Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

A Mente no Mundo Moderno: saiba mais sobre o livro de Lionel Trilling

Autor cada vez mais lido no Brasil, ganha espaço nas mentes mais substanciais e originais.

A mente no mundo moderno

A Mente no Mundo Moderno é mais um dos livros imperdíveis do renomado crítico americano Lionel Trilling. Para o autor, depois da Revolução Francesa as ideias passaram a ter um “desdobramento inédito” na vida humana.

A obra, que integra a urgente Coleção Abertura Cultural, trata-se de um ensaio breve em que o autor reflete sobre a importância que as ideias ganharam ao longo da História. Confira um trecho!

O que a mente é, o que ela deve ser e que papel deve desempenhar na existência humana tornou-se questão de política pública ao menos já no século XVIII. Se observarmos a história da Europa entre a revolução puritana na Inglaterra do século XVII e a revolução, ainda mais drástica, ocorrida na França do final do século XVIII, necessariamente perceberemos um elemento novo na vida do homem: o poder cada vez maior das ideias.

O livro traz uma reflexão bastante profunda, mesmo contendo apenas 60 páginas. Na verdade, o texto deixa claro por que muitos o consideram quase profético. A edição conta com tradução de Hugo Langone.

Justamente devido ao meticuloso trabalho da É Realizações, Lionel Trilling tem se tornado um autor cada vez mais lido no Brasil, ganhando merecido espaço nas mentes que buscam ideias substanciais e originais.

Referência na crítica literária — entre outros temas ligados à cultura e à política —, em língua portuguesa você encontra ainda outros dois livros de Lionel Trilling, também publicados pela É Realizações.

Confira mais um trecho de A Mente no Mundo Moderno!

“Uma primeira consequência dessa nova expectativa a respeito da mente esteve no fato de ela dar origem a certa rudeza no procedimento intelectual, àquilo que denominamos, com certa contrariedade, racionalismo. Ser racional, ser razoável, é algo bom, mas quando dizemos que determinado pensador está comprometido com o racionalismo, queremos exprimir um juízo pejorativo. Expressa a sensação de que ele concebe o universo e o homem de maneira simplista e de que seu pensamento parte do princípio de que há analogia próxima a ser traçada entre homem e máquina.”

Que tal conhecer mais sobre esse intelectual que influenciou toda uma geração de pensadores, entre eles Gertrude Himmelfarb?

A propósito, a obra A Imaginação Moral, de Himmelfarb, parte do conceito do próprio Lionel Trilling. Aqui no blog, publicamos um a um dos autores considerados pela heroína dos conservadores como importantes na construção de um imaginário. Por exemplo, a escritora George Eliot.

Vamos conhecer mais da trajetória do autor de A Mente no Mundo Moderno?

Quem foi Lionel Trilling?

Nascido em 4 de julho de 1905, no Queens, em Nova York, Lionel Trilling formou-se na Universidade de Columbia, instituição onde trabalhou por quase toda a vida.

Como brilhante professor, chegou a dar aulas para figuras renomadas da literatura, como Jack Kerouac e Allen Ginsberg, integrantes do movimento beat.

Era sua forma apaixonada e encantadora de expor ideias — além de sua inteligência fora do comum — que levava seus alunos ao autoconhecimento de maneira natural, uma vez que tecia relações entre a literatura e a moralidade.

Em A Mente no Mundo Moderno podemos ter uma ideia de sua forma excepcional de pensar. É possível ler o ensaio em um só fôlego!

Lionel Trilling foi casado com Diana Trilling, também crítica literária. Juntos, integraram o The New York Intellectuals, grupo que reuniu outros intelectuais, como a própria Gertrude Himmelfarb, Hannah Arendt, Daniel Bell, Irving Kristol e Saul Bellow.

Leia outros trechos de A Mente no Mundo Moderno

“A filosofia parece ter se tornado disciplina técnica restrita a especialistas, não mais se permitido dar espaço ao interesse e empenho de uma inteligência geral razoavelmente forte. Com minha disciplina, aquela dos estudos literários, a situação se complica ainda mais. Nas últimas décadas, grande parte do estudo da literatura partiu do princípio […] de que as obras literárias não são tão acessíveis ao entendimento quanto à primeira vista podem parecer, desenvolvendo, assim, métodos elaborados e sofisticados de compreensão que inevitavelmente tendem a conferir, à literatura, aparência de disciplina esotérica só disponível ao especialista. Vinte anos atrás, alguns críticos literários de grande reputação já reclamavam de que a hiperatividade da crítica e do mundo acadêmico se tornara barreira entre o leitor comum e a obra literária.”

“A exemplo do dinheiro, as ideias são uma forma móbil e mobilizadora de propriedade. São acessíveis e comuns a todos, decerto, mas, ao adquirirem poder no mundo, é evidente que um poder — ou ao menos uma condição — peculiar recai sobre os que primeiro as concebem, organizam ou divulgam. Os homens das ideias, talvez com velocidade ainda maior que a dos homens do dinheiro, caminham rumo à paridade com os homens de berço. Voltaire, Rousseau e Diderot surgem no cenário do século XVIII como príncipes soberanos do intelecto.”

“É lugar-comum, hoje, falar em crises de autoridade, e o descuido com que empregamos a expressão não desmerece a realidade saliente daquilo que ela denota. Pôde-se presumir que uma dessas crises tem relação com a mente.”

“A associação entre mente e autoridade social adentra o período moderno, quando a ênfase é dada, porém, à atividade agressiva por meio da qual a autoridade é conquistada e asseverada — no século XIX, a forma admitida de exaltar a mente era vinculando-a ao ideal aristocrático-militar: fala-se da ‘marcha da mente’, da ‘inconquistável mente do homem’, do ‘intelecto imperial’, dos ‘heróis do pensamento’.

Sabe de quem era essa voz? William Morris!

Leia A Mente do Mundo Moderno na íntegra!

Adquira agora mesmo o seu exemplar!

A Mente no Mundo Moderno, de Lionel Trilling.

Conheça outros livros de Lionel Trilling

Na É Realizações, você encontra outros dois imperdíveis livros de Lionel Trilling em língua portuguesa. Confira e mergulhe na obra de um dos mais importantes críticos literários e da cultura!

A Imaginação Liberal – Ensaios sobre a Relação entre Literatura e Sociedade

A Imaginação Liberal é uma das mais admiradas e influentes obras de crítica do século passado. À sua maneira envolvente, mescla análise literária com política e assuntos relacionados à sociedade.

O livro foi publicado em 1950 e examina as promessas e os limites do liberalismo. A reflexão representa também a posição de Trilling em relação a esses temas.

Nem tão lá, nem tão cá, para Trilling não era bom ter fé na racionalidade e no progresso, não sem considerar a complexidade das motivações humanas e a contingência.

A Imaginação Liberal, de Lionel Trilling.

Sinceridade e Autenticidade – A Vida em Sociedade e a Afirmação do Eu

Já nesse livro, Lionel Trilling aborda o processo pelo qual a sinceridade — e a “arte” de ser verdadeiro consigo mesmo e com os outros — passou a ocupar um lugar de importância na vida moral.

A Mente no Mundo Moderno
Sinceridade e Autenticidade, de Lionel Trilling.

Você pode conhecer mais sobre esse título no post: Sinceridade e Autenticidade: conheça mais sobre o livro de Lionel Trilling

Gostou dos livros de Lionel Trilling em nosso catálogo? Comece sua leitura por A Mente no Mundo Moderno e conheça esse autor indispensável em seu repertório.

Visite também nossa loja on-line e conheça outros livros de crítica social, livros de política, livros de poesia, livros de religião e espiritualidade e muito mais.

Acompanhe também nossas novidades pelo Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *