Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

Livros de Mário Ferreira dos Santos: 5 títulos para ler e reler!

Filosofia Concreta é a principal obra de Mário Ferreira dos Santos, nela estão todos os conceitos de seu pensamento.

livros de mário ferreira dos santos

Vamos apresentar 5 livros de Mário Ferreira dos Santos essenciais para seu aprofundamento em filosofia, além dos motivos que os tornam tão únicos.

É indiscutível a importância da obra de Mário Ferreira dos Santos para o Brasil. Único autor que faz parte das nossas duas editoras —É Realizações e Filocalia —, e possui livros para todos os níveis de entendimento.

O que é maravilhoso! Você pode começar hoje mesmo a conhecer seu legado!

Vale ressaltar que Mário Ferreira dos Santos era pouco conhecido no Brasil. Foi devido ao trabalho criterioso da É Realizações que sua inteligência se tornou acessível aos brasileiros.

O legado de Mário Ferreira dos Santos é imenso! São mais de 90 títulos, entre inéditos e inacabados. Por exemplo, a Enciclopédia de Ciências Filosóficas e Sociais, que possui 50 volumes.

Os livros que fazem parte da Coleção Logos, por exemplo, atendem ao leitor no dia a dia e são exemplares de fácil manuseio, feitos justamente para serem transportados e apreciados no “tempo livre” — como o trajeto do metrô.

Ou seja, Mário Ferreira dos Santos é para todos!

Já os livros publicados pela Editora Filocalia, são as obras conceituais da filosofia do autor. Por exemplo, Filosofia Concreta, uma edição primorosa, de luxo, com projeto editorial diferenciado.

Filosofia Concreta é a principal obra de Mário Ferreira dos Santos, nela estão todos os conceitos de seu pensamento. É um livro muito importante entre os 5 que selecionamos, e logo você descobrirá os motivos.

Quem foi Mário Ferreira dos Santos?

Antes de conhecer suas obras, queremos contar um pouco sobre quem foi Mário Ferreira dos Santos. Nascido em Tietê, em 3 de janeiro de 1907, atuou como filósofo, tradutor, escritor e chegou a ser até militante anarquista!

Mário formou-se em Direito e Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e como tradutor trouxe à nossa língua importantes obras de Platão, Santo Tomás de Aquino e Friedrich Nietzsche, entre outros.

Ao longo de sua trajetória profícua, Mário Ferreira dos Santos foi honrado com um verbete na Enciclopedia Filosofica do Centro di Studi Filosofici di Gallarate, da Itália, e também foi patrono da Cadeira nº 15 da Academia Brasileira de Filosofia.

Mário Ferreira dos Santos morreu em 11 de abril de 1968, de doença cardiovascular.

Razões para ler os livros de Mário Ferreira dos Santos

São muitas as razões para ler os livros de Mário Ferreira dos Santos, mas a principal delas é sua capacidade didática. Sua erudição se mistura de forma encantadora e soma ao seu carisma.

O resultado? Bom, só poderia gerar livros prazerosos de ler, além de profundos. Mário é aquela combinação única e acolhedora de filósofo e professor.

Outro de seus diferenciais é ter criado seu próprio sistema, ao qual deu o nome de Filosofia Concreta — sim, o mesmo nome do livro robusto e completo sobre o qual falaremos logo abaixo.

Um fato que, sem dúvida, o tornou ainda mais original e interessante, é que Mário Ferreira dos Santos permaneceu fora dos círculos universitários por toda a sua vida.

Longe das amarras acadêmicas, teve mais liberdade para pensar e criar obras inovadoras para o pensamento brasileiro, o que foi, sem dúvida, fundamental.

Em São Paulo, o filósofo fundou as editoras Logos e Matese, por meio das quais publicou seus livros. Na década de 1960, esses mesmos livros alcançaram considerável espaço em todo o país.

Vamos conhecer mais sobre cada uma das obras?

5 livros de Mario Ferreira dos Santos

Agora sim, vamos conhecer mais sobre os livros desse autor brilhante, e que são exclusivos de nossos catálogos. Confira !

Filosofia e Cosmovisão

Durante a leitura de Filosofia e Cosmovisão, o leitor é capaz de se sentir privilegiado por estar diante de uma espécie de “aula” com o próprio Mário Ferreira dos Santos.

O livro possui um caráter híbrido, que consiste numa introdução à filosofia, uma apresentação enciclopédica das diferentes escolas do pensamento, e, por fim, a apresentação de suas ideias originais e instigantes.

Considerado um dos maiores filósofos do Brasil, Mário Ferreira dos Santos é um dos autores mais procurados do catálogo da É Realizações.

Filosofia e Cosmovisão é, aliás, um excelente livro de entrada para toda a obra de Mário Ferreira dos Santos.

Nesse livro, Mário tem como objetivo tirar a filosofia das abstrações e usá-la para ampliar a visão de mundo de seus leitores, tornando-a aplicável na vida diária.

Em Filosofia e Cosmovisão, Mário Ferreira dos Santos explica, por exemplo, o que é filosofia, razão, intuição, compreensão, conceitos, abstração, experiência, teorias do conhecimento, hipóteses, metafísica, afetividade, identidade, valores, cosmovisão, estética e ética.

Muitos assuntos interessantes, não? Conheça mais!

filosofia e cosmovisão
Filosofia e Cosmovisão, de Mário Ferreira dos Santos.

Filosofias da Afirmação e da Negação

O livro Filosofias da Afirmação e da Negação, de Mário Ferreira dos Santos, é ideal para quem deseja uma leitura profunda, mas também deleitosa.

Uma publicação envolvente, que permite viajar na narrativa singular do autor, além de pausar, refletir, retomar, pausar, refletir, retomar; e assim vivenciar esse ciclo quantas vezes as emoções pedirem, de tanto que fascina.

E tem outro detalhe que faz desse livro uma leitura interessante! Filosofias da Afirmação e da Negação aprofunda a leitura de nossa última dica, o romance filosófico Homens da Tarde.

Filosofias da Afirmação e da Negação possui 320 páginas e posfácio escrito por João Cezar de Castro Rocha. Confira os temas:

  • Diálogos sobre a verdade e a ficção
  • Diálogo sobre o fundamento de todas as coisas
  • Diálogo sobre o ser e o nada
  • Diálogo sobre o ceticismo
  • Diálogo sobre o relativismo
  • Diálogo sobre o idealismo
  • Diálogo sobre o idealismo anti-intelectualista
  • Diálogo sobre a fenomenologia
  • Diálogo sobre a verdade
  • Diálogo sobre o critério do conhecimento
  • Alguns pequenos diálogos
  • Diálogo sobre a coragem
  • Diálogo sobre a verdade e o erro
  • Diálogo sobre a existência do mundo exterior
  • Diálogo sobre os conceitos universais
  • Diálogo sobre a demonstração e o método
  • Diálogo sobre os preconceitos modernos
  • Um diálogo sobre Deus
  • Um diálogo sobre a matéria
  • Diálogo sobre a criação
  • Diálogo sobre a metafísica
  • Diálogo sobre Platão
  • Diálogo sobre Kant
  • Diálogo sobre Pitágoras
  • Diálogos sobre os sofistas modernos

Um livro e tanto, não? Lembre-se disso em nossa última dica!

Filosofias da Afirmação e da Negação, de Mário Ferreira dos Santos.

Invasão Vertical dos Bárbaros

A superficialidade é um modo da barbárie. E a urgência em passar a ideia da barbárie leva a riscos de mal-entendidos, pela superficialidade e pela urgência.

Esse é um título muito interessante para entender os dias atuais, apesar de ter sido escrito em meados do século XX. Porque nele, Mário Ferreira dos Santos tece uma perspicaz crítica a respeito da cultura brasileira.

Mário reflete sobre a crise dos valores culturais, além da superficialidade de nossa sociedade. É o livro mais breve de toda a sua obra, possuindo apenas 168 páginas. É, portanto, um ótimo livro para presentear quem adora filosofia.

Mesmo sendo um livro breve, suas reflexões ficam horas e horas a fio pairando na mente, e faz total sentido quando aplicadas à realidade do dia a dia.

A edição de Invasão Vertical dos Bárbaros conta com apresentação do filósofo Luiz Felipe Pondé, e o título só poderia integrar a extraordinária Coleção Abertura Cultural.

livros de mário ferreira dos santos
Invasão Vertical dos Bárbaros, de Mário Ferreira dos Santos.

Filosofia Concreta

Como dissemos no início, Filosofia Concreta é a principal obra de Mário Ferreira dos Santos. Como nela estão todos os conceitos de seu pensamento, é um importante exemplar para ter na biblioteca particular.

Em edição crítica, feita com primor, para estudiosos e colecionadores, é uma obra-prima editorial lançada pela Filocalia.

A edição de luxo feita em capa dura é revestida em tecido e inaugura a Biblioteca Mário Ferreira dos Santos, que tem como coordenador o respeitado intelectual João Cezar de Castro Rocha.

Já que estamos falando de um projeto gráfico primoroso, não poderíamos deixar de mencionar que é assinado por Alexandre Wollner, um dos mais importantes designers modernos.

O livro vai muito além da beleza do projeto gráfico, porque o leitor pode contar com fac-símiles, posfácios, seção iconográfica com excertos dos primeiros textos, documentos e notas que permitem localizar bibliograficamente quase a totalidade das fontes.

Quando dizemos que consideramos Filosofia Concreta uma obra-prima, é porque é mesmo! Além de tudo isso, o exemplar presenteia com textos críticos sobre o conjunto da obra ferreiriana e sua importância no pensamento do Brasil.

Acha que acabou? Pois, não! Há índices analíticos e onomásticos que facilitam a localização de conceitos e o próprio manuseio do exemplar.

livros de mário ferreira dos santos
Filosofia Concreta, de Mário Ferreira dos Santos.

Homens da Tarde

Por fim, chegamos à ficção filosófica Homens da Tarde, assinada por Mário Ferreira dos Santos, que apresenta uma narrativa que gira em torno da consciência daquilo que nos falta. Um oportuno tema, não?

Apesar de ser um romance inédito do filósofo, ele conta com os mesmos personagens apresentados nos diálogos que constam em Filosofias da Afirmação e da Negação, que apresentamos acima.

Por exemplo, o personagem central, Paulsen, um homem de temperamento melancólico, que trabalha como funcionário público, claramente entediado divide suas questões filosóficas e existenciais com seus dois colegas, Josias e Pitágoras.

O romance Homens da Tarde discute os temas trabalho, amor, consciência de si, luto, Deus, ganância, ceticismo, relativismo, paixão e o nada existencial.

O autor é que escreve o prefácio e diz algo interessante: “Ora, muita gente diz por estes brasis que romance que não focaliza os problemas de ordem social-econômica é romance morto. Este não focaliza, propriamente, problemas de ordem econômica, mas problemas.”

Em outro trecho:

“E eu diria: não será que damos unicamente valor ao que nos falta? O problema humano da barriga, dos desejos, não estará mais nessa relação puramente cerebral, ou psíquica da consciência da falta?”

Por fim: “É no cérebro e no coração que vivem os grandes problemas humanos.”

A escolha do título é porque Mário Ferreira dos Santos considera “homens da tarde” como aqueles que até podem fazer questionamentos, mas ficam na superficialidade — e acabam se escondendo na estética. Em outras palavras, na aparência de profundidade.

Em contrapartida, o autor de Filosofia Concreta coloca o “homem da noite”, como aquele que não se cansa de investigar e de pensar as grandes questões do mundo.

Livros de Mário Ferreira dos Santos
Homens da Tarde, de Mário Ferreira dos Santos.

Gostou de conhecer mais sobre os livros de Mário Ferreira dos Santos? Veja outros títulos em nosso catálogo e mergulhe no pensamento de um dos intelectuais indispensáveis de nosso país. Visite nossa loja on-line!

E não se esqueça de conferir todas as novidades de nossa editora em nosso Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *