo, Folha de S.Paulo e Jornal do Brasil.

No exercício da diplomacia, trabalhou na Unesco (Paris), além de em Bonn (Alemanha), Londres, Cidade do México e Montevidéu. Teve entre seus amigos e interlocutores figuras de relevo, como Raymond Aron, Isaiah Berlin e Carlos Drummond de Andrade. Notabilizou-se como defensor do liberalismo econômico, ao mesmo tempo que se definia como “anarquista em cultura e social-democrata em política”.

É imortal da Academia Brasileira de Letras. Entre as notáveis homenagens póstumas que recebeu estão a coletânea editada por Ernest Gellner, seu antigo mestre e amigo, Liberalism in Modern Times – Essays in honour of José G. Merquior (Central European University Press, 1996) e o depoimento de Lévi-Strauss: “Eu admirava em Merquior um dos espíritos mais vivos e mais bem informados de nosso tempo”.

Assista agora mesmo! Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=3frJg5gVdqo

Confira os títulos de José Guilherme Merquior em nosso catálogo!

Formalismo & Tradição Moderna – O problema da arte na crise da cultura

Formalismo & Tradição Moderna – O problema da arte na crise da cultura.

Verso Universo em Drummond

Verso Universo em Drummond.

Arte e Sociedade em Marcuse, Adorno e Benjamin – Ensaio crítico sobre a Escola Neo-Hegeliana de Frankfurt

Arte e Sociedade em Marcuse, Adorno e Benjamin.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *