Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

Coleção Religião e Espiritualidade: 3 razões para conhecê-la

Selecionamos leituras sérias, que ajudam na busca pelo sentido e aliviam a ânsia inerente de sentir menos solidão.

Coleção Religião e Espiritualidade

Por que conhecer nossos livros da Coleção Religião e Espiritualidade? Uma das principais buscas de nosso tempo é a pelo sentido da vida.

Queremos ter uma razão para acordar, trabalhar, continuar em nossos relacionamentos, descobrir quais são realmente nossos verdadeiros sonhos, e tudo isso perpassa por questões espirituais e religiosas.

Com a Coleção Religião e Espiritualidade, você se dedica a leituras sérias, que aprofundam essa busca pelo sentido, a ânsia inerente de sentir menos solidão e de encontrar um propósito pelo qual guiar a vida.

Quando falamos de livros que abordam religião e espiritualidade, não queremos apontar livros que são de uma instituição religiosa específica. Embora tenhamos livros católicos, por exemplo, estes podem ser edificantes para leitores de diferentes credos.

Também temos publicações que tratam sobre espiritualidade filosófica, o que é excelente para quem não se encaixa em nenhuma fé devocional.

Isso mesmo, os livros da Coleção Religião e Espiritualidade são para todos os tipos de credo, e o teor filosófico, ainda que direcionado por alguma fé, como a católica, que citamos anteriormente, é de grande profundidade e relevância que, no mínimo, é magnífica para a formação de repertório.

Conheça os livros da Coleção Religião e Espiritualidade

Bom, vamos direto ao ponto! Apresentamos agora mesmo as 3 razões para você conhecer nossos livros!

Conhecer os pensamentos e sentimentos de grandes santos

Poucos imaginam que até mesmo grandes santos tiveram dúvidas, sentiram sua fé abalada, e quase desistiram de viver em determinados momentos da vida, tamanha a angústia existencial e a solidão.

Por exemplo, quando você lê As Moradas do Castelo Interior, de Santa Teresa d’Ávila, consegue conhecer a comunhão que ela tinha com Deus, sua força e fé diante das dificuldades. Ou seja, é possível conhecer seu lado mais humano.

Esse livro, que conta com tradução de Antonio Fernando Borges, é um verdadeiro clássico da espiritualidade cristã, e não é uma leitura apenas para católicos não, uma vez que as questões abordadas nesse livro são profundamente humanas.

Se você está pensando em livros de religião para presentear, essa é, por exemplo, uma excelente sugestão.

As Moradas do Castelo Interior, de Santa Teresa d’Ávila.

Ampliar repertório

Quando surgem temas ligados à religiosidade, sobretudo ao cristianismo, nada como aprender com especialistas renomados. O Brasil é um país cristão, logo muitas questões inerentes aparecem no dia a dia de forma bastante natural.

Pensando em ampliar seu repertório nos estudos de religião, indicamos três livros, todos eles assinados pelo filósofo Michel Henry: o primeiro, Eu Sou a Verdade – Por uma filosofia do cristianismo, que investiga o que o cristianismo considera como verdade.

Eu Sou a Verdade – Por uma filosofia do cristianismo, de Michel Henry.

O segundo, Palavras de Cristo, que parte do ponto de vista da fenomenologia da vida e analisa a dupla natureza de Cristo, aponta o que, nós, humanos, podemos experimentar tanto da humanidade como da divindade de Cristo, por meio de suas palavras.

Palavras de Cristo, de Michel Henry.

Por fim, Encarnação – Uma filosofia da carne tece uma reflexão acerca da condição humana, principalmente em relação à carne e ao corpo. Os três livros contam com tradução de Carlos Nougué.

Encarnação, de Michel Henry.

Espiritualidade e saúde mental

Por todas as razões que citamos na abertura, hoje mais do que em outros tempos, livros de religião e espiritualidade ajudam a aliviar a sobrecarga de demandas; ou seja, são títulos mais do que bem-vindos.

Em outras palavras, nossa coleção é um ótimo recurso de enfrentamento das questões diárias.

Por isso livros de espiritualidade filosófica também são muito adequados. Tais títulos oferecem profundidade filosófica e ainda proporcionam bem-estar. Bom, vamos a alguns deles?

Primeiro, indicamos Diário Filosófico, de Constantin Noica, esse livro está altamente ligado à educação, no sentido estrito de formação. Quem assina a tradução é Elpídio Mário Dantas Fonseca.

Coleção Religião e Espiritualidade
Diário Filosófico, de Constantin Noica.

O segundo livro que recomendamos é Regras da Vida Cotidiana, de Louis Lavelle, composto por pílulas de reflexão filosófica, que nos convidam a um exercício íntimo de nossas emoções e pensamentos. A publicação é traduzida por Carlos Nougué.

Regras da Vida Cotidiana
Regras da Vida Cotidiana, de Louis Lavelle.

De forma semelhante ao primeiro livro, as Regras de Louis Lavelle são lições para aplicar na vida diária, uma vez que oferecem dicas que ajudam nas questões mais corriqueiras, porém, importantes para se ter uma vida organizada e com propósito. O intuito é escapar da superficialidade, tendo, assim, uma vida mais significativa.

Por fim, temos O Caminho do Homem – Segundo o ensinamento chassídico, livro escrito por Martin Buber e traduzido por Claudia Abeling. Essa obra contém muitas histórias bíblicas e chassídicas, que apontam caminhos para uma realização espiritual.

Coleção Religião e Espiritualidade
O Caminho do Homem, de Martin Buber.

O que é religião e espiritualidade?

Religião é um sistema de sentido composto por crenças, orações, ritos e práticas, podendo ser dirigido a um único ou  vários deuses.

Já a espiritualidade está mais ligada a práticas que não necessariamente são destinadas a um ser superior, conectadas a uma instituição religiosa, estando, portanto, mais próxima de valores e da vontade de transcendência.

Nesses casos, pode haver uma “mistura” de credos, conhecido por “sincretismo”. A espiritualidade pode ser praticada por meio da meditação e realização de ações sociais, por exemplo.

Falando em práticas, temos um livro magnífico: Treinamento Interior Taoista – Tratado de alquimia e fisiologia, de Zhào Bìchén, traduzido por Lília Ledon da Silva.

Esse volume está cheio de técnicas de cultivo da vida e da imortalidade, como creem, e tudo numa linguagem de fácil compreensão. Os exercícios taoístas indicados na publicação são praticados há séculos.

Coleção Religião e Espiritualidade
Treinamento Interior Taoista, de Zhào Bìchén.

Qual é a importância da religião e da espiritualidade no mundo moderno?

Para além da crença em um ser superior, onipotente, onisciente e onipresente, a religião permite melhor equilíbrio emocional e mental; embora, evidentemente, possa levar a extremos, os quais a agenda contemporânea deixa evidente.

Em todo caso, não estamos falando de exceções, mas da regra, e nela os livros de religião e espiritualidade podem somar na busca pelo significado ou nos ajudar a mantê-lo.

Em resumo: a boa leitura de um livro de religião pode proporcionar um saudável sentimento de pertencimento, conexão e identidade.

Assim como as demais coleções de nossa editora, a Coleção Religião e Espiritualidade é um oásis nesse mundo que todos os dias despeja uma enxurrada de informação sobre nós.

Soma-se a isso os avanços tecnológicos que nos deixam inseguros, além das cobranças extremas do trabalho, da família e das grandes metrópoles.

Em nossa editora é assim, os livros são profundos, acalentadores, envolventes, instigantes e, claro, escritos pelos mais renomados especialistas.

Que tal dar um presente a si mesmo ou para alguém que você ama? Opte por livros de religião e espiritualidade.

E não se esqueça de acompanhar nossas novidades pelo Instagram. Fique por dentro de todos os nossos lançamentos e eventos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *