Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

O Sábio de Malvern Hills: sobre o espiritualismo histórico de Dawson

Livro é ideal para apreciadores dos gêneros ciências humanas e sociais, história, religião, teoria da cultura, espiritualismo filosófico e filosofia da história.

o sábio de malvern hills

O Sábio de Malvern Hills: O Espiritualismo Histórico de Christopher Dawson, um dos mais recentes lançamentos da editora Filocalia, é uma obra primorosa assinada por Maurício G. Righi.

A primeira parte do livro é intitulada “Religião & Cultura”, que percorre por três vieses:

  • Um dia faz declaração a outro dia, uma noite mostra sabedoria a outra noite
  • Confeccionaram a si mesmos um universo inteiramente de deuses
  • E fez de minha letra uma espada afiada

É fácil perceber que o livro possui estilo, não é mesmo? Prova disso é um dos comentários de Catharino a respeito da obra, impossível não destacarmos:

“De acordo com Russell Kirk, no texto de uma das duas conferências sobre a questão da consciência histórica, ministradas no fim da década de 1980 na Indiana University,  ‘se o historiador deseja suplantar o romancista como guardião da cultura, necessita aprender a escrever de modo mais nobre e mais filosófico do que o feito em nossos dias’. No livro O Sábio de Malvern Hills: O Espiritualismo Histórico de Christopher Dawson, o historiador, tradutor e professor brasileiro Maurício G. Righi brinda os leitores com uma análise simultaneamente filosófica e poética da historiografia dawsoniana, escrita com vasta erudição histórica, precisão conceitual e beleza estilística.”

Para apreciadores dos gêneros ciências humanas e sociais, história, religião, teoria da cultura, espiritualismo filosófico e filosofia da história, esse é o livro ideal, tamanha a integralidade das disciplinas.

São 576 páginas escritas com rigor, consistência, beleza e fascínio. Ou seja, todas as características indispensáveis para um título que visa abordar e abarcar um pensador da estatura de Christopher Dawson.

Logo após a primeira parte, o leitor aprecia o “Interlúdio Medievando”, que trata de mais uma perspectiva:

  • Eis a igreja de São Cuteberto, respingada com o sangue dos sacerdotes de Deus, saqueada de seus ornamentos

Por fim, a segunda parte, cujo título é “Ideologia & Revolução”, Righi apresenta outras duas linhas de pensamento da historiografia de Dawson.

  • O homem nasce livre, e por parte se encontra acorrentado
  • Tudo se parte, o centro não se sustenta

O Sábio de Malvern Hills: o Espiritualismo Histórico de Christopher Dawson ainda oferece bibliografia completa e índice onomástico. Confira alguns trechos da obra!

Leia trechos de O Sábio de Malvern Hills

“Pensamos que o tenha sido em seus nexos internos, o que realmente o inseriu nesse movimento intelectual repleto de ambivalências.”

“Dawson saiu em busca da interioridade profunda (religiosa é o termo correto) do ser essencialmente histórico, do humano que constrói, que realiza, que sente e que narra o que faz em inquéritos apaixonados por coisas que o ultrapassam, mas que se expressam na propiciação de um encontro que podemos chamar de místico, incluindo os desvios nos utopismos.”

“Ocorre que, para esse historiador galês, os melhores historiadores seriam os de alma  ‘poética’, pois ele mesmo disse que  ‘o historiador acadêmico está perfeitamente certo em insistir sobre a importância da crítica e da pesquisa históricas. Contudo, o domínio dessas técnicas, por si mesmo, não produzirá grandes estudos em História, não mais que o domínio da métrica produzirá uma grande poesia. Algo mais se faz necessário — entendimento intuitivo, imaginação criativa e, finalmente, uma visão universal’.”

“Em linguagem simplificada, em Dawson as culturas também são seres viventes.”

“Em grande parte, o romantismo abriu os olhos dos eruditos para essa investigação orgânica do passado, momento em que se  ‘buscou entrar com afeição imaginativa na vida e no pensamento das épocas passadas, de seus povos’.”

“Dawson foi romântico, mas, semelhante a seu contemporâneo C. S. Lewis, um romântico tardio, completamente matizado tanto na ciência moderna como na fé cristã. De fato, foi um crítico de alguns aspectos do romantismo, desaprovando, igualmente, os posicionamentos de seus representantes célebres, como em sua crítica contundente ao egoísmo ideologizado autoritário de um Jean-Jacques Rousseau. Com efeito, o galês sempre detestou a autocomiseração sentimental dos romantismos viciados no amor sui.”

Outros livros de Maurício G. Righi

No catálogo da É Realizações o leitor encontra outros livros de Maurício G. Righi. Por exemplo, Theodore Dalrymple – A Ruína Mental dos Novos Bárbaros um livro-ensaio magnífico que apresenta o psiquiatra inglês e sua obra.

Theodore Dalrymple – A ruína mental dos novos bárbaros.

Outro título que não pode faltar em sua biblioteca é Sou o Primeiro e o Último – Estudo em Teoria Mimética e Apocalipse, na qual Righi reconstrói um itinerário originalmente elaborado por René Girard acerca do mal ontológico que se conecta com o profetismo que se funda na ideia do apocalipse.

Sou o Primeiro e o Último – Estudo em teoria mimética e apocalipse.

O historiador também publicou por nossa editora o livro Pré-História & História – As Instituições e as Ideias em seus Fundamentos Religiosos, cujo recorte é o estudo de nossas origens, desde a pré-história, e a necessidade de se associar às ciências da religião para uma investigação mais profunda.

Pré-História & História – As instituições e as ideias em seus fundamentos religiosos.

Impossível negar que as publicações de Maurício G. Righi têm como intuito nobre resgatar, ou até mesmo recuperar, determinadas realidades históricas.

Com seu arcabouço metodológico que escapa a questionamentos, além de sua exímia dedicação, Righi produz obras que servem aos interesses dos que já apreciam determinados autores ou áreas, e convida com irresistível estilo novos leitores.

Livros originais e interessantes

Conheça os livros de Christopher Dawson e de outros autores em nosso catálogo. Temos livros de história e filosofia, literatura e crítica literária, poesia contemporânea, música, entre outros.

Desenvolva-se com leituras fundamentais, não apenas para uma sólida formação de repertório, mas, também, para o deleite intelectual.

Nossos livros contribuem para a construção de um pensamento refinado em diversas áreas como ciências políticas, geopolítica, antropologia e cultura, no sentido de civilização.

Você perceberá como, em pouco tempo, seu vocabulário lançará mão de palavras vazias de sentido e “na moda” e será incomparável analisar e trocar ideias acerca de assuntos em voga no mundo atual.

Que tal começar por O Sábio de Malvern Hills:O Espiritualismo Histórico de Christopher Dawson? Adquira agora mesmo seu exemplar!

O Sábio de Malvern Hills, de Maurício G. Righi.

Fique por dentro de todas as nossas novidades acompanhando nosso perfil no Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *