Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

Dawson: você sabe quem foi o sábio de Malvern Hills?

O maior historiador católico de língua inglesa do século XX publicou seu primeiro livro aos 31 anos.

dawson

Christopher Dawson, um dos mais importantes historiadores da cultura e da religião, é nossa pauta de hoje. Queremos apresentar o intelectual galês do início do século XX, que recentemente ganhou uma obra de análise à sua altura.

Estamos falando de O Sábio de Malvern Hills: O Espiritualismo Histórico de Christopher Dawson, escrito por Maurício G. Righi.

Se você adora livros de História, História da Religião e de espiritualidade, esse é um título que não pode faltar em sua biblioteca.

Antes de falarmos um pouco sobre cada um dos livros de Dawson publicados pela É Realizações – obras de um autor para o qual a cultura é a força motriz da formação das instituições humanas, e a cultura e religião são indissociáveis –, vamos repassar brevemente a trajetória desse pensador que merece ser estudado por sua profundidade – e por que não por encantamento?

Quem foi Christopher Dawson?

Christopher Dawson foi um historiador anglicano, convertido ao catolicismo posteriormente. Deu início aos estudos de História em 1908 no Trinity College da Universidade de Oxford.

Nascido em 12 de outubro de 1889 no País de Gales, e de família que possuía raízes da fidalguia inglesa, Dawson foi filho único, tendo crescido na região rural de Malvern Hills.

Foi depois de uma viagem a Roma, por sua impressionante beleza e bagagem histórica, que decidiu ser um historiador da cultura.

Como mencionamos, Dawson nasceu anglicano, mas por influência de sua futura esposa, Valery Mills – com quem teve duas filhas e um filho –,acabou se convertendo ao catolicismo, em 1914. Dawson casou-se aos 25 anos, precisamente no ano de 1916.

O maior historiador católico de língua inglesa do século XX publicou seu primeiro livro aos 31 anos.

Christopher Dawson atuou como professor de Estudos em Catolicismo Romano na Universidade de Harvard e foi membro da Academia Britânica.

O historiador faleceu aos 80 anos na Inglaterra, no dia 25 de maio de 1970.

Impactos da Primeira Guerra Mundial

Claramente, um acontecimento de tamanha importância é claro que influenciaria não apenas a historiografia de Christopher Dawson como o espírito de toda uma geração de pensadores e romancistas.

A lista seguiria imensa, mas damos destaque a alguns nomes que criaram distopias, utilizando como base os acontecimentos da época: Evgueny Zamiatin, Franz Kafka, Aldous Huxley, George Orwell, Isaac Asimov, Ray Bradbury, William Golding, Anthony Burgess, Philip K. Dick e H. G. Wells.

Livros de Christopher Dawson publicados em português

Devido ao trabalho meticuloso e incansável da É Realizações, Christopher Dawson ganhou muita relevância no Brasil.

Temos em nosso catálogo as seguintes obras:

A Formação da Cristandade – Das Origens na Tradição Judaico-Cristã à Ascensão e Queda da Unidade Medieval, publicação que delineia o nascimento do mundo cristão desde as raízes judaicas e helenísticas, até o colapso da cristandade medieval.

A Formação da Cristandade – Das origens na tradição Judaico-cristã à ascensão e queda da unidade medieval.

Em Progresso e Religião – Uma Investigação Histórica, o autor critica a ideia positivista de progresso, que seria, grosso modo, a passagem do exercício teológico para o positivo. Para Dawson, não é possível tecer análises “matemáticas” quando se trata de seres humanos.

Nesta publicação, o autor desafia a crença ingênua no progresso. Para ele, nenhuma cultura pode florescer de verdade sem suas raízes religiosas.

Progresso & Religião – Uma investigação histórica.

Por sua vez, Inquéritos Sobre Religião e Cultura reflete acerca do iluminismo e do positivismo como criadores da religião do progresso, o que, invariavelmente, descartou toda a contribuição medieval no que se refere ao desenvolvimento humano, sobretudo as expressões da cultura cristã.

Inquéritos sobre Religião e Cultura.

É simplesmente ímpar a contribuição de Christopher Dawson para a historiografia, principalmente para os estudos de cultura e religião – historiadores da religião, em especial do cristianismo, estão muito bem amparados com suas obras. Vejamos mais!

Outra obra muito pertinente é A Divisão da Cristandade – Da Reforma Protestante à Era do Iluminismo, no qual o historiador apresenta argumentos “contra” o iluminismo e os antecedentes da Revolução Francesa, que contribuiu para o enfraquecimento da unidade medieval, da Renascença, das Reformas e das culturas da cristandade.

A Divisão da Cristandade – Da reforma protestante à era do iluminismo.

Temos também Dinâmicas da História do Mundo, que apresenta uma reflexão de que o cristianismo é uma religião histórica e que para fazer uma história do cristianismo é necessário respeitar e aceitar o fato de que Cristo nasceu, viveu, morreu e ressuscitou, entre outros detalhes que podem parecer – para alguns – até fantasiosos.

Dawson
Dinâmicas da História do Mundo.

O avassalador O Julgamento das Nações é um dos livros mais conhecidos de Dawson. Nele são investigadas as origens da catástrofe espiritual que resultou na Segunda Guerra Mundial. Além disso, a obra explora a possibilidade de restauração da ordem cristã.

O Julgamento das Nações.

Em Os Deuses da Revolução, Dawson revela os “bastidores” da Revolução Francesa, destrinchando conceitos como progresso, democracia, humanidade, todos eles alçados à posição de deuses.

Dawson
Os Deuses da Revolução.

Criação do Ocidente – A Religião e a Civilização Medieval evidencia que o cristianismo é uma religião baseada em fatos. Abarcando o período que vai da queda do Império Romano do Ocidente ao  fim da Idade Média, o galês prova que foi a religião que deu início à transformação do mundo e à emancipação da humanidade.

Criação do Ocidente – A religião e a civilização medieval.

Por fim, em A Crise da Educação Ocidental, o autor analisa os ideais pedagógicos da história do Ocidente, apontando as origens dos problemas do sistema educacional moderno.

Para Dawson, o papel da educação é decisivo no desenvolvimento da cultura. O autor apresenta o iluminismo como causa da ascensão da cultura utilitarista em detrimento da clássica.

Dawson
A Crise da Educação Ocidental.

Saiba mais sobre O Sábio de Malvern Hills

O trabalho primoroso de Maurício G. Righi é, sem sombra de dúvida, um presente para os historiadores brasileiros – ou mesmo apreciadores de obras que não deixam faltar nada: análises contundentes, informação historiográfica, narrativa bem construída, estilo e beleza.

O Sábio de Malvern Hills: O Espiritualismo Histórico de Christopher Dawson é uma obra monumental e pertence à editora Filocalia, tendo como prefaciador o também historiador Alex Catharino. A publicação ainda presenteia o leitor com bibliografia completa e índice onomástico.

Ao ler sobre Christopher Dawson a partir de O Sábio de Malvern Hills, você percebe de maneira envolvente a importância da religiosidade para a história do Ocidente – e é claro que esse é um tema de grande relevância, porque religião ocupa a maior parte das esferas da vida: vestir, comer, sentir, agir…

O Sábio de Malvern Hills, de Maurício G. Righi.

Visite nossa loja on-line e conheça outros títulos interessantes de História, espiritualidade e religião, crítica cultural e social, literatura, poesia, teatro, música e cinema e muito mais!

E para ficar por dentro de todas as nossas novidades basta acompanhar nosso perfil no Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *