Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

O Profeta Perdido: saiba mais sobre o livro de Margaret Barker

Leitura indispensável para cristãos contemporâneos!

Para a teóloga Margaret Barker, a leitura do Livro de Enoque permite uma nova compreensão sobre o cristianismo primitivo. Por isso, O Profeta Perdido, título da própria autora recém-lançado pela É Realizações, é indispensável para cristãos contemporâneos.

Na Bíblia comum, Enoque aparece apenas no livro de Gênesis. Mas durante o período helenístico do judaísmo – que vai do século III a.C. ao século III d.C. –, ele foi tema de diversos textos apócrifos; ou seja, textos que não são considerados sagrados, mas que guardam informações relevantes. Negligenciado pela Igreja – ou praticamente esquecido durante quinze séculos –, o Livro de Enoque é um dos escritos mais importantes do período pré-cristão palestino.

Empolgante e provocadora, esta obra de Barker merece ser lida e apreciada argumento a argumento – além de ser uma excelente sugestão de presente para estudiosos e interessados em estudos de religião.

Garanta já seu exemplar!

O profeta perdido
O Profeta Perdido, de Margaret Barker.

Quem é Margaret Barker?

Uma das mais relevantes teólogas cristãs contemporâneas, Margaret Barker é formada pela Universidade de Cambridge. Já foi presidente da Sociedade para o Estudo do Antigo Testamento, e atua também como pregadora metodista. Doutora em Divindade, título honorário concedido em 2008 pelo Arcebispo da Cantuária, compõe também o simpósio Religião, Ciência e Meio Ambiente, convocado pelo patriarca ecumênico Bartolomeu I.

Confira outras obras da autora em nosso catálogo!

Introdução ao Misticismo do Templo

A Teologia do Templo, desenvolvida por Margaret Barker, tem sido reconhecida como um marco nos estudos teológicos contemporâneos. Esse livro, portanto, consiste numa pesquisa muito bem documentada e de enorme poder explicativo. Ele apresenta de forma clara e organizada a hipótese que serve de base para sua teoria: o misticismo do templo, a tradição hebraica à luz da qual seria possível reinterpretar a espiritualidade judaica, além do modo como Jesus foi compreendido por si mesmo e pelos primeiros cristãos.

Introdução ao Misticismo do Templo, de Margaret Barker.

Introdução à Teologia do Templo

Em seguida à primeira sugestão, esse livro nos apresenta as crenças que deram forma ao tipo de religiosidade praticado no primeiro templo de Jerusalém. Conforme a hipótese revolucionária de Margaret Barker, foram essas crenças que tornaram a mensagem cristã inteligível e que constituíram o solo em que o cristianismo pôde florescer. Barker usa se apoia tanto na Bíblia quanto no Talmude para apontar as evidências – e usa usa também os escritos dos pais da Igreja e os livros deuterocanônicos. O que você descobrirá nessa leitura é que a doutrina cristã primitiva dependeu muito menos da cultura grega e se desenvolveu de maneira muito mais natural a partir da religião hebraica.

Introdução à Teologia do Templo, de Margaret Barker.

Natal: A História Original

Nesse livro, Margaret Barker exalta a beleza do Natal através de textos antigos e, sobretudo, da tradição judaica da época de Jesus. Ela parte do Novo Testamento e analisa textos dos evangelhos apócrifos, como o Protoevangelho de Tiago, o Evangelho Árabe da Infância de Jesus e até mesmo algumas partes do Corão. A autora reflete, com olhar minucioso, a história do Natal, considerando a perspectiva da época dos primeiros cristãos e de todos que viveram naquele período histórico.

o profeta perdido
Natal: A História Original, de Margaret Barker.

Não deixe de acompanhar as novidades da É Realizações pelo Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *