Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

Biblioteca Crítica Social: 6 motivos para conhecê-la

Coleção apresenta vida e obra de Russell Kirk, Gertrude Himmelfarb, Leo Strauss, Theodore Dalrymple, Thomas Sowell e Joaquim Nabuco.

biblioteca critica social

Uma coleção pensada para o público geral, mas exigente, que preza por ler bons livros e por autores que dialogam de maneira original, a Biblioteca Crítica Social é um dos mais interessantes projetos da É Realizações.

Provavelmente você já viu um dos maravilhosos ensaios em nosso site ou em nossas redes sociais. Eles são excelentes livros de entrada para a obra de pensadores verdadeiramente substanciais.

Neste caso, estamos falando de Russell Kirk, Gertrude Himmelfarb, Leo Strauss, Theodore Dalrymple, Thomas Sowell e Joaquim Nabuco.

Os seletos intelectuais, de orientação conservadora, não eram muito conhecidos no Brasil até a Biblioteca Crítica Social, lançada em 2015. Desde então, tais autores vêm ganhando cada vez mais espaço nas bibliotecas particulares Brasil afora.

E esse era o objetivo de nossa editora: tornar conhecidos esses nomes que têm tanto a contribuir para nosso crescimento coletivo e pessoal.

Quem são os autores da Biblioteca Crítica Social?

Os livros são compostos por uma mescla de biografia e apanhado geral da obra, além dos principais pensadores, influências de cada um. A propósito, cada um dos livros da Biblioteca Crítica Social foi escrito por um comentador competente, exímio conhecedor do autor em holofote.

Uma das principais preocupações desse projeto era que o leitor pudesse se sentir muito bem ambientado, seja no tempo, na cultura do autor e, principalmente, nas ideias inovadoras.

Os autores que compõem essa coleção são:

  • Alex Catharino
  • Maurício G. Righi
  • Talyta Carvalho
  • José Luiz Bueno
  • Fernando Amed
  • Andrei Venturini Martins

Quem fez a curadoria da Biblioteca Crítica Social?

Essa coleção imperdível, sobretudo para quem está começando a estudar filosofia e aprecia livros de crítica cultural e social, tem como coordenador o filósofo Luiz Felipe Pondé, que dispensa apresentações.

A coleção Biblioteca Crítica Social possui seis títulos – e logo, logo, haverá mais. Bom, mas vamos aos 6 principais motivos pelos quais você deve conhecer os livros!

Fácil compreensão de autores substanciais

Às vezes, acontece de nos interessarmos por um autor, mas não conseguimos entender por completo suas ideias, seja pelo estilo de escrita, pelo teor das ideias ou pela necessidade de conhecimento prévio de alguns conceitos.

Os livros da Biblioteca Crítica Social cumprem muito bem o papel de apresentar os pensadores e suas principais ideias, de forma didática. O público-alvo é o leitor geral, interessado em começar a “entrar na toca do coelho”, fazendo uma alusão a Lewis Carroll e sua Alice.

Ampliar repertório

Você pode contar com os livros como guias de leitura, porque os comentadores citam as principais referências dos autores-chave.

Por exemplo, ao ler Russell Kirk – O peregrino na terra desolada, escrito por Alex Catharino, você não conhece apenas a vida e a obra de Kirk — o que já seria magnífico, uma vez que estamos falando de um dos maiores pensadores de todos os tempos —, como também conhece a faceta lúdica de Kirk, que era um homem apaixonado por literatura.

Biblioteca Crítica Social
Russell Kirk – O peregrino na terra desolada, de Alex Catharino.

Desenvolver o senso crítico

Considerando a superficialidade de nosso tempo, opiniões rasas e confusas sobre os principais temas em voga, conhecer autores que esclarecem e dão embasamento é indispensável.

Um livro que proporciona uma experiência completa, por ser fácil de entender, por aumentar o repertório e ainda desenvolver o senso crítico é Theodore Dalrymple – A ruína mental dos novos bárbaros, escrito por Maurício G. Righi.

Olha, que ensaio sensacional! Não sem razão, logo depois da publicação, o psiquiatra inglês tornou-se um de nossos principais autores. Depois de ler esse post, você pode conhecer os livros essenciais de Theodore Dalrymple.

Biblioteca Crítica Social
Theodore Dalrymple – A ruína mental dos novos bárbaros, de Maurício G. Righi.

Derrubar falácias

Thomas Sowell é realmente um autor fora da curva. Caso nunca tenha entrado em contato com sua obra, começar por Thomas Sowell – Da obrigação moral de ser cético é a forma ideal.

Escrito por Fernando Amed, o livro mostra duas das visões filosóficas que formam, em grande parte, o debate moral e político ocidental.

Você descobre novas formas de pensar questões relacionadas a raças, a cotas, à desigualdade social, ao vitimismo, entre outros.

Biblioteca Crítica Social
Thomas Sowell – Da obrigação moral de ser cético, de Fernando Amed.

Isso também acontece com o livro Gertrude Himmelfarb – Modernidade, Iluminismo e as virtudes sociais. Considerada a heroína dos conservadores, essa pensadora fantástica certamente entrará para sua biblioteca particular, e temos outros livros dela!

Gertrude Himmelfarb – Modernidade, Iluminismo e Virtudes Sociais, de José Luiz Bueno.

Quem escreve o livro-ensaio é José Luiz Bueno. Depois de lê-lo, será impossível não correr para ler, por exemplo, A Imaginação Mora– Jane Austen e George Eliot, Burke e Stuart Mill, Disraeli e Churchill, Oakeshott e Trilling e outros, que mescla crítica e literatura com um estilo irresistível.

A Imaginação Moral, de Gertrude Himmelfarb.

Biblioteca Crítica Social: embasamento político

Em tempos de polarização, é mais do que essencial aprender profundamente conceitos fundamentais da filosofia política. 

É nessa hora que entra o livro Leo Strauss – Leo Strauss, uma introdução à sua filosofia política, escrito por Talyta Carvalho, que apresenta um dos intelectuais mais influentes do século XX.

Biblioteca Crítica Social
Leo Strauss – Leo Strauss, uma introdução à sua filosofia política, de Talyta Carvalho.

Conhecimento profundo de nossa cultura

Dada a realidade da educação de nosso país, é difícil que conheçamos a fundo grandes personalidades como Joaquim Nabuco.

O mais recente livro da Biblioteca Crítica Social é justamente Joaquim Nabuco – Um abolicionista liberal do Brasil, escrito por Andrei Venturini Martins.

Esse ensaio robusto é composto por 400 páginas de um trabalho histórico, sociológico e político meticuloso. Como é característico do autor, a leitura é bastante agradável.

Bom, poderíamos ficar aqui enumerando muitos outros motivos para você adquirir a coleção completa e começar hoje mesmo a transformar sua vida intelectual. É certo que com nossos autores você começa de maneira envolvente, instigante e nada, nada superficial.

Visite nossa loja on-line e descubra mais títulos apaixonantes. Você vai adorar os demais autores de filosofia, literatura, poesia contemporânea brasileira, entre outros.

Em nossa editora, você encontra livros que enlevam de verdade! Isso porque esclarecem sentimentos, medos contemporâneos, angústias ontológicas.

Em outras palavras, nossos livros alimentam o intelecto e proporcionam bem-estar, porque a leitura é uma grande aliada na busca do sentido da vida, além de ajudar na motivação, no amadurecimento da alteridade para bom convívio social e por que não na alegria?

Comece pelos livros da Biblioteca Crítica Social!

É isso!

E para ficar por dentro de nossas novidades é muito fácil: basta seguir nosso perfil no Instagram! Os próximos lançamentos estão imperdíveis!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *