Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

Coleção Abertura Cultural: 7 razões para conhecê-la

Os autores são criteriosamente selecionados por nosso editor, que busca trazer livros best-sellers de diversos países para nossa curadoria.

Coleção Abertura Cultural

Com os livros da Coleção Abertura Cultural, você entra em contato com um universo de ideias originais, inovadoras, embasadas e fáceis de assimilar, conteúdos que propiciam uma compreensão mais aprofundada sobre o mundo em que vivemos.

Simplesmente irresistível! Os autores são criteriosamente selecionados por nosso editor, que busca trazer livros best-sellers de diversos países para nossa curadoria.

Para você que vem desejando adquirir mais repertório, a Coleção Abertura Cultural é um excelente ponto de partida. Para estimulá-lo a começar hoje mesmo nessa jornada de conhecimento, reunimos 7 razões para você conhecer os títulos que compõe essa categoria.

Formação de repertório

Com a Coleção Abertura Cultural, você conhece obras que vão enriquecer seu repertório. Além de originais, elas são consideradas grandes marcos da história do pensamento.

Por exemplo, temos A Mentalidade Conservadora – de Edmund Burke a T. S. Eliot, de Russell Kirk, que está na categoria de livros de política.

A Mentalidade Conservadora
A Mentalidade Conservadora, livro de Russell Kirk.

Conhecer a fundo teorias

Chega de achismos ou ideias infundadas. Com a Coleção Abertura Cultural, você lê sobre importantes temas direto da fonte, ou seja, escritas pelo próprio autor, ou por comentadores extremamente competentes.

Veja só, em nosso catálogo temos o clássico e imperdível As Ideias Têm Consequências, de Richard M. Weaver, e o Mapas do Significado – A Arquitetura da Crença, do renomado Jordan Peterson.

As Ideias Têm Consequências
As Ideias Têm Consequências, de Richard M. Weaver.

Coleção Abertura Cultural: Refinamento das escolhas

É inevitável que cada boa leitura encaminhe para outra boa leitura e, assim, seu gosto pelos livros acaba se tornando cada vez mais sofisticado.

Com essa coleção, o ponto de partida não requer conhecimento profundo prévio. Temos livros leves, mas muito interessantes, para começar sua jornada. Quer dois exemplos?

Você pode começar lendo O Prazer de Pensar, de Theodore Dalrymple, ou Politicamente Correto – Os debates Munk, a respeito do debate com quatro grandes intelectuais: Jordan B. Peterson, Michael Eric Dyson, Stephen Fry e Michelle Goldberg.

Politicamente Correto – Os Debates Munk.

Literatura de qualidade

Quando o assunto é literatura, não dá para ler qualquer história, não é mesmo? Para saber escolher bons livros de ficção, você pode começar lendo bons comentadores.

Na Coleção Abertura Cultural isso não falta! E vamos dar duas sugestões magníficas.

A primeira, é o livro Ortodoxia Subversiva – Foras da lei, revolucionários e outros cristãos disfarçados, de Robert Inchausti, que tece reflexões acerca de 20 autores de renome.

ortodoxia subversiva
Ortodoxia Subversiva, de Robert Inchausti.

A segunda é A Imaginação Moral – Jane Austen e George Eliot, Burke e Stuart Mill, Disraeli e Churchill, Oakeshott e Trilling e outros, de Gertrude Himmelfarb, uma intelectual de primeira, que, caso você ainda não a conheça, ela precisa entrar em sua lista.

Imaginação Moral, de Gertrude Himmelfarb.

Como trabalha o nosso imaginário, esses bons livros de literatura mudam nossa forma de ver o mundo. Eles realmente atuam em nossa sensibilidade, fazendo com que até nossa percepção estética mude.

Coleção Abertura Cultural: Conhecimento histórico in loco

Como saber mais sobre o regime comunista, por exemplo? Com autores que viveram sob suas regras. Temos pensadores que escreveram livros magníficos contando fatos históricos que mudaram o mundo.

Como exemplo O Fim dos Ceausescu – Morra fuzilado como um animal selvagem, de Grigore Cartianu, é um riquíssimo trabalho de pesquisa mesclado com seu próprio testemunho.

O Fim dos Ceausescu, de Grigore Cartianu.

O livro trata da história do fim do regime comunista na Romênia e da morte do ditador Nicolae Ceausescu. Outro livro semelhante é Viagens aos Confins do Comunismo, de Theodore Dalrymple.

Coleção Abertura Cultural
Viagens aos Confins do Comunismo, de Theodore Dalrymple.

Olhar analítico

Para desenvolver um olhar analítico é necessário repertório e habilidade para cruzar ideias, não ter medo de conhecer seus opostos e, principalmente, ler autores que já apresentam argumentos fora do comum.

Nesse quesito, a Coleção Abertura Cultural não falha. Há livros interessantíssimos que elevam a capacidade de raciocinar. Anote aí mais três sugestões!

A primeira, sem dúvida, é As Vantagens do Pessimismo – E o perigo da falsa esperança, de Roger Scruton. É impressionante como essa leitura ajuda no desenvolvimento de habilidades perceptivas, justamente porque propõe ideias que saem da mesmice.

as vantagens do pessimismo
As Vantagens do Pessimismo. de Roger Scruton.

A segunda, A Mente Servil – Como a democracia solapa a vida moral, de Kenneth Minogue, que auxilia a construir ideias que estabelecem sincronicidade entre a história e a contemporaneidade.

a mente servil
A Mente Servil, de Kenneth Minogue.

E, por fim, para você fazer análises independentes e críticas, sugerimos O Império do Politicamente Correto – Ensaio sobre a respeitabilidade político-midiática, de Mathieu Bock-Côté.

Coleção Abertura Cultural
O Império do Politicamente Correto, de Mathieu Bock-Côté.

Que melhor jeito de se tornar uma pessoa culta, interessante, que não propaga ideias falsas e rasas? Com esses livros, é fácil estimular o pensamento crítico, partindo de um rigor intelectual ímpar.

Coleção Abertura Cultural: Aprofundamento político

Opiniões embasadas levam a discussões civilizadas, que, por sua vez, esclarecem, enriquecem. Também nesse aspecto você ganha muito com nossos livros.

A obra Politicídio – O assassinato da política na filosofia francesa, escrita por Luuk van Middelar, por exemplo, trata-se sobre a forte influência do marxista russo Alexandre Kojève na geração de intelectuais franceses, como Maurice Merleau-Ponty, Raymond Aron, Georges Bataille, Jacques Lacan, Raymond Queneau e André Breton.

Politicídio, de Luuk van Middelar.

Outra sugestão é A Política da Fé e a Política do Ceticismo, de Michael Oakeshott, uma obra que apresenta as duas posturas que polarizam a condução da política desde o início da modernidade: a fé e o ceticismo.

Coleção Abertura Cultural
A Política da Fé e a Política do Ceticismo, de Michael Oakeshott.

Bons livros são fundamentais para a formação intelectual e crítica, uma vez que oferecem um competente desenvolvimento histórico, cultural e social acerca do assunto em voga.

Além disso, os livros da Coleção Abertura Cultural instigam a curiosidade para outras coleções, com a Coleção Ficções Filosóficas.

Nessa coleção reúnem-se romances escritos por grandes nomes do pensamento como Theodore Dalrymple, com seu Tanto por Fazer; Roger Scruton e  seu As Memórias de Underground, e por aí vai. Também temos livros assinados por Michel Henry, Pedro Llosa Vélez e Mário Ferreira dos Santos.

Mas voltemos para a Coleção Abertura Cultural. Porque seus títulos também aguçam a criatividade e encaminharão para outros assuntos mais diversificados, como os das artes: poesia, teatro, cinema.

Que tal começar a atualizar hoje mesmo sua biblioteca? Visite nossa loja on-line e comece pelo livro que mais chamou sua atenção. Com certeza, foram vários!

E não se esqueça de acompanhar nossas novidades pelo Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *