Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

Poesia contemporânea: confira seleção de 11 livros!

Na lista há títulos de Marco Catalão, Érico Nogueira e Hugo Langone.

Gosta de ler poesia? E de poesia contemporânea?

Para apreciadores do gênero — e para quem deseja conhecer mais da arte poética do Brasil —, selecionamos os melhores livros de nosso catálogo! Confira agora mesmo!

A Descida do Monte Tabor – Poemas

Nesta obra de Hugo Langone há uma reunião de poemas que, apesar de serem pensamentos independentes, apresentam-se bem alinhados, e trazem, com sucesso, a visão divina após a ressureição de Cristo, numa perspectiva também estética. Através do ponto de vista dos três discípulos, forma-se um relato da transfiguração.

A Descida do Monte Tabor, de Hugo Langone.

Aqui, Ali, Além

O livro de Érico Nogueira é um belo exemplo da poesia contemporânea brasileira. O autor une o vocabulário coloquial às altas formas da lírica ocidental. Assim como os expressionistas, busca e alcança a sintaxe usada na realidade ao se afastar dela. Nessa leitura, encontram-se o verso livre, o metrificado e o poema em prosa.

Aqui, Ali, Além, de Érico Nogueira.

Ciranda de Sombras

Silvério Duque, com originalidade e mestria, divide sua obra em partes, mimetizando os movimentos de um musical. Há uma relação de intimidade na leitura, remetendo a um memorial com os poemas preferidos do autor, que o guiaram e levaram à maturidade de estilo.

Ciranda de Sombras, de Silvério Duque.

Livros de poesia contemporânea: Dois

Na obra, o poeta contemporâneo Érico Nogueira, utilizando referências das obras de Goethe e Hoelderlin, constrói seus poemas com versos decassílabos e alexandrinos. As construções carregam o prazer da língua e a vontade de cantar e gritar as palavras e a vida que ultrapassam o que pode ser dito.

Dois, de Érico Nogueira.

Engano Especular

Neste livro de Lawrence Salaberry, reúnem-se diferentes formas poéticas, mas sempre executadas com a mesma mestria. A obra carrega força tanto em discurso como em imagem, conferindo ao texto, de uma só vez, prontidão dramática e filosófica.

poesia contemporânea
Engano Especular, de Lawrence Salaberry.

Hibiscos Vermelhos e Tilápias Vivas – Romance em Versos

O livro de Cláudio Neves configura-se como um romance em versos feito através da poesia narrativa. São três personagens principais, o narrador anônimo, sua ex-esposa e seu primo. Através das memórias e das ações dessas figuras, viajando entre o presente e o passado, a trama se desenrola e surpreende o leitor.

poesia contemporânea
Hibiscos Vermelhos e Tilápias Vivas, de Cláudio Neves.

Livros de poesia contemporânea: Isto a que Falta um Nome

Claúdio Neves, nesta obra, mais uma vez ressalta ser um grande autor, construindo com destreza os poemas no que tange à linguagem e ao conteúdo. No livro, um dos pontos interessante é a abordagem do tempo, que deixa imbricados o presente, o passado e o futuro.

Isto a que Falta um Nome, de Cláudio Neves.

O Cânone Acidental

Marco Catalão consegue, nesta obra poética, transformar poemas clássicos, em sua forma ou tema, em textos atuais carregados de surpresa e humor. A frustação do leitor ao entrar em contato com as palavras, figuras e construções do autor tende a resultar em um agradável riso.

O Cânone Acidental, de Marco Catalão.

Livros de poesia contemporânea: O Livro de Scardanelli

A obra de Érico Nogueira é uma reunião de três de seus livros de poesia: Livro de Horas, Cancioneiro Inglês ou de Sandra Gama e Caderno de Exercícios. O poeta traz como tema a desconfiança na linguagem ao mesmo tempo que utiliza padrões métricos em sua encantadora criação poética.

poesia contemporânea
O Livro de Scardanelli, de Érico Nogueira.

Poesia Bovina

Este livro de poesia brasileira contemporânea do Érico Nogueira foi finalista do Prêmio Jabuti em 2015. Trata-se de uma poesia bucólica, com versos brancos e fora das expectativas mais tradicionais da lírica, demonstrando sua destreza e inteligência como autor.

poesia contemporânea
Poesia Bovina, de Érico Nogueira.

Livros de poesia contemporânea: Poesia Fóssil

Sétima produção de Marco Catalão, é um título único na obra do autor. Trata-se de um livro de poesia brasileira que aborda os “fósseis” da língua portuguesa ao trabalhar com a anatomia das palavras, passando do latim, do grego e do tupiniquim até as construções e gírias modernas.

poesia contemporânea
Poesia Fossil, de Marco Catalão.

Entre os vários gêneros da literatura, a poesia ocupa um lugar singular, justamente por seus elementos únicos, como as rimas, as metáforas e as imagens.

Entre os grandes nomes da poesia brasileira estão Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Bruno Tolentino, João Cabral de Mello Neto, Alphonsus de Guimaraens, Marly de Oliveira, entre outros.

Se você é um apreciador do gênero, garanta cada uma de nossas sugestões!

Fique por dentro de nossas novidades em livros de poesia contemporânea pelo nosso Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *