Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

As Vantagens do Pessimismo: instigante livro de Roger Scruton!

No pensamento de Scruton, pessimismo deve ser compreendido como sinônimo de prudência.

As Vantagens do Pessimismo – E o perigo da falsa esperança é um dos mais instigantes livros do filósofo Roger Scruton.

Parte da Coleção Abertura Cultural, a edição conta com tradução de Fábio Faria. É um título para ler, reler e partilhar.

Composto por 12 capítulos, o livro tece uma reflexão sobre “o lugar do pessimismo na restauração do equilíbrio e da sabedoria na conclusão das questões humanas”.

Um dos mais importantes autores do catálogo da É Realizações escreve acerca do falso otimismo em atuação nos mecanismos que movem a sociedade – seja de direita, seja de esquerda.

A questão fundamental, para Scruton, é que há otimistas bastante perigosos. Em sua própria definição, são os “otimistas inescrupulosos” o tipo que acredita que determinadas falhas humanas são superáveis e até mesmo passíveis de serem eliminadas para sempre.

Como, para o autor, o ser humano é aquele sobre o qual Blaise Pascal não cansou de refletir a respeito de sua natureza desviante, censurável e desprezível, ele acredita que uma “dose de pessimismo” é imprescindível.

Confira trechos de As Vantagens do Pessimismo

“A utilização principal do pessimismo é retirar aquela postura solitária e conduzir à verdade a primeira pessoa do plural. As pessoas escrupulosas, que temperam a esperança com uma dose de pessimismo, são aquelas que reconhecem limitações, não obstáculos.”

É quando distingue o “otimista inescrupuloso” do “pessimista judicioso”. Em suas próprias palavras:

“O pessimista judicioso nos ensina a não idolatrar os seres humanos, mas a perdoar seus defeitos e a lutar em particular por sua recuperação.”

De maneira precisa, Roger Scruton diferencia o completo pessimista – que não é útil também – do pessimista judicioso, que é aquele que se mantém numa posição de desconfiança às fórmulas mágicas que visam solucionar os problemas do mundo.

A respeito da batalha entre o “eu” e o “coletivo”, Scruton escreve:

“A disputa entre os otimistas inescrupulosos e os distópicos não desaparecerá, mas será eternamente renovada à medida que novos futuros ocorram a um grupo, e um passado renovado detenha o outro. Em todas as emergências, e em todas as mudanças que eliminam velhas rotinas, os otimistas esperam mudar as coisas em proveito próprio. Eles estão tão propensos a consultar o passado quanto um batalhão que luta pela sobrevivência em uma cidade está propenso a proteger seus monumentos. Eles lutam para estar no lado vitorioso, e para encontrar a trilha para o futuro em que a luz do ‘eu’ esteja brilhando.”

Como contraponto

“A atitude do ‘nós’, em contraste, é circunspecta. Ela vê as decisões humanas como situadas, limitadas pelo lugar, pelo tempo e pela comunidade; pelo costume, pela fé e pelo direito. Ela faz com que não nos deixemos levar pela corrente das coisas, mas fiquemos de lado e reflitamos. Ela enfatiza as restrições e os limites, e lembra-nos da imperfeição humana e da fragilidade das comunidades reais. Suas decisões levam em conta outras pessoas e outros tempos. Nas suas deliberações, os mortos e os não nascidos têm a mesma voz dos vivos. E sua atitude para com aqueles que dizem ‘pé na tábua’ e ‘sempre em frente’ é ‘basta a cada dia o seu mal’. Ela não endossa um pessimismo abrangente, mas apenas aquela dose ocasional de pessimismo com a qual se temperam as esperanças que de outra forma podem nos arruinar. É a voz da sabedoria em um mundo de ruído. E, exatamente por isso, ninguém as escuta.”

Uma excelente maneira de compreender o significado de pessimismo, na abordagem de Scruton, é pensar nessa palavra como sinônima de prudência.

Em resumo, As Vantagens do Pessimismo, de Roger Scruton, aborda os temas:

  • Sociedade,
  • Religião,
  • Coletividade,
  • Individualidade,
  • Liberdade,
  • Moralidade.

Com a leitura de livros substanciais, você conhece outros mundos, viaja sem sair do lugar, amplia os horizontes e as visões de mundo, além de possibilitar o amadurecimento de seus próprios princípios, de seu espírito crítico, o que o levará sempre a melhores escolhas ao longo da vida.

Adquira seu exemplar!

as vantagens do pessimismo
As Vantagens do Pessimismo. de Roger Scruton.

É Realizações: formando verdadeiros leitores!

Acompanhe nossas novidades no Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *