Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

Família Knox compõe livro de Himmelfarb sobre conceito “imaginação moral”

Na obra, a historiadora escreve ensaios biográficos sobre outros 11 pensadores.

A família Knox, que viveu no final da Inglaterra vitoriana e eduardiana, foi formada pelos irmãos Edmund, Winifred, Dillwyn, Wilfred e Ronald.

Liderados pelo pai, Edmund – e, anteriormente, pelo avô, George –, os cinco membros do notável clã deram razões suficientes para integrar o panteão dos mais importantes intelectuais do século XIX.

Quem afirma isso é a historiadora americana Gertrude Himmelfarb em sua obra A Imaginação Moral. Com tradução de Hugo Langone, o livro faz parte da Coleção Abertura Cultural.

Além da família Knox, Himmelfarb escreve ensaios biográficos sobre outros 11 pensadores. Veja a lista completa!

  • Edmund Burke
  • George Eliot
  • Jane Austen
  • Charles Dickens
  • Benjamin Disraeli
  • John Stuart Mill
  • Walter Bagehot
  • John Buchan
  • Michael Oakeshott
  • Winston Churchill
  • Lionel Trilling

Sugestão de leitura para apreciadores de ciência política, filosofia moderna e literatura, a publicação é composta de 12 capítulos e tem como eixo o conceito difundido pelo crítico americano Lionel Trilling.

Na introdução de A Imaginação Moral, Gertrude Himmelfarb escreve:

“Os historiadores raramente têm a oportunidade de homenagear aqueles sobre quem escrevem. Eles procuram ser objetivos e imparciais; tentam descrever e analisar em lugar de enaltecer ou censurar. Oferece grande prazer, portanto, recordar certos pensadores e escritores notáveis e descobrir que a passagem do tempo os tornou ainda mais memoráveis e admiráveis do que antes se supunha.”

Não perca essa leitura!

“Meu único objetivo foi fazer jus às ideias de homens e mulheres que enriqueceram a minha vida, a vida de gerações anteriores e, espero, a vida das gerações subsequentes”, escreve Himmelfarb.

Trechos sobre a família Knox

“Há meio século, Noel Annan publicou “The Intellectual Aristocracy”, célebre ensaio no qual investiga as genealogias que vinculam, por meio do nascimento e do casamento, os grandes nomes da cultura inglesa do século XIX e XX: Macaulay, Trevelyan, Arnold, Huxley, Darwin, Wedgwood, Galton, Stephen, Wilberforce, Dicey, Thackeray, Russell, Webb, Keynes, Strachey, Toynbee… […] Annan poderia ter incluído outra árvore genealógica em seu panteão de aristocratas intelectuais: a dos Knox.”

“A história da família Knox começa e termina com uma mistura de religiões. Presbiterianos fervorosos instalados no norte da Irlanda, alguns de seus membros, como declarou o patriarca da família,‘viviam para serem enforcados’, envolvendo-se no levante contra os ingleses realizado ao fim do século XVIII.”

“É difícil dizer qual dos filhos mais desagradou ao pai: se os dois mais velhos, que claramente não nutriam nenhuma crença religiosa, ou os dois mais novos, cuja fé, na visão do próprio bispo, era exagerada e pervertida.”

“Uma das coisas mais marcantes nessa família é o fato de ela continuar unida como família, mesmo diferindo em questões que lhe eram de suprema importância: de vida ou morte, redenção e salvação.”

Que tal ler o ensaio na íntegra?

Garanta já seu exemplar!

Imaginação Moral, de Gertrude Himmelfarb.

Conheça outros títulos de Gertrude Himmelfarb!

Ao Sondar o Abismo – Pensamentos Intempestivos sobre Cultura e Sociedade

O ensaio critica a arrogância e o empobrecimento espiritual de intelectuais pós-modernos quando assumem posturas teóricas niilistas e relativistas.

Ao Sondar o Abismo, de Gertrude Himmelfarb.

Os Caminhos para a Modernidade – Os Iluminismos Britânico, Francês e Americano

Gertrude Himmelfarb tece uma análise comparada dos iluminismos francês, britânico e americano nos aspectos origem, significados e consequências.

Os Caminhos para a Modernidade, de Gertrude Himmelfarb.

Gertrude Himmelfarb – Modernidade, Iluminismo e as Virtudes Sociais

Escrito por José Luiz Bueno, trata-se de um excelente livro de entrada para a obra da historiadora americana.

Gertrude Himmelfarb – Modernidade, Iluminismo e Virtudes Sociais, de José Luiz Bueno.

Visite nossa loja on-line e conheça outros livros de filosofia, literatura, política e muito mais!

As melhores publicações de livros você encontra na É Realizações. Acompanhe nossas novidades pelo Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *