Compartilhe, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Posted in:

Livros em e-book: sugestões imperdíveis para adotar o formato digital

Opção digital oferece excelente experiência de leitura, design, leveza e detalhes personalizáveis.

livros em e-book

Alguns dizem que livros em e-book — ou livros digitais — não oferecem uma experiência completa de leitura. O cheirinho das páginas de um livro novo é realmente marcante, mas por que não aproveitar o melhor dos dois formatos?

Os livros digitais oferecem, sim, uma excelente experiência de leitura, além de outros benefícios, como experiência tática – conhecida como experiência do usuário — porque envolve design, leveza, entre outros detalhes personalizáveis.

O tamanho da letra, por exemplo. Quantos livros acabam ficando de lado porque a letra é pequena demais ou porque não há espaço suficiente entre as linhas e ler se torna uma aventura e tanto — não no melhor sentido.

Uma curiosidade do mercado de livros em e-book é que, quando o leitor gosta do livro que leu no formato digital, ele acaba comprando o livro físico, o que é maravilhoso para o setor, não é mesmo? Você também é assim?

Mas, afinal, o que é um e-book?

O que é um e-book?

Conhecido também por livro eletrônico, o e-book consiste em livros tradicionais digitalizados. Eles são refeitos para um formato digital específico, que se assemelha, em tamanho, a um livro físico.

O e-book pode ser lido no dispositivo criado especificamente para isso, conhecido por e-reader, assim como em tablets e computadores.

Desde que foi lançado, o livro eletrônico vem impactando o mercado editorial, e, claro, a vida dos leitores, uma vez que oferece muitas vantagens, como livros mais baratos, clubes de assinatura com milhares de títulos à distância de um clique, sustentabilidade e compartilhamento imediato com as redes sociais.

Mas nós, bons leitores, podemos ter o melhor dos dois mundos! Para provar isso, selecionamos alguns títulos de nosso catálogo no formato de e-book e mais algumas razões para adotar o formato.

Livros em e-book são adequados para qualquer situação

O formato cabe na bolsa, na mochila, pode ser levado na mão, e, dependendo da capa protetora, ainda confere muita elegância no seu dia a dia.

Você pode levar seu dispositivo de leitura digital para o trabalho, para a faculdade, para eventos sociais — enquanto espera o início — e aproveitar o tempo “livre”, como também em filas, na esteira da academia, ou enquanto aguarda alguém…

A verdade é que leitores de verdade não perdem tempo! Então anote aí mais algumas indicações de livros em e-book: a primeira, A História de Rasselas, Príncipe da Abissínia, de Samuel Johnson. Um verdadeiro clássico.

livros em e-book
A História de Rasselas, Príncipe da Abissínia, de Samuel Johnson.

Nossa segunda sugestão é o magnífico As Memórias de Underground, único romance de um dos maiores filósofos de nosso tempo, Roger Scruton. Esse é um livro sensacional para ficar concentrado durante o trajeto do trabalho, por exemplo.

as memórias de underground
As Memórias de Underground, de Roger Scruton.

Temos uma terceira opção, mais um romance em e-book: Homens da Tarde, de Mário Ferreira dos Santos. Vale dizer que esses dois últimos livros fazem parte da Coleção Ficções Filosóficas, simplesmente indispensável.

livros em e-book
Homens da Tarde, de Mário Ferreira dos Santos.

Agora, eis um ensaio perfeito para ser lido em e-book, assinado por um grande homem das ideias, Georges Bernanos.

O maravilhoso Liberdade, Para Quê? é um título que permite estar em dois espaços ao mesmo tempo — e em movimento. É tão interessante que você nem vai notar que está a caminho de determinado destino.

Liberdade, para quê?, de Georges Bernanos.

Eles podem ser personalizados

Isso faz toda a diferença, porque design é um elemento que conta muito na experiência de leitura, sobretudo a leitura como arte.

Em outras palavras, para você aproveitar todas as ideias de um livro como O Livro da Imitação e do Desejo – Lendo Milan Kundera com René Girard, de Trevor Cribben Merrill, a fonte tem de ser agradável, assim como o tamanho apropriado. Nos e-readers você pode fazer alterações.

O Livro da Imitação e do Desejo, de Trevor Cribben Merrill.

Isso também vale para outro livro monumental O Trivium – As Artes Liberais da Lógica, da Gramática e da Retórica, de Irmã Miriam Joseph.

livros em e-book
O Trivium – As artes liberais da lógica, da gramática e da retórica.

Livros em e-book são leves

Determinado livro pode ser bastante interessante, mas se for pesado, difícil de manusear, precisará de um momento específico do dia ou da semana para ser livro. Por exemplo, Guerra e Paz, de Liev Tolstói em formato físico; ou Os Miseráveis, de Victor Hugo.

Todos os livros ficam levinhos no formato de e-book. E eles continuam oferecendo uma fluida experiência cognitiva, permitindo “ver” as imagens descritas página a página — ou melhor, toque a toque.

Os livros em e-book não inibem a imaginação de criar cenários, personagens e dos acontecimentos que o livro está revelando. Você consegue se conectar com o autor e criar vozes mentais durante a leitura, como se estivesse conversando com ele.

Podemos dar dois bons exemplos, testados e aprovados: o primeiro, Ortodoxia Subversiva – Foras da Lei, Revolucionários e Outros Cristãos Disfarçados, de Robert Inchausti. Olha, que livro instigante!

ortodoxia subversiva
Ortodoxia Subversiva, de Robert Inchausti.

Nossa segunda sugestão é também fascinante: O Impasse de 1967 – A Esquerda e a Direita em Israel e o Legado da Guerra dos Seis Dias, de Micah Goodman, um livro que não só o coloca a par de um dos grandes dramas do nosso tempo — ou de todos os tempos? —, como prende com uma narrativa irresistível.

O Impasse de 1967, de Micah Goodman.

Experimente ler livros em e-book!

É claro que o cheiro do livro, a textura do papel, o peso e a própria capa- muitas vezes altamente trabalhada -, tudo isso provoca um efeito e tanto na experiência da leitura. Todavia, por que não experimentar um formato que oferece agilidade?

Se você é um amante de livros e “torce o nariz” para o formato digital, saiba que um formato não precisa excluir o outro.

Você não precisa trocar a função estética de um livro, seu simbolismo e o valor emocional que representa, em termos de afeto, de status e de pertencimento.

A experiência de leitura que os livros em e-book proporciona apenas preenche lacunas do dia a dia para torná-la ainda mais proveitosa, afinal, por que perder tempo com determinadas rotinas, tão vazias e desgastantes, quando você pode estar lendo um livro maravilhoso?

Provamos que em nossa loja on-line você pode ter o melhor dos dois mundos!

Acompanhe nossas novidades pelo Instagram!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *