Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

O Fingidor: lançamento imperdível de Samir Yazbek

Um dos textos mais representativos do teatro brasileiro contemporâneo, Yazbek ganhou o Prêmio Shell de Melhor Autor em 1999.

O Fingidor

O Fingidor – Peça teatral em 23 cenas, do dramaturgo e diretor teatral Samir Yazbek, é mais um dos recentes lançamentos da É Realizações.

Parte da Coleção Dramaturgia, a peça é leitura ideal para apreciadores do teatro, e foi inspirada na vida e na obra do poeta português Fernando Pessoa.

Um dos textos mais representativos do teatro brasileiro contemporâneo, Yazbek ganhou o Prêmio Shell de Melhor Autor, em 1999. Além do autor laureado, a obra é muito bem quista pelo público.

Leitura interessante, inclusive, para quem não está habituado a livros de dramaturgia, o título é um convite envolvente, rico em nuances.

Um dos destaques de O Fingidor é que Yazbek consegue transportar o leitor para os meandros da mente do poeta português, revelando os possíveis dilemas e as reflexões que permearam sua existência.

Além disso, a habilidade de Samir Yazbek em mesclar sua própria voz criativa com a de Fernando Pessoa confere à peça uma profundidade única.

Quem foi Fernando Pessoa?

Fernando Pessoa foi um dos mais influentes poetas da língua portuguesa do século XX. Com estilo único, explorou uma variedade de perspectivas e gêneros, muitas vezes através de heterônimos distintos.

Fernando Pessoa já foi Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Ricardo Reis, entre outros. E, em cada heterônimo, imprimiu voz e estilo literário ímpares.

Ao longo da vida, o autor do Livro do Desassossego escreveu sobre saudade, nostalgia, melancolia, espiritualidade, e como as paisagens fazem conexão com o ser humano. Além disso, discorreu com ironia acerca da própria realidade da existência.

Não sem razão, Fernando Pessoa continua a fascinar e a inspirar leitores e estudiosos ao redor do mundo. Ou seja, a leitura de O Fingidor é uma experiência garantida, ainda mais na visão de um dramaturgo tão consagrado.

Mergulhe nessa obra! Aprecie a maestria de dois grandes nomes da literatura — cada um a seu modo —, e se deixe cativar pela magia do teatro.

Quem é Samir Yazbek?

Samir Yazbek, membro destacado da Geração 90 de autores brasileiros, é reconhecido por obras como Uma Família à Procura de um Ator.

Uma Família à Procura de um Ator – Monólogo em 13 quadros

Seu trabalho A Terra Prometida foi aclamado como um dos dez melhores espetáculos de 2002.

Já com As Folhas do Cedro, Yazbek recebeu o Prêmio APCA de Melhor Autor, em 2010.

Outra peça notável de Yazbek é Eterno Retorno, indicada ao Prêmio Aplauso Brasil de 2018 na categoria de Melhor Dramaturgia – obra que também faz parte de nosso catálogo.

O Eterno Retorno – Peça em um ato.

Coleção Dramaturgia

Em nossa loja on-line, você encontra outros autores de teatro que valem muito a pena conhecer e apreciar:

Além disso, disponibilizamos um conteúdo exclusivo contendo todos os livros de Matéi Visniec em português. Leia: Matéi Visniec: escritor do ridículo, da revolta e da poesia

Por que livros de teatro, como O Fingidor, são importantes?

Livros de teatro desempenham um papel fundamental na formação cultural, sendo uma forma de expressão artística que transcende as barreiras do tempo e do espaço.

Ao ler livros de dramaturgia, você faz reflexões importantes e forma, por si mesmo, críticas sociais. Isso porque o teatro é um espaço que explora temas relevantes e controversos, trabalhando a imaginação com ludicidade.

Através das histórias encenadas, seja no palco ou no livro, o público-leitor é convidado a refletir sobre questões inerentes ao homem.

Ou seja, livros de peças teatrais são meios eficazes de estimular o pensamento crítico. Além de, também, que gerarem empatia, algo tão necessário em nossos dias.

A empatia leva à compreensão daquilo que é diferente de nós – ou ao qual não estamos habituados.

Ao assistir a uma peça ou ler um livro de teatro como O Fingidor, você tem a oportunidade de se colocar no lugar dos personagens, vivenciando suas emoções e experiências.

Provavelmente, se você já foi ao teatro, sabe o impacto que uma história encenada, ali, na hora, diante de você, pode causar. É isso que gera a empatia, o que, por sua vez, possibilita uma conexão entre as pessoas.

Livros de teatro também permitem uma compreensão mais profunda da complexidade humana, principalmente porque tem o poder de atravessar épocas.

Isso mesmo! Livros de dramaturgia são uma forma de preservação da cultura e da história, porque encenam os dramas vividos em determinadas épocas, o que pode surpreender; afinal, alguns desses dramas ainda são os mesmos da atualidade.

É por isso que muitas peças são consideradas históricas e clássicas, uma vez que ajudam a manter viva a herança cultural de um povo, e também mostram que determinadas sensações, estados e sentimentossão os mesmos.

Ler livros de peças de teatro, consequentemente aumentará seu  interesse para ir ao teatro. Seja como entretenimento ou contemplação de uma obra de arte, o teatro oferece uma pausa na rotina, uma válvula de escape.

Mas, para além de uma forma de entretenimento, o teatro é uma ferramenta poderosa para a reflexão, para a expressão e para a construção de uma sociedade mais rica e inclusiva.

Valorizar livros de teatro é apoiar o teatro, contribuindo para a promoção da cultura, da educação e do enriquecimento humano.

O Fingidor: Livros de teatro e o sentido da vida

Quando entramos em contato com os diálogos dos livros de teatro, passamos, naturalmente, a questionar o sentido da vida, esse conceito que é um dos mais profundos e complexos que temos.

Não sem razão, o “sentido da vida” é uma questão filosófica que tem sido debatida ao longo dos séculos por filósofos, teólogos, cientistas, pensadores de diversas áreas.

Uma das maiores peculiaridades do teatro é que as respostas para essa pergunta variam tanto que, dependendo da perspectiva e das crenças de cada dramaturgo, as visões podem até mudar as do espectador – e para melhor. Tudo pode ficar mais claro!

Bom, nesse sentido, nem precisamos dizer a importância das obras de Fernando Pessoa, um dos escritores que mais pensou sobre o sentido da vida e sobre a natureza da existência.

Garanta já seu exemplar de O Fingidor, de Samir Yazbek, e mergulhe nesse gênero da literatura que mexerá com todos os seus sentidos.

o fingidor samir yazbek

E não se esqueça de nos acompanhar pelo Instagram!  Fique por dentro de todas as nossas novidades!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *