Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

George Eliot integra galeria de “A Imaginação Moral”

Composto de ensaios biográficos, o título de Gertrude Himmelfarb reúne outros 11 pensadores.

A escritora inglesa George Eliot integra a galeria de Gertrude Himmelfarb em sua fascinante obra A Imaginação Moral.

Composto de ensaios biográficos, o título reúne outras 11 personalidades, como Edmund Burke, Jane Austen, John Stuart Mill e Charles Dickens.

A publicação compõe a original Coleção Abertura Cultural e conta com tradução de Hugo Langone. Leitura imperdível para interessados em ciência política, filosofia moderna e literatura, os 12 capítulos têm como fio condutor o conceito popularizado por Lionel Trilling.

Na introdução, a historiadora da moral escreve:

Os historiadores raramente têm a oportunidade de homenagear aqueles sobre quem escrevem. Eles procuram ser objetivos e imparciais; tentam descrever e analisar em lugar de enaltecer ou censurar. Oferece grande prazer, portanto, recordar certos pensadores e escritores notáveis e descobrir que a passagem do tempo os tornou ainda mais memoráveis e admiráveis do que antes se supunha”.

Conheça os pensadores analisados em A Imaginação Moral:

  • Edmund Burke
  • George Eliot
  • Jane Austen
  • Charles Dickens
  • Benjamin Disraeli
  • John Stuart Mill
  • Walter Bagehot
  • John Buchan
  • Edmund, Dillwyn, Wilfred e Ronald Knox
  • Michael Oakeshott
  • Winston Churchill
  • Lionel Trilling

Meu único objetivo foi fazer jus às ideias de homens e mulheres que enriqueceram a minha vida, a vida de gerações anteriores e, espero, a vida das gerações subsequentes”, escreve Himmelfarb.

Leia alguns trechos a respeito da autora de Middlemarch:

Trechos sobre a obra de George Eliot

Neste ensaio, Gertrude Himmelfarb disseca o livro Middlemarch, o principal romance de Eliot, reconhecido nome da literatura inglesa do século XIX, que construiu a carreira atrás de um pseudônimo masculino. Nascida Mary Ann Evans, ela escreveu sete romances. Confira mais!

Sua personagem Dorothea carrega o ‘fardo moral’ da história. Na boca da personagem Eliot coloca as seguintes palavras: ‘Ao desejarmos o que é perfeitamente bom mesmo quando não sabemos ao certo do que se trata e não conseguimos fazer o que tencionávamos, passamos a integrar o poder divino em oposição ao mal, ampliando o alcance da luz e estreitando a luta contra as trevas.

Amor e reverência: eis a mensagem de Middlemarch. Eis também o lema gravado na lápide de Eliot na Abadia de Westminster. Trata-se da citação de uma de suas primeiras histórias, Janet’s Repentance: ‘A primeira condição da bondade humana é a de haver algo a ser amado; a segunda, a de haver algo a ser reverenciado’.”

Leia o ensaio na íntegra!

Garanta já seu exemplar!

George Eliot
Imaginação Moral, de Gertrude Himmelfarb.

Quem foi Gertrude Himmelfarb?

Gertrude nasceu numa família de judeus que saíram da Rússia para os Estados Unidos antes da Primeira Guerra Mundial.

A família, proprietária de uma pequena fábrica de vidros que produzia objetos para lojas de departamento, vivia na pobreza, uma vez que o faturamento era sempre muito baixo. A falta de dinheiro, no entanto, não abalava a atmosfera de afeto dentro de casa, tampouco o forte estímulo intelectual.

Himmelfarb foi casada com o jornalista Irving Kristol, que conheceu aos 18 anos numa reunião de trotskistas e com ele formou um casal de grande influência nos círculos sociais da época. Eles conviveram com outros intelectuais de renome, como Hannah Arendt, Friedrich Hayek, Leo Strauss e Lionel Trilling.

Conheça outros livros de Gertrude Himmelfarb

Que tal mergulhar na obra da ensaísta americana? Confira outros títulos disponíveis em nosso catálogo:

Ao Sondar o Abismo – Pensamentos Intempestivos sobre Cultura e Sociedade

Considerado pelo Los Angeles Times superior ao clássico desse gênero de crítica O Declínio da Cultura Ocidental, de Allan Bloom, o título é mais uma imperdível leitura para apreciadores de literatura.

Ao Sondar o Abismo, de Gertrude Himmelfarb.

Os Caminhos para a Modernidade – Os Iluminismos Britânico, Francês e Americano

Neste trabalho, é possível compreender o fenômeno do Iluminismo britânico, francês e americano, além das discordantes concepções de natureza humana e de princípios abstratos, como a liberdade, o que acabava gerando graves consequências.

Os Caminhos para a Modernidade, de Gertrude Himmelfarb.

Gertrude Himmelfarb – Modernidade, Iluminismo e as Virtudes Sociais

O ensaio de José Luiz Bueno é ideal como leitura de entrada para a obra da intelectual. Gertrude, aliás, foi uma das raras mulheres de sua geração a concluir um doutorado. De leitura breve, mescla biografia com análise do conjunto da obra, principalmente de Os Caminhos para a Modernidade.

Gertrude Himmelfarb – Modernidade, Iluminismo e Virtudes Sociais, de José Luiz Bueno.

Saiba mais acerca desta publicação na entrevista: Gertrude Himmelfarb: 3 perguntas para José Luiz Bueno

Conheça a trajetória da intelectual no perfil: Gertrude Himmelfarb, heroína dos conservadores

Aprofunde-se nos estudos com a entrevista: Imaginação moral: perguntas sobre o conceito para Alex Catharino

Acompanhe as novidades da É Realizações pelo Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *